O Campo

Existe um campo infinito, acessível e quase totalmente desconhecido. Vivemos submersos nele e podemos vislumbrá-lo na beleza de um ínfimo instante quando entendemos o dilema do "ser", e tudo passa a ter mais sentido, mais lógica e mais razão e significado.
Nosso portal de acesso a esse campo é a consciência. Não há como saber, entender, ver, conhecer sem consciência. Ela torna visível o invisível, torna ilimitado o que sempre se apresentou limitado. Abre nossa visão para vida com plenitude, beleza e maestria. Proporciona compreensão - que é a chave para o grande mistério do viver.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida...Eu sou a porta..." Trilhar por este Ser é desvendar a verdade e experimentar o real sentido da liberdade...
Seja bem vindo!


Coluna Jornal Completo

Aqui você encontra todos os textos publicados em coluna semanal no Jornal Completo na cidade de Cabo Frio, RJ.

(Todas as imagens contidas neste blog, foram adquiridas através do Google imagens, e não foram publicadas no jornal em conjunto com o texto, foram incluídas aqui para melhor ilustração e beleza)


EXPLORANDO O POTENCIAL HUMANO
(Publicado dia 30/06/2012)



                Não é difícil testemunhar grandes atletas superando seus limites quebrando grandes recordes mundiais. Muitos recordistas superam suas próprias marcas e se dedicam à prática esportiva principalmente com esta finalidade.

                Conseguimos ver alpinistas, nadadores, corredores e lutadores dando o máximo de si mesmo em prol de um objetivo – ser um atleta melhor a cada dia para alcançar a glória através do campeonato.

                Na vida cotidiana não utilizamos esses exemplos de vida. Temos uma tendência magnética ao que não nos acrescenta.

                Por exemplo, em casos de crimes violentos, é possível ouvir comentários sobre como um ser humano conseguiu praticar ato tão violento e cruel, bem como o detalhamento dos noticiários sobre todas as minúcias dos atos dantescos praticados por outros indivíduos.

                Por que não mudar tal postura passando a admirar os grandes feitos dos seres humanos recordistas e campeões que fazem da superação diária sua grande meta?

                Você pode estar pensando agora que você não pratica nenhum esporte, mas o ensinamento não é esse.

                Você já se perguntou qual é o seu limite pessoal na prática do bem?

                Verifique nos seus arquivos mentais qual foi a maior ação benéfica que você já praticou na sua vida. Você acha que pode fazer melhor?

                Como seria se todos nós nos desafiássemos diariamente a praticar o bem nos impelindo à superação de fazer mais e melhor a cada ação executada?

                Parece difícil, não é? Mas posso garantir que é possível começar agora.

                Comece praticando pequenas ações, por exemplo, sendo mais gentil, ajudando pessoas próximas, ouvindo as pessoas amigas que necessitam desabar, acolhendo pessoas com alguma dificuldade, oferecendo palavras amigas, pensando e falando somente coisas que enlevem e enriqueçam o potencial humano, sendo solidário e, até mesmo, se engajando numa obra social da sua igreja ou comunidade.

                É possível fazer melhor o que você já faz. Desafie-se a fazer mais ainda e a superar a sua marca na prática do bem. Se isso representa ter que aprender algo novo para ser mais útil à sociedade, este é um ótimo desafio, pois ao adquirir conhecimento através do estudo você está sendo impelido ao desenvolvimento.

“A mente do homem estendida para absorver uma nova ideia nunca volta as suas dimensões originais”.  Oliver Wendell Holmes



Não se deixe levar pelo magnetismo que notícias de crimes ou crises podem trazer a você. Pense melhor, o que atos criminosos podem interferir real e diretamente na sua vida?

                Não é para ficar alheio às coisas que acontecem, mas também não é para se tornar “perito” num crime que aconteceu do outro lado do país. Isto faz você perder um precioso tempo envenenando sua mente e coração. Você perde tempo por não pensar na realização dos seus sonhos, em ações para fazer a diferença em benefícios de outras pessoas e isto te deixa apreensivo e com medo.

                Ocupe sua mente com o que há de melhor, busque superar suas marcas na prática do bem, certamente, isto lhe fará mais feliz e lhe proporcionará coisas maravilhosas em sua vida.

Aproveite bem o seu tempo mantendo o foco no seu ideal de vida, desenvolvendo e seguindo um bom planejamento para seu sucesso. Tenha a certeza de que o seu sucesso pode também impactar beneficamente a vida de outras pessoas, sua vida, suas atitudes podem estar servindo de exemplos às outras pessoas.

Apenas os que aprenderam o poder da contribuição sincera e altruísta experimentam a mais profunda alegria da vida: a verdadeira realização”. Anthony Robbins

Ao se desafiar buscando a superação de si mesmo, descobrirá um infinito potencial oculto e uma força fenomenal dentro de você. Tal força é capaz de transformar completamente a sua vida. Duvida? Por que não experimenta?

Boa semana a todos!

ECOLOGIA ESPIRITUAL
(Publicado dia 23/06/2012)
               

                A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. De uma forma genérica seria o “estudo da casa” ou do “lugar em que se vive”.

                Se abrir à possibilidade de uma ecologia espiritual é se abrir ao nível de consciência em que se encontra. Nossa consciência é o lugar em que vivemos mentalmente. Como andam nossos comportamentos, nossas relações de pensamentos e emoções dentro desta casa?

                Nosso relacionamento ecologico com os outros seres e com o mundo em que vivemos passa a ser reflexo direto deste ambiente interno – a nossa consciência.

                Pensar ecologicamente não é apenas cuidar do meio ambiente tendo atitudes “verdes”, pois tudo o que a natureza tem sofrido em decorrência da ação do homem não passa do reflexo dos pensamentos das gerações passadas, que agiam e pensavam sempre com o intuito de exploração e enriquecimento sob a égide da destruição do meio ambiente.

                O que sei é que hoje sofremos as consequências desta forma de pensar tão destrutiva que nos afetou em nossa casa.

                O que precisa mudar e, acredito que já está acontecendo, é a consciência humana para refletir novas ações. Nossos filhos estão se preparando muito melhor do que nós para esse futuro mais verde e mais consciente.

Se hoje os chefes das grandes nações não se dispõem a conversar sobre isso, deixam claro que suas consciências estão ainda condicionadas aos pensamentos seus antepassados. A humanidade caminha para uma nova condição, onde pessoas que se mantém nesses padrões de pensamentos destrutivos não mais terão espaço.

Nenhum ser humano suporta mais a pressão de pouca liberdade que a dependência gera. Sabemos que os países mais dependentes do petróleo tendem a se render a uma nova fonte de energia, pois sabem que o petróleo mais cedo ou mais tarde irá acabar. Terão que mudar e buscar soluções que sejam diferentes de guerras para invadir países em busca desse ouro negro, pois aprenderam, há duras penas, que guerra já não enriquece mais o seu país e todos saem perdedores.

A natureza reage, assim como reagem as pessoas pelo mundo que se unem e se organizam fazendo diferenças significativas para a sua comunidade. Quem vive da terra não a destrói, quem vive do poder é destruído por ele.

                Os governos passam, a natureza silenciosa se agita mandando sua mensagem de que algo precisa ser feito. Não podemos fazer muito diante de um devastador maremoto, mas a mensagem por trás disso sempre é “unam-se, ajudem-se, trabalhem juntos, todos estão na mesma casa”.

                A Terra tem sofrido as suas mudanças naturais e nós também não somos os mesmos. Não temos mais opções, não podemos trocar de planeta, nem trocar a consciência, podemos tornar este planeta ainda melhor respeitando os espaços, usufruindo consciente e respeitosamente do que ele oferece. Podemos melhorar cada dia nossa consciência pensando ecologicamente na vida, nos relacinamentos, nos sentimentos, nas emoções e nos pensamentos para termos mais harmonia nesse ambiente mental e refletirmos uma harmonia na convivência embasada na paz e no amor que todos nós merecemos para termos um planeta ainda melhor.

                A natureza não nos agride, ela é o que é. Nós é que somos agressivos, nós é que por pouco conhecimento não sabemos muito o que fazer para ser ecologicamente correto.

                É preciso cuidar do lixo, é preciso cuidar das águas, deixar os animais em seus ambientes sendo o que eles são e cuidar da nossa linda e exuberante flora.  Para isto é preciso mais educação. A educação não é para nossas atitudes, é para nossa consciência que é a real causadora das atitudes que executamos.

                Feliz é a criança que hoje pode aprender na escola sobre como cuidar do ambiente em que ela vive, mais feliz ainda seria a criança que pudesse aprender mais sobre a ecologia espiritual, pois seus talentos seriam muito mais aproveitados e seus valores cultivados até o florescer humano.

                O Planeta Terra não pede socorro, todos nós estamos pedindo socorro.

                Para mudar as condições do mundo exterior, devemos realmente nos tornar as condições do nosso desejo interior. Se assim fizermos, as novas condições de saúde e de paz refletir-se-ão no mundo à nossa volta”. Gregg Braden

A VIDA QUE REFLETIMOS
(Publicado dia 16/06/2012)



                Todo o Universo é regido por leis que fundamentam todo o comportamento do Cosmo onde estrelas e planetas seguem suas trajetórias de surgimento, expansão e decadência submetidos às leis do magnetismo etc. Existem leis que regem o universo microscópico e quântico, desdobrando um caminho tão misterioso e fascinante como o da “casa” das estrelas. Existem outras leis que regem o universo mental que, para alguns, são totalmente desconhecidas, mas nem por isso, deixam de ser o princípio que se faz presente na vida que vivemos.

                Essas leis exercem um trabalho silencioso e incessante e são a causa primeira ou o princípio ativo que modela o quadro dos acontecimentos em nossas vidas.

                Dentre várias leis mentais a Lei da Atração é a mais conhecida por ser de mais simples explicação.

                A Lei da Atração rege tudo o que vivenciamos e, entre os seus princípios um dos mais importantes é o seguinte: atraímos tudo o que pensamos e sentimos tendo consciência ou não disso.

                Neste princípio vemos o tamanho da responsabilidade que temos na nossa vida. Compreender este princípio, nos torna completamente responsável pela qualidade de vida que possuímos, e nos exime da condição de vítimas.

                Quando Cristo dizia às pessoas que curava “Vai e não peques mais para que algo pior não te aconteça” certamente ele se referia a esse princípio da Lei da Atração. Entendendo que o significado da palavra “pecado” é “erro”, fica possível concluir que ele quis dizer para que a pessoa seguisse sem cometer erros, ou seja, não pensar nem sentir coisas ruins, para que algo pior que a doença que havia se manifestado não a acometesse.

                Não adianta dizer que não se pensa e não se sente coisas ruins, todo ser humano vivencia uma verdadeira montanha russa de pensamentos e emoções, que dependendo da qualidade destes podem se tornar sentimentos bons ou ruins e é nesse campo que a Lei da Atração se apresenta.

                A vida que você tem hoje é feliz e satisfatória? Você vivencia mais coisas boas ou ruins?

                Agora faça uma ligação importante desses fatos à qualidade de seus pensamentos e sentimentos.

                Qual a qualidade dos seus pensamentos e sentimentos? O que tem ocupado os seus pensamentos ultimamente? Como você se sente a respeito disso, quais as emoções e consequentes sentimentos que eles lhe provocam?

                Fazer essa auto reflexão pode fazer toda a diferença na sua vida a partir de agora. Se você verificou que tem sofrido muitas perdas, assaltos, violências, doenças, aborrecimentos e decepções, verifique o que ocorre dentro da sua mente e do seu coração.

                Lia Luft relata em uma de suas colunas que passou um grande período em depressão. Tinha uma rotina tão comum à maioria das pessoas que não percebeu o quanto estava se fazendo mal. Ela conta que sempre ao acordar assistia os noticiários matinais, onde raramente havia boas notícias. Depois de uma autoanálise, ela resolveu não assistir mais ao noticiário matinal por algum tempo. Deixava para ver o noticiário na hora do almoço ou à noite, mas não nas horas matinais, buscando uma leitura boa, que a levasse a melhores pensamentos para o dia. O resultado para ela foi surpreendente, ela se curou da depressão em poucos dias.

                Olhando esse fato com a ótica das leis que regem a mente, pode-se perceber que ela parou de inundar sua mente com ideias negativas logo nas primeiras horas matinais e o resultado foi a melhora imediata do seu estado emocional.

                A Física Quântica fala do princípio do observador, que consiste em explicar que o universo que observamos como real é resultado direto do ato de observar. A Física Quântica diz que tudo está no Universo em inúmeras possibilidades, mas quando paramos para observar algo específico ele se torna real em nossas vidas.

                Se uma pessoa possui inúmeras possibilidades, tendo o direito de escolher ser, fazer e ter o que quiser se detém em observar um determinado assunto (sendo bom ou ruim) e este se torna real na sua vida.

Vemos, por exemplo, o caso de histórias de violentos assassinatos em massa onde os executores possuíam uma preferência por filmes, games, e histórias de assassinatos da mesma espécie, além de terem sido condicionados por algum tipo de violência em sua infância. Suas mentes foram inundadas com cenas de seu passado que se misturaram e foram cultivadas durante o seu crescimento com mais ideias de violências que levaram a atos extremos.

                Refletimos na vida a qualidade de nossos pensamentos e sentimentos e toda e qualquer mudança real deve começar a acontecer primeiro na mente e no coração.

                “Cada linha que um homem escreve, cada ato que pratica e cada palavra que pronuncia servem como prova indiscutível da natureza que se encontra arraigada no seu próprio coração, como uma confissão que ele não pode negar”                 Napoleon Hill.


CUIDE DAS RELAÇÕES

(publicado em 09/06/2012)

 

                “Com licença, professora! Eu não entendi bem o assunto.”- Informa um aluno a sua professora de matemática.

                Após a explicação, esse mesmo aluno encerra o diálogo dizendo: “Muito obrigado!”

                Não haveria nada demais nessa comunicação se isso não estivesse sendo relatado por uma adolescente da mesma classe que contava, escandalizada, sobre o excesso de educação do seu colega, como se aquilo pertencesse a um comportamento “extraterreno”.

                É o espelho do que tem sido reproduzido nas relações nos mais diferentes níveis sociais.

                O que vem ocorrendo nas relações onde o mínimo de respeito, educação e cuidado interpessoais têm sido itens quase extintos do comportamento humano?

                Quase ninguém mais se preocupa em zelar pelas suas relações. Vemos “amigos” que não têm paciência para se ouvirem e não se apoiam nem se solidarizam mais. Vemos relações quebradas sem um mínimo de respeito e consideração, chegando a um extremo traumático de violência, onde o lema passa a ser “cada um por si e todos contra todos”.

                É visível que muitas relações têm se embasado em algum interesse. E, tendo o interesse satisfeito ou não, nessa, as pessoas simplesmente se descartam, sem maiores zelos.

                Pessoas que se comportam desta maneira, fecham as portas ao passarem por elas, quando poderiam deixá-las abertas e retornarem quando quisessem, se soubessem ser autenticamente cordiais e menos interesseiras.

                Essas pessoas sofrem ao longo do tempo, pois seu comportamento não cria raízes e tudo o que serve de base para relações de amizades mais verdadeiras passam a não ter mais valor, caminhando sempre no campo da superficialidade. Por isso temos visto muitas relações se romperem com facilidade, vemos pessoas que vivem apenas pelo prazer e pelo prazer que qualquer pessoa ou situação pode lhe proporcionar, seja financeiro, pessoal ou social.

                É relativamente fácil detectar pessoas com esse comportamento, vemos pela forma como se aproximam das outras, tendem a se mimetizar com as pessoas que lhe interessam agradando-as excessivamente. Em seguida, as descartam completamente assim que outra pessoa ou circunstância venha lhe proporcionar mais vantagens. Essas pessoas tendem a ser solitárias e infelizes. Por onde passam deixam um lastro de relações destruídas e histórico de desgosto e decepção.

                O que tem gerado esse tipo de comportamento em um grande número de pessoas atualmente?

                Para responder a essa pergunta, nos vemos envolvidos pela carência de valores nos próprios lares. Nossas crianças precisam de amor, disciplina e valores.

                Dentro do item disciplina temos inserido entre outros pontos a educação diante das relações. No item valores vemos inserido um código que irá conduzir todo o desenvolvimento, manutenção e comportamento humano perante a sociedade como um todo.

                É possível ensinar às crianças a cuidar de suas relações, falar de seus sentimentos, saber o que dizer ou como dizer a verdade sem ser cruel, saber sair e deixar sempre a porta aberta para se tornarem homens ou mulheres maduros o suficiente para construir relacionamentos sólidos e verdadeiros seja no campo da amizade, dos afetos ou do trabalho.

                No item amor se faz necessário uma reflexão. Amor familiar não quer dizer suprir necessidades básicas ou carinho apenas. Cada pai e mãe devem ter em mente que o amor os conecta como família e, quanto mais essa conexão for estimulada na infância, maior a possibilidade dessa criança reproduzir essa conexão com as pessoas de seu convívio. Sem essa referência na família o indivíduo cresce sem referência se tornando um adulto superficial.

                Será que estamos fortalecendo a conexão com os nossos filhos através do amor?

                Não podemos esquecer que o ser humano sozinho não pode fazer muita coisa, portanto ele precisa do apoio de outras pessoas e para isso ele precisa de conexão, ou seja, ele precisa de bom relacionamento. Sem relacionamento não pode haver trabalho em equipe, ideias realizadas, projetos executados, casamentos felizes, amizades verdadeiras e famílias.

                É preciso cuidar das relações, não apenas com doces palavras bem educadas que, aliás, faz muito bem ouvir! É preciso ir além, desenvolvendo empatia e solidariedade, aprendendo a cuidar das relações, cuidando do que se diz e do que se faz. É preciso estar atento e perceptivo ao que o outro está sentindo de bom ou de ruim, saber o que dizer e o que fazer cuidando para não feri-lo mais.

                É bom ter atenção ao nosso comportamento nas relações, pois sempre é bom ter com quem contar e compartilhar a vida.

                Como dizia o poeta inglês John Donne: “Nenhum homem é uma ilha isolada”.

               Boa Semana!!

QUANDO O AMOR CHEGAR
(Texto Publicado em 02/06/2012)




            Se um dia você pudesse perceber que no profundo e infinito inconsciente do teu ser jaz adormecido o Amor e, no escoar milimétrico de um segundo, você pudesse sentir essa presença sutil e poderosa, certamente, te seria revelado um mundo ainda desconhecido em sua limitada mente consciente.
               
          É possível perceber que todas as mudanças reais surgem a partir de uma nova percepção interna e individual. Quando se deseja perceber essa centelha oculta do Amor dentro de si é possível acessar um mundo inteiro de novas possibilidades.
          
        Ao perceber essa centelha ocorre uma permissão para a chegada do Amor à superfície da mente consciente. Não esse amor que se crê exterior ao ser, que se acredita vir de alguém, de algum fato ou circunstância, mas o Amor que sempre esteve dentro do ser.

Esse Amor que chega emergindo das profundezas da tua mente inconsciente, se revelando através de reflexos exteriores no mundo visível e palpável da mente consciente é capaz de operar verdadeiros milagres na vida.
  
           Quando o Amor chegar emergindo a partir da tua nova percepção uma vida nova te será revelada. A natureza te sorrirá, as flores da felicidade desabrocharão pelo teu caminho, tudo ficará mais claro, mais suave e harmonioso na tua vida, trazendo novas oportunidades, relações e circunstâncias amistosas oferecidas a você como um presente embrulhado no papel da sincronicidade e enfeitado com o laço da atração.

                Se você sempre esperou o Amor vindo de algum lugar, de pessoas diferentes, de relações vazias, de um mundo distante, de circunstâncias e situações oscilantes, você procurou fora da sua fonte. Esse mundo exterior a você nunca poderá lhe satisfazer totalmente, nunca lhe trará amor suficiente, nunca lhe preencherá.

               Procure entender que esse Amor que todo o ser humano procura, sempre esteve e estará na fonte mais preciosa do mundo – dentro de si mesmo. Todo ser humano deseja amor de alguma maneira, todos querem ser amados e o buscam fora de si, porém muitos acabam frustrados, insatisfeitos e tristes.

              Você já sentiu Amor em você?

 Talvez pelas atividades do dia, pelo excesso de informações e acontecimentos você não consiga ficar em silencio para perceber o Amor em você.

 É preciso dedicar tempo a isso, respirar fundo, soltar as amarras, relaxar, calar os pensamentos e focar a atenção no que você está sentindo agora. Depois de conseguir fazer isto sem dificuldade deseje sentir o Amor em você. Dedique alguns minutos diários à prática deste simples exercício. Depois que conseguir sentir o Amor em você, experimente enviar mensagens com um simples “amo você” para pessoas da sua convivência, você ficará surpreso com o resultado!

Quando o Amor chegar e você o perceber novas cores surgirão na tela da sua vida. Você não precisará mais esperar que alguém pinte o seu quadro e que o torne mais belo para você, porque você mesmo o pintará e o compartilhará com muitas pessoas.

Só podemos compartilhar o que possuímos... Por que não compartilhar o Amor recém-descoberto dentro de você mesmo?

Talvez a Divindade esteja dizendo suavemente dentro da sua mente: “fique em silêncio e sinta agora mesmo o Amor infinito que eu tenho por você”.
           
           Não se esqueça: “O Reino dos Céus está dentro de vós”.  E é a partir de “dentro de vós” que tudo deve começar a acontecer.
             
                O Amor está no ar!!!






A FORÇA DA ESCOLHA
(Texto publicado 26/05/2012)




                Muitos pesquisadores na área da Física Quântica têm abordado com certa ênfase o campo da escolha.
                Hugh Everett III foi um cientista pioneiro da Universidade de Princeton e apresentou uma teoria interessante sobre universos paralelos que fomentam as atuais discussões sobre o campo das possibilidades quânticas e a escolha. Everett chamou os momentos nos quais o curso de um acontecimento pode ser alterado de “pontos de escolha”.

                  Quando escolhemos uma possibilidade dentre muitas podemos alterar completamente o curso de um acontecimento. Gregg Braden em seu livro O Efeito Isaías, Ed. Cultrix, relata uma curiosa experiência que pode exemplificar melhor a teoria dos pontos de escolha.

              Ele relata que quando estava em Pequim para um curso assistiu a um documentário sobre os efeitos de uma antiga arte de cura baseada em técnicas de movimentos, respiração, pensamentos e sentimentos. O vídeo havia sido gravado na Clínica e Centro de tratamento Hiaxia Zhieng Qigong, “o hospital sem remédios”, na cidade de Qinhuangdao, na China.

              Segundo relata Gregg o vídeo apresentava uma mulher consciente e sem sinais de anestesia deitada num quarto de hospital com o abdômen exposto sendo monitorada por um aparelho de ultrassom operado por uma enfermeira. Logo atrás desta paciente estavam três profissionais do sexo masculino totalmente concentrados. Um desses homens começou a movimentar suas mãos no ar silenciosamente acima do rosto e do peito da paciente. Em seguida o vídeo mostrou a imagem de ultrassom vinda do ventre da paciente em especial sua bexiga. Entretanto havia outra formação estranha à bexiga e era possível perceber com bastante nitidez o câncer com aproximadamente oito centímetros. Ao ampliarem a imagem foi possível testemunhar um acontecimento que a ciência ocidental ainda não podia explicar.

               Segundo Gregg “Enquanto a enfermeira continuava a monitorar o acontecimento por meio do ultrassom, os três homens em pé atrás da paciente trabalhavam juntos. Em uníssono, eles tomavam parte de uma forma de cura conhecida há séculos. O único som a revelar o processo vinha dos próprios homens. Eles repetiam sempre as mesmas palavras, que se tornavam mais alta e mais forte à medida que o tratamento progredia. Numa tradução livre, o que eles diziam era ‘já se foi’, ‘já está consumado’. A mudança começou devagar, quase imperceptivelmente. A forma carcinomatosa começou a tremer, como que reagindo a uma força invisível. À medida que o movimento continuava, com o restante da imagem perfeitamente focalizada, toda a massa começou a desaparecer. Dentro de segundos, o tumor parecia derreter-se à nossa vista. Em apenas dois minutos e quarenta segundos, o tumor se foi. Ele simplesmente desapareceu! Havia ocorrido uma cura, tão completa que o ultrassom nem mesmo indicou cicatrizes no tecido que havia sido invadido pelo tumor”.

                Através do ângulo da teoria dos pontos de escolha de Everett, Gregg Braden explica o seguinte: “no momento em que os três profissionais e a paciente fizeram a opção de afirmar que o tumor não existia, eles estavam passando, mediante um ponto de escolha, para um novo resultado. Ao mudar o seu sistema de crença, eles foram além de qualquer tentativa de ‘curar’ a expressão física de algo que já havia ocorrido. Em vez disso, eles se dirigiram às origens metafísicas do tumor e assumiram o pensamento, o sentimento e a emoção a partir de um lugar no qual jamais existiu. As suas ações tornaram-se o fator que atraiu um ponto de escolha, permitindo o salto quântico de um curso de eventos, já em ação, para um novo curso, com um resultado diverso. Os instrumentos que tornaram possível esse pulo podem ser encontrados nas crenças dessas pessoas: pensamentos, sentimentos e emoções de que a nova realidade já se instaurara. Contrariamente à sugestão de que tais mudanças ocorrem lentamente, no decorrer de longos períodos, a nova possibilidade foi trazida à baila, e a original descartada, em dois minutos e quarenta segundos!”.

                Esse experimento é apenas um dos muitos que podem acontecer na vida das pessoas. Posso dizer que por já ter vivenciado uma cura como a relatada acima, é possível torná-la uma realidade quotidiana na vida das pessoas. Muitos grandes estudiosos como Mary Baker, Joel Goldsmith, Joseph Murphy seguiram com sinceridade o ensinamento deixado por Jesus: “podeis fazer tudo o que eu faço e muito mais”, e provaram que isso é naturalmente alcançável e acessível a qualquer ser humano.

                Tudo deve começar a partir do ponto de escolha que se faz, das crenças que se mantém e dos pensamentos, sentimentos e emoções que se apresentam diante de qualquer situação difícil que se esteja vivenciando.

                Saiba que a sua escolha é o ponto mais importante para o alcance de qualquer resultado.
             
            Quais têm sido suas escolhas ultimamente e quais os sentimentos e pensamentos que às influenciam?


                


O SEGREDO DOS BEM SUCEDIDOS
(Texto publicado em 19/05/2012)




              Estamos vivendo uma época muito interessante e curiosa. Todos podem ter acesso a muitas coisas, pois é evidente que o poder de compra trouxe novas possibilidades antes presentes no campo dos sonhos inatingíveis.

                   Hoje é possível ter quase qualquer coisa com facilidade, desde que se possua crédito para isso.
              
             Existem pessoas que possuem produtos de alta tecnologia, produtos importados e bens de consumo considerados um privilégio para quem os possui. Poucos são os que conseguem adquirir todas essas coisas e manter os seus planos pessoais em dia. Para muitos qualquer planejamento vai por água abaixo por não conseguirem resistir ao impulso de comprar.
               
                  É possível comprar e obter conforto e status e manter o planejamento de vida?
               
                 Os grandes estudiosos do sucesso dizem que sim, desde que se cumpram alguns passos básicos.
            
             Simplificando o processo, pode-se dizer que para lograr êxito em qualquer caminho é preciso seguir inicialmente três passos básicos. Objetivo claro e definido; Planejamento Estratégico e Ação Concentrada.
               
               Para que se realize qualquer coisa é preciso sair dos braços do acaso e segurar firmemente o leme do navio, seguindo religiosa e confiantemente uma rota minuciosamente elaborada em direção ao objetivo.
                
           Muitas pessoas vivem ao “Deus dará” e no final da história se arrependem pelas oportunidades perdidas, pelas fracas ações e pela total falta de planejamento.
               
              Se você quer ter sucesso, tranquilidade e segurança financeira dê atenção especial aos seus planos antes que seja tarde demais para reverter a situação.
           
          Ninguém ensina na escola a maneira correta de movimentar o dinheiro. Os cursos universitários ensinam profissões, mas não ensinam como ganhar dinheiro com elas.
     
             Normalmente se dedicam anos de estudo em torno de uma profissão para buscar um futuro melhor, no entanto, ao concluir o curso muitos ficam à procura de trabalho, tendo que se submeter a empregos inferiores ao seu nível de instrução.
  
           Não é de se admirar que muitos homens ao longo da história que enriqueceram estratosfericamente não possuíam um bom nível de escolaridade.

            O que ocorreu na vida desses homens que possibilitou que, mesmo sem bom nível de escolaridade, tenham alcançado tão grande patamar financeiro e social? O que eles fizeram? O que eles sabiam de diferente das outras pessoas?

                Posso dizer, com certeza, que estes homens sabiam dar realidade aos seus objetivos.

            E, estudando um pouco sobre suas vidas, podemos perceber a coincidência de três pontos em comum a todos eles.

            O primeiro ponto em comum que chama a atenção em suas trajetórias é que eles sabiam claramente o que queriam ver realizado. O objetivo era tão claro que ficavam cegos por ele.
  
              O segundo ponto em comum é que todos eles possuíam um planejamento muito bem traçado e o seguiam à risca com grande determinação, sem alterar absolutamente nada a não ser que uma ideia nova pudesse enriquecer mais o planejamento inicial.

                E o terceiro ponto é que suas ações eram destemidamente realizadas em conformidade com o planejamento dia-a-dia, passo a passo, sem desânimo e com muita obstinação.

                Você conhece alguém que possua esses pontos, seguindo passos conforme seu planejamento de vida? Como é a vida dessa pessoa?

                Se você não conhece ninguém, busque na história da humanidade conhecer um pouco da vida de homens que fizeram grande diferença e se tornaram poderosos em suas áreas de atuação. Busque inspiração e lições para aplicar na sua vida.

                Pense um pouco: Se você começar a dedicar algum tempo de seu dia para estudar o sucesso, qual será o resultado que você vai ter?

               Para saber mais sobre esse assunto visite o blog www.cienciadoser.blogspot.com e obtenha dicas sobre como planejar e ter sucesso. Participe e compartilhe comigo os resultados dos exercícios propostos no blog.

                “Não é suficiente ter uma boa mente, o principal é usá-la bem”    René Descartes

                Sucesso e boa semana para você!



MÃE TERRA
(Publicado em 12/05/2012)


               
                Antes de falarmos da personagem mais importante em nossas vidas individuais, deixe-me tecer algumas linhas em relação a uma mãe comum a todos os seres deste planeta: nossa Mãe Terra.
               
              É nela que nos firmamos e encontramos o alimento e o sustento da vida. Muito mais que um cenário numa história, nossa mãe Terra é nossa verdadeira base na vida, sem a natureza que ela cultiva não teríamos ar para respirarmos; sem suas rochas não nos colocaríamos de pé; sem seus frutos não nos sustentaríamos; sem suas águas cairíamos de sede.
               
                 A essa grande Mãe que mantém seus ciclos e que faz sua longa caminhada em direção ao centro de nossa galáxia deixo agora o meu profundo agradecimento.
           
               Muitos falam de sua destruição, muitos realmente a maltratam, mas como boa mãe suas correções pontuais são justas e promovem aos seus filhos grandes ensinamentos sobre o respeito e a inter-relação existente entre todos os seres vivos.
               
              Do ventre da Terra a vida não pára de surgir, pois “vida” é a sua única missão. Dentro deste santo e sagrado propósito, todos os seres, sem exceção, compõem sua partitura harmoniosa do viver. Não há como fugir, não há como evitar essa realidade, não há como sair do seio da Mãe Terra. Temos que nos harmonizar com essa relação de total dependência, os que vivem sem essa consciência fazem todos os outros seres sofrerem as consequências de seus atos impensados.
          
             Muito embora a Mãe Terra sempre busque uma forma para reorganizar a bagunça feita por alguns de seus filhos, temos a obrigação de reconhecer sua beleza e maestria. Tudo é sempre exuberante e abundante em sua natureza e que bom que fazemos parte disto!
              
          Não menos importante nesse contexto maternal, voltemos nosso olhar para aquela que doou o próprio corpo para incubar a vida, dando-lhe a chance de florescimento sob a luz da consciência de um impulso Vital. Aquela que nos pegou no colo, que nos teve nos braços no momento mais sublime do rito de passagem obrigatório a todo o ser humano na face da terra desde tempos imemoriais... Aquela que nos deteve submersos em seu amor, inicialmente confuso instintual, porém crescente ao infinito dia após dia. A essa mulher-mãe de colo quente e amor incondicional devemos render um profundo agradecimento.
               
            Não devemos ponderar seus erros na educação ou comportamentos, pois só pelo fato de sermos alguém, no sentido mais singelo da palavra, devemos agradecer infinitamente.
         
            Amor de mãe é às vezes confuso, às vezes mal interpretado, mas é incondicional. Óbvio que cada uma tem a sua forma de amar. Mesmo para quem não é mãe a forma de expressar amor varia. Portanto, cada mãe tem sua forma de expressar seu amor.
    
            As mães são as pessoas capazes de formar seres humanos mais fortes ou fracos, pois sua nutrição vai muito além do seio doado para amamentação. Sua postura rígida, protetora, amável, disciplinadora, flexível, alegre, aborrecida, impaciente, crítica, orgulhosa, sábia ou indiferente, deve encontrar um bela nuance de equilíbrio perfeito para uma educação e criação mais eficiente. O que torna homens e mulheres fracos ou fortes tem muito haver com a intensidade dos comportamentos maternos presentes nestes itens. Quanto mais uma mãe consegue ponderar essas nuances comportamentais, mais fácil será educar e alcançar êxito na educação de seus filhos.

           A escolha pela maternidade é verdadeiramente um imenso ato de amor e coragem que extrai de cada mulher-mãe o seu melhor e o seu pior, pois no ato da maternidade não nasce apenas o filho, nasce uma mãe também. E decifrar o código de convivência nessa inter-relação, passa a ser a tarefa mais árdua e sublime do dia-a-dia.

               No dia das mães, mesmo quem já não a possui, deve procurar agradecer por tudo o que se possa lembrar, mesmo que as lembranças não sejam boas, seja o que for tudo contribuiu para que cada um chegasse aonde chegou.

               Se você é mãe e está lendo este texto agora entenda que você é a expressão do Amor divino aqui na terra, conduza o seu lar e os seus filhos com esse Amor, ele é a bússola dada por Deus para você.



                    Feliz dia das mães!



FORÇA FAMILIAR
(Publicado em 5/05/2012)


                Ao observarmos o reino animal vemos que algumas espécies têm um comportamento bastante peculiar quando estão em bando. Sempre é necessário um líder macho para conduzir o grupo e de vez em quando outro macho tenta assumir a posição de líder iniciando uma disputa dramática, mas encarada como natural em sua espécie. Esse comportamento é repetido em muitas espécies de animais. No entanto, todo esse comportamento é útil para manter o grupo mais unido e coeso nas decisões do seu líder.
                
                 Como seria o comportamento desses animais se todos fossem líderes? Certamente não haveria a força de um grupo, haveria individualismo e a espécie estaria ameaçada porque separados ficam vulneráveis aos seus predadores naturais, principalmente os filhotes que poderiam morrer não dando continuidade assim à sua espécie.
           
               Quando há individualismo demais existe vulnerabilidade, insegurança, maior exposição às ameaças da vida, enfraquecimento, medo e desconfiança. Apesar de estar descrevendo sobre o comportamento de algumas espécies animais, esses fatores decorrentes do individualismo soa um tanto familiar aos seres humanos.
        
             Não seria essa necessidade rígida de individualismo o principal motivo dos atuais problemas sociais que estamos vivendo? Estamos vendo nas famílias cada vez mais individualização. Filhos que fazem o que querem, mães que não se importam com a vida de seus filhos, pais que vivem seu mundo próprio. Pessoas que, apesar de viverem no mesmo teto, não se encontram, não conversam, não compartilham suas experiências, não dividem suas dores, suas vitórias. Famílias que não conseguem compartilhar nem sequer o momento das refeições.
     
            Como resultado vemos adultos imaturos, inseguros, vulneráveis a toda sorte de problema como drogas, álcool, relacionamentos viciosos e dependentes, comportamentos autodestrutivos. Vidas vazias sem ideais e sem o mínimo de sabedoria para a convivência em grupo.

         Existe um experimento na Física Quântica chamado de Experimento da Dupla Fenda. Esse experimento utiliza um objeto quântico que é disparado numa placa com uma ou duas fendas que possibilita a passagem desse objeto quântico. O que os cientistas perceberam é que ora o objeto quântico se comporta como partícula e ora se comporta como onda.

                Eles constataram que quando é observado esse objeto quântico se comporta como partícula. E quando não é observado ele se comporta como onda, ou seja, é uma potentia (uma possibilidade).

         Quando o experimento foi realizado com uma única fenda e havia a observação direta o comportamento do objeto quântico pôde ser previsível e se moveu exatamente da maneira que se previa. O mesmo não ocorreu quando não houve a figura de um observador, pois o objeto quântico se comportou como onda (onda de possibilidade), ou seja, não havia como prever o seu comportamento.

                Não irei explicar o experimento todo neste texto, pois o que quero ressaltar nesse experimento é que quando há duas fendas na placa e não há um observador direto, esse objeto quântico se comporta como onda, e as duas ondas formadas pela passagem na dupla fenda se chocam criando interferências e novas ondas de possibilidades e essas novas ondas, se chocam novamente criando novas e assim sucessivamente.




             (Assista o vídeo sobre o experimento no You tube http://www.youtube.com/watch?v=lytd7B0WRM8)

                Você pode estar se perguntado agora o que isso tem haver com a família? Quando o ser humano se comporta de forma individualista e o seu campo de observação é apenas si mesmo o seu comportamento é restrito, limitado e previsível. Suas atitudes e sua história de vida podem até ser analisadas e previstas de alguma forma. No entanto, quando se une a alguém, forma-se um campo maior de atuação, abrindo campos de possibilidades infinitas para ser explorado. É um verdadeiro campo de força para essas duas pessoas. É como se no mundo quântico um mais um não fosse dois, e sim um “time” – onze. Agora imagine você o campo de possibilidades que uma família pode ter?

                Você consegue perceber agora a força que uma família pode alcançar? A natureza nos ensina muito e a Física Quântica acaba nos revelando esse maravilhoso ensinamento.

                A força da vida começa em você que já nasce numa estrutura chamada família. Fortaleça essa estrutura e você ficará cada vez mais forte para alcançar o campo das possibilidades infinitas e realizar tudo o que você deseja para transformar o mundo.

SAGRADO TRABALHO
(Publicado em 28/04/2012)



                Muito embora muitos acreditem que o trabalho é pesaroso e árduo sabemos que o trabalho é uma das formas mais práticas do homem aprender e desenvolver ao máximo suas habilidades.
                
                Essa ideia de que o trabalho é um castigo, vem dos documentos bíblicos antigos, onde Deus teria expulsado o homem e o condenado ao trabalho. No entanto, devemos refletir sobre o trabalho de uma outra forma, extraindo o pensamento nascido de um contexto punitivo para um patamar no nível compreensão e sabedoria que são constatados quando realizamos trabalhos divinamente inspirados e mantidos.
                
                O que seria da humanidade se não houvesse o esforço do trabalho de Thomas Edison ao criar a lâmpada e outros inventos maravilhosos? O que seria do mundo atualmente sem o trabalho persistente de Henry Ford? O que seria a vida sem os trabalhos abnegados de Gandhi, Madre Tereza e Martin Luther King Jr.?
                
               "O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração."
                                                                                                                                       (Thomas Edison)

               
                Devemos olhar para o trabalho como uma expressão da força e amor divinos. Como uma forma de melhorar o mundo, não apenas como uma forma de sustento árduo e sacrificante ou como um quesito punitivo em nossa existência.
                
                O trabalho além de desenvolver no homem seus talentos, mantém sua mente ativa, seu corpo em movimento o que retarda a chegada dos efeitos do envelhecimento. E isto tem sido percebido por alguns aposentados que têm retornado ao trabalho e têm se sentido rejuvenescidos por voltar a executar atividades laborais.
                
                Existem os que adoecem com o trabalho, mas também fica constatado por estudos científicos que adoecem com o trabalho os que estão exercendo uma atividade profissional que não proporciona satisfação. Aqueles que exercem atividades profissionais por longos anos e não gostam de suas atividades vivem sob situações de muito estresse. E um constante estado de estresse provoca muitas doenças como tem comprovado vastamente os cientistas pesquisadores da área.
                
                Assim, podemos dizer em termos laborais que, exercer uma atividade que gera prazer e satisfação pessoal é um ponto forte para ser bem sucedido e ter uma vida longa e saudável.
                
                Muitos hoje pautam suas escolhas profissionais apenas pelos ganhos financeiros que possam ter. No entanto, muitos que têm esta opção acabam não alcançando sucesso nas suas carreiras, por uma questão óbvia, não há amor pela atividade em si, não há o comprometimento em servir e desenvolver mais e mais as habilidades que tal atividade exige. O resultado será quase sempre frustração, desânimo e desmotivação. E isto ocorre mesmo quando a pessoa é muito bem remunerada. O que mostra o alto índice de profissionais depressivos com problemas comportamentais e de saúde mental mesmo sendo pessoas bem sucedidas profissional e financeiramente, mas que, no entanto, têm ocupado os consultórios e clínicas psicológicas pelo mundo.
                
               "O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade." 
                                                                                                                                          (Voltaire)

               
                Trabalho tem que estar relacionado com amor e satisfação pessoal. Caso contrário, não conseguiremos obter verdadeiro triunfo em nenhuma atividade profissional que venhamos a escolher.
              
                Você exerce uma função que o deixa feliz e satisfeito? Você consegue ver uma finalidade social no seu trabalho? O que o deixaria mais feliz na sua escolha profissional? O que o motiva em seu trabalho? (Se a resposta à última pergunta foi “dinheiro”, verifique se você não está sofrendo com estresse ou depressão, pois normalmente quem trabalha só pelo dinheiro vive com níveis de insatisfação muito grande).
              
               Quem quer ser bem sucedido em seu trabalho deve amar o que faz, pois desta forma todo o sucesso ocorrerá com natural facilidade. O trabalho é o que realmente dignifica o homem e lhe dá oportunidade de desfrutar uma vida de sonhos realizados. Busque desenvolver algum trabalho que fale ao seu coração que o faça vibrar e sua vida será um verdadeiro mar de alegrias.
             
                Boa semana!

A LEI DA HARMONIA
Publicado em 21/04/2012)



                Observando a natureza podemos vislumbrar como tudo se move e existe dentro de uma perfeita harmonia. As plantas, os animais, as flores e até mesmo os insetos vivem sob o princípio da perfeita harmonia.

                Mesmo quando algo está aparentemente em desarmonia na natureza quando vemos enchentes, temporais, terremotos, na verdade, ela está se movendo para manter a harmonia novamente. Por exemplo, quando um vulcão entra em erupção extravasando magma do centro da terra, tudo é destruído em torno, no entanto a erupção é apenas uma forma do núcleo da terra se manter em equilíbrio. Algum tempo depois toda aquela paisagem anteriormente destruída renasce muito mais bela que a antiga paisagem.

               Em nosso corpo é também aplicada à mesma Lei. O que significa um corpo são? É um corpo cujo organismo mantém todos os sistemas em funcionamento harmonioso, ou seja, todas as trocas químicas celulares estão ocorrendo de forma harmônica.

               A harmonia também está presente nas substâncias químicas. Por exemplo, a água, se as moléculas de hidrogênio não entrarem em harmonia com a de oxigênio não teremos água. E tudo ocorre dessa maneira no mundo da química.

               No espaço se não houvesse harmonia entre os movimentos planetários talvez não estivéssemos aqui para contar essa história. Os planetas e estrelas se movimentam harmoniosamente no espaço obedecendo à Lei da harmonia a que estão submetidos.

              A mesma harmonia deve ser percebida nas relações de mercado. O que significa um mercado harmonioso? Significa que numa operação de mercado, compra e venda, por exemplo, existe harmonia entre o comprador e o vendedor, para que o negócio seja satisfatório para ambos.

                Não haveria casamentos se não houvesse harmonia entre duas pessoas que se amam e desejam compartilhar a vida. O resultado dessa harmonia são casamentos duradouros e felizes.

                Não teríamos música se não houvesse harmonia entre as notas musicais.

                Vivemos submetidos à lei da harmonia. Viver conscientes dessa lei pode fazer toda a diferença na realização dos nossos objetivos.

             Quando temos um objetivo bem definido e nossas ações estão em harmonia com esse desejo, temos grande chance de ter êxito na sua realização. Quando desejamos algo e vivemos a vida apenas querendo algo, sem mudar nosso padrão de comportamento para que possamos agir em harmonia e conformidade com esse desejo, temos grande chance de experimentar fracassos e decepções.

                No entanto, mesmo esses fracassos, são formas naturais da própria personalidade para alcançar harmonia. Se uma pessoa deseja abrir um negócio, por exemplo, mas não age em direção a esse objetivo de forma alguma, ficando apenas no campo do sonho e desejo, sem buscar formas para torná-lo realidade ela, certamente, ficará frustrada em algum momento. Essa frustração poderá levá-la a reagir em algum momento, buscando ajuda, conhecimento ou aprendendo com essa experiência a desenvolver seu próprio potencial. Assim, sua personalidade busca de alguma forma a harmonia para seu próprio desenvolvimento.


"Sem a harmonia dos pensamentos, palavras e ações, como pode o homem contribuir para a harmonia do mundo?"
                                                                                                                                   (Sathya Sai Baba)

                A harmonia nos sentimentos e pensamentos é um ponto facilmente identificado na personalidade das pessoas que possuem sucesso em seus empreendimentos, sejam artísticos, comerciais ou pessoais.

              Não é possível construir nada solidamente se não houver harmonia nos elementos que irão compor tal construção. E todo bom construtor sabe bem disso. Pois, uma construção sem a devida harmonia não se sustenta em pé.

              A harmonia deve ser o princípio a ser sempre empregado para tudo o que se queira realizar na vida, para todas as ações por mais singelas que sejam. Se há harmonia em escrever um texto, pintar uma tela, dançar, desenvolver uma atividade profissional, cozinhar, namorar e estudar, por exemplo. Haverá beleza e felicidade como resultado de cada ação, e essa atitude, quanto mais consciente, mais harmonia, beleza e felicidade manifestarão em todos os setores da vida.

              A harmonia é uma Lei espiritual, portanto, todos estão submetidos a ela. Quando decidimos segui-la conscientemente podemos experimentar uma vida mais rica em todos os seus aspectos.


         "Não espere, faça, e faça sempre com harmonia. Pense sempre positivo, você é a única conexão real com o universo."
                                                                                                                                Edson Rufo


SOBRE AS NUVENS
(Publicado em 14/04/2012)




                Quando parece que tudo está estranho e dissonante com o que gostaríamos de vivenciar, temos vontade de desaparecer ou fugir. Posso dizer que nesses momentos é necessário desenvolver um talento e, eu diria, que o mais importante talento de nossas vidas – andar sobre as nuvens.
               
               Grandes artistas e inventores criaram suas maiores obras em momentos de muita pressão, quando recebiam muitas críticas de pessoas que se comportavam como se tivessem o poder de prever os acontecimentos declarando nessas previsões falsas e apocalípticas que suas criações e projetos seriam desastrosos e fadados ao fracasso.
             
             Esses artistas e inventores não se deixaram abater deixando as nuvens do medo do fracasso, da insegurança e de previsões obscuras encobrirem seus ideais. Eles conseguiram caminhar sobre as nuvens negras da incerteza e vislumbrar o sol do sucesso de seus sonhos realizados, mantendo-se sob o sol e sobre as nuvens.
          
             A forma como conseguiam realizar isso era simples, possuíam uma convicção forte o bastante e uma firmeza de propósito tão elevada que os faziam não se abalarem com nenhuma circunstância ou comentário que reduzisse seus sonhos a algo desimportante ou impossível de ser realizado. E o resultado final era sempre o sucesso, o êxito e a satisfação pela vitória alcançada.
       
         Você se encontra sob as nuvens de dúvidas, medos, planos mentais de insucessos, hesitações, insegurança? Você consegue perceber que o sol (a solução, o resultado positivo) está sobre essas nuvens?

               Se você é uma pessoa crítica, que reclama muito de tudo, que acha o mundo sem solução. O teu céu está tomado de nuvens, com previsão de pancadas de chuva forte! Mude agora, pare de reclamar e criticar. Aprenda a reconhecer o que é bom e bonito na sua vida. Pare de dizer que qualquer coisa é boa ou ruim, as coisas apenas são o que são. Saia do campo da dualidade (luz e sombra)! Suba sobre as nuvens, onde você pode contemplar o sol das possibilidades realizadas.

                Toda e qualquer mudança só pode começar dentro de você mesmo a partir de agora. Decida por uma vida melhor vivendo e tomando atitudes coerentes à sua decisão. Se você tem um objetivo e qualquer pessoa ou situação o faz modificar, esquecer ou se desviar do que você se propôs inicialmente, então a sua decisão é muito fraca.

                Queira superar as nuvens, voe alto, bem alto o mais alto que puder e tenha a visão mais brilhante e límpida da sua própria vida. Escolha e decida agora por ter o céu da tua consciência livre de nuvens para que tudo o que você queira alcançar seja facilmente realizado, sem grandes dificuldades. Mantenha-se sobre as nuvens, mantenha-se feliz e com bons sentimentos que serão os impulsionadores que farão você decolar em direção ao sol do sucesso, da cura, do amor e de todas as realizações que você almeja alcançar.

               É maravilhoso ver a vida de cima, vemos a paisagem muito mais bela, temos uma visão mais ampla do caminho que devemos tomar, apreciamos muito mais o caminho que temos que trilhar, mesmo que turbulências provocadas pelas nuvens tentem nos abalar nos provocando medo, o desejo de estar seguro no destino (realização do nosso desejo), nos faz transcender qualquer ameaça, porque afinal as nuvens são apenas vapores, ou seja, nada.

                Decole na sua decisão de ser feliz e boa viagem para além das nuvens tendo o sol como único guia.

                 Uma semana ensolarada a todos!

A ARTE DO APRIMORAMENTO
(Publicado em 05/04/2012)

                Você já se perguntou se existe alguma forma de fazer o que você faz hoje de uma maneira ainda melhor e mais aprimorada?

                Esse tipo de pergunta é capaz de tornar ideias, projetos, talentos, apresentações artísticas, atletas, empreendedores e comportamentos em verdadeiras mágicas do sucesso.

                No entanto, o que existe por trás do aprimoramento?

                O que existe por trás das grandes ideias e projetos, dos grandes empreendedores, dos grandes artistas e de pessoas de sucesso?

                Existe algo muito além de força de vontade, existe persistência, superação de desafios, desejo de fazer e ser o melhor, de ultrapassar a barreira do medo rompendo limites nunca antes imaginados por outros. Existe, principalmente, a superação do maior desafio que se pode enfrentar – a si mesmo.

                Nada nos impede de sermos o que quisermos a não ser nós mesmos, nossos condicionamentos, nossos sentimentos ruminados desde a juventude, nossos medos, nossa falsa crença de que algo é impossível ou inalcançável. Tudo isso representa nosso maior obstáculo. Aprimoramento implica, antes de tudo, vencer nosso maior desafio, a nossa própria crença de que não podemos, de que não merecemos ou de que não somos bons o suficiente. Todo esse conjunto é o nosso maior inimigo.

                Se você tem um objetivo e durante sua realização você se depara diante de uma dificuldade, você desiste ou segue em frente? Qual é o teu nível de persistência? Você se deprime ou se enraivece?

                Você sabia que essas aparentes dificuldades surgem para que você busque e expresse a inteireza da força do seu desejo e as forças espirituais armazenadas no profundo do teu ser, com a única e real finalidade de aprimoramento?

                Justamente nesses momentos de aparentes dificuldades surgem habilidades e capacidades que nem sequer se imaginava possuir. Nesses momentos, quando vencemos totalmente o medo e a hesitação, avançamos a passos ainda maiores, sendo impulsionados por talentos ainda adormecidos, ideias inspiradas e ajuda de onde menos esperamos.

                Portanto, volto a perguntar: é possível fazer o que você já faz de uma forma ainda melhor?

                Não se deixe abater ou desanimar por nada que lhe possa acontecer exteriormente, tudo isso é apenas reflexo do que há dentro de ti. Mude e elimine as barreiras internas e aceite a mudança dentro de você, o exterior só irá lhe responder em conformidade com o que você está pensando e sentindo desde quando você tomou consciência de você mesmo.

                Aceite a situação como ela é e dê o seu melhor, faça o seu melhor e você verá que tudo o que aconteceu veio, apenas, para que você se aprimorasse.

                Não permita que preguiça, desânimo, sentimentos mal resolvidos, medos, previsão do tempo, previsão econômica, comportamento de outras pessoas ou situação social ou política, interfira em quem você é, ou quem você quer ser.

                O aprimoramento requer total responsabilização. Você aprimora suas ações porque deseja mudar a qualidade de seus resultados e a qualidade dos seus resultados depende da qualidade dos seus pensamentos e sentimentos. Se você não acredita no que você faz, como os outros podem acreditar no que você faz? Se você não acredita que pode fazer melhor do que faz, como pode exigir que algo melhor aconteça em sua vida?

                Se você anda exigindo demais dos outros o que só depende de você mesmo, tome uma nova postura e faça o que precisa ser feito, mas faça o melhor que você puder e os resultados, certamente, serão melhores e surpreendentes.

                Abra-se para sentimentos e pensamentos que possam levar mais qualidade a sua vida, esse é um ponto chave para o sucesso nos objetivos. Se você não consegue se sentir bem com o que você faz agora, procure fazer de outra forma. Quais são as outras formas de dizer o que você gostaria, de fazer o que gostaria ou de mudar o que você gostaria?

                Existem infinidades de possibilidades, por que você está preso a apenas uma ou duas?

                Deixe as ideias fluírem através de sua mente, e escolha a ação que tocar a sua emoção. Aja em conformidade com esse impulso. Deixe as oportunidades através das ideias inspiradas que surgirem e aproveite-as, pondo-as imediatamente em prática para o teu próprio sucesso. 


MUDANÇA DE PLANOS
(Publicado em 31/03/2012)



                Todas as pessoas vivem em conformidade com os seus planos mentais onde estão inseridas informações de seus comportamentos, emoções e sentimentos que formam suas personalidades que agem e reagem em conformidade com seus condicionamentos.
               
                Paulo em sua carta aos Romanos relata seu conflito, diante desses condicionamentos antigos: “... Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.” Romanos 7: 19
              
                Se toda e qualquer mudança advier do mundo externo (imposições e modismos) e o mundo interno (o plano mental) não houver sofrido nenhuma mudança real, teremos uma falsa mudança, o que provocará uma oscilação de comportamento, onde a pessoa, com muito esforço, se comporta como gostaria, e depois repete o comportamento que não gostaria.
              
                Vemos isso quando pessoas optam por algum seguimento religioso em que, num arroubo emocional, opta pela mudança tentando modificar os comportamentos condicionados. Nos primeiros momentos ocorre uma aparente mudança, no entanto, com o passar do tempo, é perceptível o retorno a algumas atitudes e reações decorrentes do comportamento antigo. O que ocorre nesses casos? Não é erro da religião escolhida, na verdade, a mudança veio por uma imposição externa a si mesmo (numa reação impulsiva emocional), não houve uma mudança interna, uma alteração no seu plano mental, os pensamentos e sentimentos auto-destrutivos não foram mudados e continuaram a comandar o comportamento.
              
                Por exemplo, imagine uma pessoa que possui em seu plano mental o padrão de vitimização, ela tem por hábito culpar os amigos, familiares, circunstâncias, governos etc. Quando escolhe um seguimento religioso qualquer ela almeja uma mudança ansiando por transformações, entretanto, continua a repetir o padrão de vitimização culpando demônios, inimigos ocultos, energias estranhas etc. Isso demonstra que o plano mental não foi realmente mudado, pois o padrão de comportamento de vitimização continua o mesmo e, por consequência, os resultados serão sempre os mesmos. Essas pessoas tendem a oscilar em seus comportamentos, pois desejam a modificação total em suas vidas, mas não conseguem manter o novo comportamento porque o plano mental na realidade não foi modificado.
              
                Ocorre o mesmo quando vemos pessoas viciadas que desejam a cura e a mudança, bem como uma vida livre e transformada, mas o plano mental continua o mesmo, o que levam essas pessoas a recaídas em seus vícios.
              
                Para mudar completamente o plano mental é necessário, primeiramente, se responsabilizar completamente por tudo que tem sido vivido. É preciso sair completamente do padrão de vitimização. Assumir a responsabilidade pelos fatos e pessoas que encenaram as histórias tristes ou difíceis de sua vida. Enquanto não houver essa responsabilização, não se alcançará uma mudança efetiva.
              
                Lembre-se que responsabilidade não é o mesmo que culpa. A culpa te deixa imobilizado e triste, a responsabilidade te leva a uma ação diferente para corrigir e sanar o que for necessário.
              
                Após a responsabilização total da própria vida. Devemos descobrir quais os padrões mais repetidos em nossa história. Por exemplo, perdas, doenças, insegurança, pobreza, relacionamentos destrutivos, solidão.
              
                Observe sua vida e descubra quais os fatos e tipos de relacionamentos estão se repetindo. Qual é a história que está sendo reincenada com personagens diferentes? Você pode ter tido um pai muito castrador e está repetindo essa figura no marido ou no chefe. Pode ter tido uma mãe desatenta e está reproduzindo isso em relacionamentos onde acaba sendo sempre abandonado. Pode ter tido uma história de violência física na sua infância e hoje, sempre testemunha histórias de violência na família ou na vizinhança. Descubra o que está sendo repetido em sua vida.
              
                Ao identificar esses padrões que se repetem, veja qual deles lhe proporciona maior transtorno que você gostaria de mudar definitivamente. Ao definir por onde começar, pergunte a sim mesmo onde começou esse padrão e deixe a sua mente lhe trazer a resposta. Procure tomar nota dessas descobertas e perdoe definitivamente cada uma das pessoas envolvidas nos fatos se libertando completamente dessas histórias passadas.
              
               Diariamente antes de deitar e ao acordar diga para si mesmo que já está completamente livre de todos os padrões antigos, e decida em ter um dia maravilhoso, cheio de bons acontecimentos. É sempre uma boa hora para fazer suas orações ou afirmações particulares. Não reafirme o problema ou a situação, ao contrário, a sua descoberta representa uma oportunidade de liberdade e mudança. Essa deve ser a intenção desse simples exercício.
               
               A partir do momento em que você libertar completamente essas memórias, pegue um papel e escreva qual é o comportamento novo que você quer no lugar a partir desse momento. Perceba e sinta como seria sua vida se tivesse um novo padrão. Como você se sentiria? Nessa ora, faça a sua oração ou afirmação.          
             
               Caso não consiga liberar essas memórias e mudar o seu plano mental sozinho, busque ajuda profissional, não deixe a inércia, que é auto-destrutiva, te manter exatamente onde está.
            
               Quer mudança no mundo que você vê? Comece a mudança dentro de você mesmo, afinal “o Reino dos Céus está dentro de vós” (Jesus Cristo)


AMOR ANTIGO
(Publicado em 24/03/2012)


Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.
Pablo Neruda
                
             Como é belo ver ou rever um amor antigo florescendo novamente no presente. A vibração magnética que emana desse reencontro é mais saboroso e satisfatório que amores passageiros e vazios da atualidade.
                
                Quem nunca sentiu uma pontada de amor ao se lembrar de um romance vivido na juventude? Quem não queria torná-la de volta com sua pureza, sinceridade e doçura?

                   Quem não gostaria de revivê-lo, não sabe o que é amor. Amor juvenil revivido na vida adulta é assim: livre, puro e completo. Naturalmente embalado de ternura, afeto e sinceridade. Forte, seguro, firme e carregado de felicidade sem fim. Um  jardim a ser cultivado.
  
              Como um vinho raro armazenado para um momento especial, ele brinda a vida com sabor inigualável, entregando-se a si mesmo num misterioso mundo de delícias.

                O frescor de sua presença é capaz de perfumar as esperanças, inundando com os aromas do amor a vida que sempre ansiou por completude.

                A força desse amor revivido pode erguer das cinzas vidas vazias e ansiosas por coisas indefiníveis e até inalcançáveis. Trazendo o ouro oculto de homens e mulheres que  floresceram nos campos da vida numa primavera instantânea provocada por esse amor renascido.

               Ah! Como é bom retornar aos tempos em que a mocidade era a única realidade possível e tal juventude nos permitia pensar que o impossível era apenas um irresistível desafio.

                 Feliz daquele que se casou com o seu primeiro amor, mais feliz ainda aquele que recebeu da vida uma segunda chance revivendo esse amor com alguns melhoramentos, com a certeza do sentimento, a confiança na felicidade, e a releitura dos sinais e o desejo de felicidade para compartilhar.

                  É na juventude, no início da adolescência, que se desperta para o amor e na vida madura se vê o quanto aquele amor foi especial.

           O texto desta semana é dedicado a todos aqueles que buscam o amor de verdade e que descobriram que o amor sempre esteve bem perto o tempo todo através dos tempos.
                   
                  Carlos Drummond Andrade deixa um belíssimo ensinamento no seguinte poema:

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer
seu coração parar de funcionar por alguns segundos,
preste atenção: pode ser a pessoa
mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e, neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles,
fique alerta: pode ser a pessoa que você está
esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo
for apaixonante, e os olhos se encherem
d'água neste momento, perceba:
existe algo mágico entre vocês.

Se o 1º e o último pensamento do seu dia
for essa pessoa, se a vontade de ficar
juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Algo do céu te mandou
um presente divino : O AMOR.

Se um dia tiverem que pedir perdão um
ao outro por algum motivo e, em troca,
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos
e os gestos valerem mais que mil palavras,
entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.

Se por algum motivo você estiver triste,
se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa
sofrer o seu sofrimento, chorar as suas
lágrimas e enxugá-las com ternura, que
coisa maravilhosa: você poderá contar
com ela em qualquer momento de sua vida.

Se você conseguir, em pensamento, sentir
o cheiro da pessoa como
se ela estivesse ali do seu lado...

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda,
mesmo ela estando de pijamas velhos,
chinelos de dedo e cabelos emaranhados...

 Se você não consegue trabalhar direito o dia todo,
ansioso pelo encontro que está marcado para a noite...

Se você não consegue imaginar, de maneira
nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...

Se você tiver a certeza que vai ver a outra
envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção
que vai continuar sendo louco por ela...

Se você preferir fechar os olhos, antes de ver
a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida.

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes
na vida poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.

Às vezes encontram e, por não prestarem atenção
nesses sinais, deixam o amor passar,
sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

É o livre-arbítrio. Por isso, preste atenção nos sinais.
Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem
cego para a melhor coisa da vida: o AMOR !!!
               
Uma semana cheia de amor para você!!

MULHER – EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO
(Publicado em 10/03/2012)



                Os tempos modernos levaram as mulheres a uma competição desigual num mercado de trabalho que ainda guarda o tom masculino... Não, este não é um texto sobre a guerra dos sexos, este é um texto que aponta para uma competição que desvalorizou o essencial e supervalorizou o que se descaracterizou do universo feminino. Falo sobre a mulher que, para se fazer valer,  teve que se “masculinizar”, permitindo o auto-flagelo da figura feminina, onde a exigência de superação do suposto “sexo frágil” contribuiu também para a banalização da feminilidade.
             
              Vemos padrões de beleza distorcidos, onde corpos femininos mais próximos das formas masculinas ganharam espaço e o feminino teve que se nivelar por baixo promiscuizando e banalizando a pureza dos contornos de suas naturais formas.
            
              A luta e o grande esforço por ser respeitada e ganhar espaço foi tão grande que, a mulher conseguiu, em muitos casos, superar o homem, muitas são chefes de família, dirigem a empresa e dominam o lar, os filhos e os maridos, embora isso não estivesse nos planos das feministas quando começaram o movimento feminista na década de 60.
          
              Depois de toda essa superação, aquele antigo ditado “por trás de todo homem, existm uma grande mullher”, ficou ultrapassado, e agora? Por trás de toda mulher independente que se tornou chefe de família, o que ficou? Responsabilidades, duplas jornadas, o sustento da família e educação dos filhos. E só? Será que isso estava nos planos das feministas quando começaram seus movimentos por igualdade? Onde estão as mulheres que conduziam seus lares como verdadeiras rainhas e eram tratadas como tal?
        
             Não podemos acreditar que os homens retraíram diante dessa alavancada feminista, não se vê mais homens abrindo portas do carro, pagando a conta, sendo gentil, isto era também uma questão educacional. Onde foi que isso se perdeu? A mulher se masculinizou tanto que além de pagar a conta ela quem acaba abrindo as portas e agindo como o “macho alfa” da relação.
     
             A mulher de hoje não tem mais tempo para educar seus meninos.  Seria esse o motivo de tanta indelicadeza e inação masculina que testemunhamos atualmente?
  
              Aquelas que não concordam com o que eu escrevo aqui, confessem se não preferiam um homem que fosse um verdadeiro príncipe e lhe tratasse com uma mínima e essencial educação e gentileza? Nos dias atuais um jovem educado soa estranho no meio adolescente, onde iremos parar? Estamos nos acostumando a conviver com ogros e vivemos sonhando com príncipes.

                A mulher precisa descobrir o seu tesouro, aquilo que encerra em si todo o poder inerente a figura feminina que exala sedução, suavidade, leveza, amor, inspiração e sabedoria.

                “A mulher sábia edifica a sua casa”, parafraseando “a mulher de hoje sustenta a sua casa, não tem tempo para filosofias”. Até quando os reais valores de duas forças que se completam (o feminino e masculino) continuarão nessa dança mal ensaiada que perdeu o compasso e não consegue retomar o ritmo?

                Está na hora de refletirmos mais sobre nossos objetivos e valores como mulheres.

                “A ‘libertação da mulher’ numa sociedade escravista como a nossa deu nisso: “Superobjetos”. Se achando livres, mas aprisionadas numa exterioridade corporal que apenas esconde pobres meninas famintas de amor, carinho e dinheiro. São escravas aparentemente alforriadas numa grande senzala sem grades. Mas, diante delas, o homem normal tem medo. Elas são "areia  demais para qualquer caminhãozinho". Arnaldo Jabor



Feliz Semana!!



CASAMENTO – A UNIÃO FAZ A FORÇA
(Publicado em  03/03/2012)



                Sei  que pode parecer piegas, mas casamento não se resume apenas a um contrato de coabitação onde duas pessoas resolvem compartilhar a vida por um tempo, que pode ser longo ou curto dependendo das circunstâncias. Casamento tem um sentido mais especial e espiritual. Talvez, por ter perdido esse sentido, tantos casamentos tenham sido desfeitos nos últimos anos.
              
               Casamento é uma união entre duas pessoas com a finalidade sagrada de ajuda mútua para a evolução de ambos, ou seja, o casamento existe para que as duas pessoas que escolham compartilhar a vida entendendo o sentido verdadeiro e ideal de amor, aprendam com a convivência a dar e receber, dividir para multiplicar, desenvolver talentos como observação, serviço, doação incondicional e, o mais importante de tudo - a missão de fazer o companheiro feliz.
             
              Ninguém aqui nos ensinou isso quando éramos jovens, o casamento era o sonho de todas as meninas (pelo menos até alguns poucos anos atrás), era um momento mágico a ser esperado com certa ansiedade, tudo a ser como um belo conto de fadas, mas ninguém nunca disse sobre as pedras que, naturalmente, existiriam no caminho.
         
              Cada componente dessa relação trás as suas histórias e condicionamentos familiares que, obviamente, não são idênticos e, comumente, nem sequer parecidos. Isso já é um ponto muito sério na relação a dois. Se um foi educado a falar sobre o que sente e o outro a esconder o que sente, imagine a dificuldade de convivência, pois quem costuma falar sobre o que está sentindo quer saber do outro também o que está sentindo e ocorre um impasse de convivência. Esse é um pequeno exemplo de muitos dos pequenos impasses que podem ocorrer numa relação. São pequenos sim, mas quando são muitos isso começa a minar a relação e diante de um fato realmente sério pertinente ao casal tudo começa a arruinar-se, pois as pequenas infiltrações já expuseram a estrutura da relação ao risco corroendo alguns alicerces. Muitas vezes, para quem olha de fora, o motivo da separação parece banal, mas não se sabe dos pequenos impasses que foram minando a convivência na relação durante anos.
      
          Quando casamos existe o maravilhoso momento de encantamento, tudo é lindo, bom e agradável, o chamado mar de rosas, depois de algum tempo esse “pileque” passa e começam os desencantamentos. Quem já foi ou é ainda casado que já não passou ou testemunhou essa situação em algum momento?

            O fato é que depois de algum tempo, talvez na famosa “crise dos sete anos”, seja necessário fazer um balanço. Encantamentos menos desencantamentos, se o saldo for positivo, significa que ainda existe encantamento então é válido investir mais nesse relacionamento, buscando ajuda, usando de criatividade, fazendo coisas diferentes como uma viagem de segunda lua de mel etc. Se o saldo for negativo, ou seja, mais desencantamentos  do que encantamentos e se ambos estiverem desgastados e infelizes, é melhor realmente repensar sobre o futuro da relação. Se ainda houver algum sentimento entre o casal , sempre é válido resgatar, caso contrário, com o passar do tempo só haverão mais e mais dissabores nessa relação.
  
              Quando ambos casam conscientes de objetivos comuns, há uma sincronicidade em relação a algumas ações que levam a realização dos mesmos. É necessária uma forte convicção de que durante o relacionamento deve haver sempre uma evolução pessoal, ou seja, que esse relacionamento os estão tornando pessoas melhores. Entretanto, quando o casamento parece um tabuleiro de xadrez e a competição fica mais evidente que o compartilhamento, é certo que em pouco tempo esse jogo de vaidades e egoísmos levará a um campo de batalha que terminará em tribunais.

             Casamento é muito especial e espiritual, é preciso compreender esse sentido para aprender a conviver e viver muito mais feliz e realizado. O casamento pode ser uma força motriz para o sucesso ou para o fracasso.






QUEM ESTÁ NO CONTROLE?
(Publicado em  25/02/2012)


 

                Somos seres vibrantes em movimento na vida. Não há como escapar de movimentar-se para viver a vida. Esse movimento só é possível por causa das emoções. Não conseguimos desenvolver nossos projetos sem emoções equilibradas.

              Você tem controle sobre suas emoções? Quantas vezes você perdeu oportunidades por não se controlar, ou por não ter uma postura adequada na hora que você mais precisava?

            Algumas pessoas perdem grandes oportunidades por não controlar suas emoções, pecam por excesso ou por falta. Mas, qual o real poder da emoção? Quem tem assumido o controle da sua vida nos momentos cruciais, você ou suas emoções?

              Se diante da necessidade de uma ação emergencial você paralisa de medo, quando sabe que poderia ter seguido em frente isso é um grande sinal de que suas emoções o dominam.

            Muitas pessoas são dominadas pelos seus impulsos emocionais, por exemplo, exageram na alimentação para tentar saciar a carência afetiva, exageram em prazeres momentâneos agindo sem nenhum racionalismo por puro impulso emocional, depois se arrependem, mas já se vêem novamente impelidos a repetir as ações decorrentes dos padrões emocionais novamente. Quantas pessoas com impulso violento têm grande dificuldade de reabilitar-se? Quantos destes foram condicionados a responder sob a pressão da violência com mais violência e não conseguem agir de outra forma?

“O início de um hábito é como um fio invisível, mas a cada vez que o repetimos o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, até que se torna um enorme cabo, e nos prende de forma irremediável, no pensamento e ação.”
 ORISON SWETT MARDEN

            Muitos desses comportamentos ou, melhor dizendo, condicionamentos, surgem de ações repetidas conscientes ou inconscientes e, quando esses condicionamentos, estão no controle da nossa vida nem percebemos nossas ações ou limitações. Por exemplo, quando uma pessoa tem o condicionamento de controle, ou seja, gosta de controlar as pessoas e as situações em volta, vivem criticando tudo por onde passam, são pessoas difíceis de agradar, nada as satisfaz e, fisicamente, somatizam dores de cabeça constantes que às vezes vêm acompanhadas de problemas digestivos. Pessoas condicionadas ao controle acreditam que podem mudar o mundo dos outros e não olham para o seu próprio mundo. Quando se conscientizam de seus próprios erros de comportamento e buscam ajuda para mudarem, diante de qualquer sinal de mudança acreditam que já mudaram muito e que o problema continua sendo o mundo e as pessoas em sua volta.

“Se você não gosta do que está acontecendo conosco no mundo, tudo o que você tem
que fazer é mudar sua consciência - e o mundo mudará para nós!”
LESTER LEVENSON

           
          Toda mudança requer movimento e todo movimento acarreta em algum momento resistência. Sair da inércia sempre é dolorido, sair da zona de conforto sempre requer grande esforço e, para isso, referências externas e atemporais se fazem presentes para evitar ao máximo a mudança. Muitas vezes deixamos de seguir em frente em direção ao nosso sucesso porque já fracassamos em outros momentos, ou porque pessoas nos atrapalharam, são exemplos de referências externas e atemporais, externas por responsabilizar outras pessoas, e atemporais, por usar referências passadas para impedir uma ação no presente que pode modificar positivamente o futuro.

            Quantas vezes agimos dessa forma? Quantas vezes nos vemos impedidos de agir por causa dessas referências externas e atemporais que, na verdade, enfatizam nossas emoções mais escondidas do medo do fracasso, ou por não nos sentirmos bons o suficiente para a ação necessária?

            Para fazermos diferente e seguir em direção a uma vida mais plena de realizações, é preciso movimentar-se e agir sendo honesto consigo próprio. Tudo o que ocorre é reflexo do mundo interior, ou seja, nossos padrões de pensamentos e emoções e, para termos resultados diferentes precisamos agir de forma diferente sem a postura de vítimas da vida, ao invés disso sendo totalmente responsáveis por ela.

            A responsabilidade pela sua felicidade é apenas sua.

            Boa semana! 



BESTEROLOGIA O ANO INTEIRO
(Publicado em 18/02/2012)



                Você conseguiria se fantasiar o ano inteiro para extravasar a alegria do carnaval em qualquer lugar?

                Parece insano, mas na verdade, vestimos fantasias o ano inteiro quando trabalhamos ou nos relacionarmos sendo diferentes do que gostaríamos de ser. Entretanto, no carnaval a grande maioria das pessoas, literalmente, extravasa suas emoções chegando a exagerar, o que leva a muitos o sofrimento pelos excessos praticados nesse período.

                Entretanto, o que eu realmente quero analisar agora são alguns elementos de comportamento e emoções positivas presentes no período do carnaval: alegria, irreverência e descontração. São ingredientes indispensáveis para esse shake de possibilidades.  Seria possível experimentarmos algum desses comportamentos ou emoções durante o ano inteiro?

                As forças existentes nessas emoções são magníficas, pena que, para a grande maioria, se tornam imperceptíveis em decorrência dos excessos que praticam. As forças ocultas na alegria e descontração, principalmente, são verdadeiramente milagrosas.

                Existem grupos de pessoas que têm “coragem” (ou deveria dizer “prazer”?) de se fantasiarem de figuras tão pitorescas e, no entanto, tão encantadoras que seguem pelos corredores de hospitais levando a mais pura e sublime alegria que, muitas vezes é capaz de curar a alma das crianças internadas nos hospitais.

                Pude testemunhar de perto a mágica acontecendo, esses queridos amigos “doutores da alegria” (especialistas em besterologia) inundando uma ala hospitalar como se provocassem uma onde de pura alegria e amor, transformando rostos sofridos e amedrontados de crianças doentes em gargalhadas e sorrisos lindos e inocentes, capazes de fazer a vida valer muito a pena. Para esses profissionais o lado bom do carnaval dura o ano inteiro, a descontração, a alegria, a irreverência, a mágica e o desprendimento são acompanhantes inseparáveis desse sublimes anjos de nariz vermelho, tez engraçada e coração transbordante.

                Fico pensando... aí estão pessoas que sabem viver a vida, valorizando o amor com a prática direta e muito eficiente, fazendo o bem, usando uma fantasia para extravasar a alegria e curar ao mesmo tempo – isso é o céu? Não sei, mas bem que poderia ser, você não acha?

                A verdade é que poderíamos levar esse lado bom do carnaval para as nossas vidas, distribuindo alegria e descontração, deixando a nossa vida e a vida das pessoas mais leves e felizes.

              Poderíamos olhar o carnaval com um olhar mais ameno, vejo pessoas criticando demais, e sofrendo com os excessos alheios, poderíamos perceber que nos momentos de extravasar a alegria, muitos acabam se prejudicando com os excessos em todos os níveis, ultrapassando todos os limites de ser humano e acabam colhendo frutos disso. Quanto a isso não há nada o que se fazer. Entretanto, podemos olhar as coisas de forma mais positiva e extrair o melhor, tudo é para o bem, tudo é para ser bom, porque muitos complicam tanto?
  
                É para ser feliz seguindo os blocos? Seja!

                É para ser feliz participando da escola de samba? Seja!
  
                É para sentir o coração bater mais forte com o som da bateria? Sinta!

           Mergulhe no enredo, contagie-se pela alegria do carnaval mesmo que esteja trabalhando, dançando, participando, brincando ou apenas assistindo, permita-se esse contágio e pense no que você poderia levar para o seu dia a dia para viver e contagiar as pessoas com a alegria desses momentos. Tenho uma sugestão para começar - um largo e lindo SORRISO já seria fabuloso.
              
                Curta o CARNAVAL e sinta-se muito feliz!!!

MUITO ALÉM DA ARREBENTAÇÃO
(Publicado em  11/02/2012)





            Existem momentos na vida que parece que tudo fica muito difícil e todas as ações parecem requerer mais esforço do que nunca e, mesmo que nos empenhemos dando o máximo, parece que não saímos do lugar, e que a cada ação investida grandes ondas nos ameaçam como se pudéssemos ser engolidos a qualquer momento.
            
         Esse é o momento mais propício para termos calma e persistência mantendo o olhar no objetivo, pois estamos atravessando a “arrebentação”, aquele movimento tenso, tribulado e agitado na vida que precede um mar mais calmo e sereno, porém cheio de surpresas e grandes  tesouros escondidos no fundo do oceano, nosso eu mais profundo.
           
          Nessa árdua travessia muitas vezes nos defrontamos com antigos fantasmas, pessoas ou  situações que se repetem, comportamentos que se repetem e que muitas vezes fazem com que nós adoecemos... Entretanto, é nesse preciso momento que devemos buscar força no mais profundo do ser para continuar a “nadar” em direção ao nosso objetivo, ao momento de descanso para alcançar o tesouro que está oculto nas profundezas desse mar de possibilidades.
            
             Muitos se deixam levar pela força da correnteza, se entregam a vícios, prazeres e toda sorte de situações que os desconcentram da jornada. Outros desistem, pois o esforço sem convicção torna fraco o impulso que leva à realização de um desejo. Alguns, nem se aventuram, pois já se conformam com a própria fraqueza e limitação e ainda olham tudo com ceticismo e pessimismo. Mas, existem aqueles que têm um desejo tão lúcido e uma convicção forte o bastante que os levam nessa aventura para além da “arrebentação”, pois sabem que ao final de todo esse esforço existem tesouros a serem colhidos.
        
       Você já passou por algum momento em sua vida que teve que atravessar uma forte “arrebentação”? Como você se comportou? Qual foi o seu resultado?
     
          Se você acha que não conseguiu agir do jeito que deveria, pense no seguinte: Como você gostaria de ter agido? Qual comportamento você gostaria de apresentar naquele momento?

           O que o está impedindo de ter o comportamento desejado hoje? Há algo que possa fazer para mudá-lo conforme o seu desejo?
  
          Muitas vezes os nossos pensamentos e sentimentos nos entrelaçam em histórias que se repetem  e parece que vivemos constantemente tentando sair da “arrebentação”, lutando com “ondas gigantes” de medo, hesitação e pessimismo. É preciso e, eu diria urgente, que haja uma mudança nessas memórias que guardamos. É preciso aliviar o peso dessas lembranças ao máximo possível mudando a forma de viver e ver a vida.

            Para que serve guardar na memória lembranças de dor, sofrimento que só contribuem para reforçar a mágoa, ressentimento ou o medo? Que isso tem trazido para sua vida até agora?

           Essas memórias nos tiram as forças das convicções positivas poderosas  e capazes de romper qualquer “arrebentação” na vida, que nos leva a grandes momentos de satisfação e felicidade.
   
              Nunca deixe que nada reforce a memória da sua dor. Se é para lembrar da dor, procure vê-la por um ângulo diferente, o ângulo da superação, não se sinta vítima de nada e não queira ser vítima de nada contanto sua história de sofrimento, dores, doenças e insucessos. Sabe o que você vai ganhar se continuar contando o drama da sua vida? Mais disso, ou seja, mais dores, sofrimentos, doenças, insucessos etc. É isso que você quer?
    
           Acredite, em alguns momentos sabemos que não podemos vencer o mar da vida, mas aqueles que sabem dos seus limites e se preparam diariamente para superá-los, atravessam qualquer “arrebentação” ilesos, tornando-se grandes seres vitoriosos.
     
                 Seja firme no seu ideal!!
          
                 Ótima semana!!






DE QUEM É A CULPA?
(Publicado em 04/02/2012)



                   Quantas vezes nos pegamos pensando sobre a culpa de alguém por algo que estamos sofrendo agora? Quantas vezes nos pegamos acusando circunstâncias por nossos fracassos? Já parou para pensar que se sentir culpado e acusar os outros não lhe trouxe felicidade nem soluções?
             
                E isso é uma das coisas que a culpa traz – inércia e infelicidade, tanto para os que culpam os outros, quanto para os que se sentem culpados pelos problemas que estão vivenciando.
                
                     É necessário substituir o sentimento de culpa pelo de responsabilidade, pois responsabilizar-se leva à ação, e a ação leva à soluções onde todos e inclusive você mesmo ficará mais satisfeito.
              
                Se me responsabilizo por algo que está acontecendo, eu estou dizendo para mim mesma que posso e devo fazer algo para mudar a situação. Quando me responsabilizo e me movo em direção à solução tudo o que se faz necessário para essa solução começa a ser atraído para em decorrência dessa nova postura que escolhi tomar.
             
            No entanto, quando entro no campo da culpa (minha, dos outros ou das situações) eu fico paralisado esperando que algo aconteça, remoendo fatos e atitudes e, tudo o que eu consigo com a inércia que a culpa me proporciona, é mais insatisfação e problemas.
         
                Você já se responsabilizou por alguma situação desagradável que vivenciou? Qual foi sua postura? Você ainda se sente culpado? Você culpa alguém ou alguma circunstância? Você consegue se responsabilizar pelo o que está acontecendo agora que o está incomodando? É possível tomar uma ação diferente para mudar a situação que está vivendo agora?
                
                         Já pensou que tudo poderia ser diferente se as pessoas se responsabilizassem por tudo que acontecem em suas vidas? Não somos vítimas de absolutamente nada que ocorre em nossas vidas, temos sempre responsabilidade, mesmo quando batem nos nossos carros ou nos assaltam, pois há sempre algo oculto em nosso subconsciente que atraiu essa situação. Se houver responsabilização quanto à qualidade dos pensamentos, por exemplo, evitaríamos mais de noventa e cinco por cento dos problemas que vivenciamos em nossos dia-a-dia.
                
                        Responsabilizar-se significa entre outras coisas,  posicionar-se diante do que queremos em nossa experiência cotidiana. Os eventuais acontecimentos agradáveis ou desagradáveis que não estavam programados só denotam o que realmente está no oculto do nosso subconsciente.        Tudo o que sentimos ou pensamos sedimenta no profundo do nosso subconsciente e se transforma em memórias que, mesmo que não lembremos, ficam vibrando e atraindo situações similares no nosso dia-a-dia. Quero dizer que ficam atraindo situações que se repetem, porém com novos personagens. Quando há responsabilização ao invés de culpa o próximo passo é sempre a ação, alguma atitude que possa ser tomada para mudar ou reparar a situação e esse é um dos segredos do sucesso.  
                
                             É preciso observar o que está ocorrendo a nossa volta e perceber se não há alguma situação que está se repetindo. Essa repetição é um indício de memórias não resolvidas, sentimentos de culpa e ressentimentos que trazem os mesmos fatos e histórias, mudando apenas os personagens.
                 
                          É imprescindível se responsabilizar e agir, tomando posse do próprio sonho, procurando uma forma de se livrar definitivamente dessas antigas memórias mudando completamente o padrão de pensamentos, palavras, ações e sentimentos. Deixar de assumir uma postura de vítima que nunca leva a lugar nenhum.
                
                        Liberte-se dos padrões que se repetem na sua vida mudando de comportamento. Aceite o fato de que sua felicidade só depende de você das atitudes que você se compromete a ter diante dos fatos.
                 
                          Você ainda pretende ficar julgando, culpando e criticando os outros? Será que isso lhe trouxe algum ganho até agora?
                
                       Parafraseando Saint-Exupéry : você é responsável pelo que cativas, sejam sentimentos bons ou maus. E isso é o que surte reflexos em sua vida cotidiana.
                
                           É possível encontrar um caminho diferente a seguir e ele começa dentro de você mesmo!!
                
                           Seja responsável pela sua própria felicidade!!!
                
                           Excelente semana!!



É HORA DA VIRADA
(Publicado em 29/01/2012)



                Você vive reclamando, vive preocupado com tudo, ou desmotivado com a sua vida?

                Até quando você pretende viver dessa forma? Onde esse comportamento vai te levar? Ou você acha que a “culpa” de tudo que está vivendo é dos outros?

                É necessário responsabilizar-se pela própria vida, principalmente, pelo comportamento que se forma conforme a qualidade dos pensamentos e emoções que se cultivam.

                Mudar é preciso. É preciso reconhecer as próprias dificuldades e barreiras, é preciso ter coragem o suficiente para mudar e fazer diferente tudo o que tem sido feito até o momento. Por que não fazer diferente? Por que não modificar rotinas? Por que não se abrir a novas possibilidades?

                O que vem te impedindo de ser verdadeiramente feliz? O que ocorre no seu comportamento que está possibilitando esses fatos que o deixam triste ou o impedem de ter uma vida melhor?

                É hora da virada!!!! Mude, aja numa direção diferente que o leve realmente a um caminho mais pleno.

                Isso não é impossível, isso pode ser plenamente realizado, mas tudo acontece a partir de você, dentro de sua consciência. Não culpe os outros e não se culpe, apenas se responsabilize e tenha ações para corrigir tudo o que estava errado em você mesmo.

                Quanto tempo você perdeu por se esconder por trás de seus medos e incertezas? Quantas vezes você culpou os outros ou as circunstâncias pelos seus fracassos? Você realmente pretende continuar agindo assim?

                Perceba agora se você não costuma fazer isso em pequenos detalhes, em pequenas coisas, ou se faz naturalmente.

                Você é o único responsável por fazer sua vida feliz, ninguém pode fazer isso por você. Até quando você ficará esperando por isso?

                Utilize lembranças positivas e benéficas para ter um impulso para tomar novas ações. Não fique se lamentando pelos fracassos, pois você é completamente livre para fazer tudo de outra forma e com a possibilidade de ter muito êxito.

                Pense sempre em soluções e não em problemas. Não queira fazer “doutorado” dos problemas que você vivencia. É muito melhor viver em busca de soluções, essa é a melhor maneira de encontrá-las. Lamentar-se, reclamar, repetir sobre os problemas não o levarão às soluções.

                Seja grato pelas coisas boas que já recebeu e vivenciou. Reconheça os benefícios que já teve na vida. Ninguém tem uma vida completamente cheia de fatos ruins, existem também os bons momentos, tire algum tempo para relembrar esses momentos e agradeça por cada um deles, isso pode fazer toda a diferença ao descobrir que há muita coisa pelo que ser grato.

                Tenha um objetivo, saiba aonde você quer chegar. Trace um plano para alcançá-lo. Um barco sem rumo é levado por toda sorte de vento ou correnteza a qualquer lugar, desde pedras até à ilhas desertas e não é isso que você quer, é?

                Não tenha medo, tome outro rumo, se permita fazer novas descobertas...Essa é a hora da virada!!!

                “A mudança é um ato de fé. Nasce da luta entre o velho e o novo”  Autor desconhecido

               
                Quero agradecer do fundo do coração a todos os leitores que entram em contato por email para dividir suas experiências ou opinarem sobre esses textos, é maravilhoso saber que, de alguma forma, esse trabalho tem ajudado e distribuído palavras de fé e otimismo à vida de muitas pessoas. Muito obrigada pelo carinho meus amigos leitores!! Um forte abraço a todos!!




TRANQUILIDADE, VOCÊ SABE CONVIVER COM ISSO?
(Publicado em 14/01/2012)




                Imagine uma vida tranqüila, organizada, plena, pacífica, sem nenhum problema, tudo em pleno funcionamento e harmonia, você feliz, convivendo com pessoas educadas e também satisfeitas com os seus trabalhos, onde as regras de convívio são totalmente respeitadas... Parece sonho, não é? Mas, existem pessoas que não conseguem viver nem um terço dessa situação harmoniosa. Sabe por quê? Porque muitos estão acostumados à vida agitada, cheia de acontecimentos, que nem sempre são problemas, mas o vício de problema é tão grande que conseguem transformar simples acontecimentos em grandes problemas.

                Acredito que um dos primeiros sinais para identificarmos pessoas viciadas em problemas são as que insistem em se preocupar e vivem ansiosas. Vejo pessoas se preocuparem excessivamente com coisas corriqueiras, e sempre que o objeto da preocupação se resolve no momento, encontram outra coisa para se manterem preocupadas e o resultado é quase sempre ansiedade, irritabilidade e insatisfação. Essas pessoas ainda costumam dizer para as pessoas que são mais tranqüilas que resolvem suas situações com mais equilíbrio: Você é calmo demais, não sei como você aguenta!!

                Essas pessoas tendem a somatizar doenças como hipertensão, por exemplo, e se acostumam a viver com um nível de estresse muito alto. Não conseguem conviver com equilíbrio, buscam e sempre encontram algo com que se preocupar ou se aborrecer. O que na maioria das vezes, se trata de coisas insignificantes ou corriqueiras. Têm grandes dificuldades para relacionar-se, porque acabam brigando com todos por sua própria impaciência, se tornam muito críticos da vida e das pessoas.

                A pergunta essencial que deveríamos fazer diante de acontecimentos difíceis é: o que a minha emoção (medo, ansiedade, raiva, tristeza etc.) vai trazer de solução para essa situação agora? Se eu continuar me preocupando com o problema ele vai se resolver?

                É preciso aprender a viver com foco nas soluções e não nos problemas, isso gera menos estresse e menos aborrecimento. Normalmente, por se perder muito tempo  conjecturando sobre o problema, ocorre o bloqueio da solução. Tudo tem solução, só não se consegue ver imediatamente porque a preocupação inebria a sua percepção. Mas quando se deixa a tranqüilidade conduzir à solução, esta surge rapidamente trazendo equilíbrio e algum aprendizado. Muitos se desesperam diante de problemas e, normalmente, é alguém com mais tranqüilidade que vê de fora do problema que acaba encontrando a solução, mas este não é o único caminho, pois é possível a cada um encontrar qualquer solução necessária através de uma postura de tranqüilidade.

                Todos os fatos que nos ocorrem na vida, são apenas fatos, se são bons ou ruins depende da postura que se quer ter diante da vida. Quando se olha para os fatos com tranqüilidade, os mesmos podem se transformar em grandiosas lições, mas quando se olha com preocupação excessiva e estresse, esses mesmos fatos se tornam em verdadeiros “caos” na terra provocando muito sofrimento.

                Como você tem olhado para os fatos da sua vida ultimamente? Você tem muita preocupação com os acontecimentos? Você se acha um ímã de problemas? Você acha que se tivesse mais tranqüilidade tudo poderia ser diferente e melhor?

                É possível aprender a viver com tranqüilidade, mas é necessário um esforço maior para conseguir ver a vida como ela é com infinitas possibilidades, colorida pelos acontecimentos que surgem para nos tornar mais fortes e felizes. Tudo existe para que possamos aprender a viver vendo a vida como ela é cheia de aprendizados e lições para que consigamos contribuir com as pessoas doando ao mundo o que se extraiu dessas experiências.

                Equilíbrio só chega quando, com tranqüilidade, se vê os acontecimentos como apenas acontecimentos, nem bons, nem ruins.

                Não há nada que possa mudar a sua vida a não ser você mesmo e a postura que você tem diante dos acontecimentos.
                Boa semana!





NATUREZA SOLAR
(Publicado em 07/01/2012)




              Nosso astro rei é responsável pela manutenção da vida em nosso planeta e, faço justa homenagem a esse, que nasce infalivelmente todas as manhãs, distribuindo luz e beleza para todos os seres vivos, ou melhor dizendo, para todo esse planeta vivo do qual fazemos parte.



                Façamos uma pequena reflexão sobre a natureza solar.



                O Sol, uma estrela de quinta grandeza, localizada no centro de nosso sistema planetário, mantém tudo girando em torno de si utilizando a lei da atração magnética com perfeita sintonia sideral, pois nenhum dos planetas se chocam e tudo se mantém a uma distância muito harmônica entre si.



                Em nosso planeta, os raios do Sol são responsáveis pela vida que brota na terra e a faz florescer. Que aquece e gera energia abundante inesgotável, mesmo que ainda pouco aproveitada. Sua vida é servir a todos, sem distinção, mesmo sendo o rei do sistema. O Sol simplesmente é o que é, e faz todos os dias o que tem que fazer, dando o máximo de seu brilho que, para nós é a medida certa, sem cobrar nada de volta.


                Agora, comparando, reflita: em que momento você pode ter perdido sua natureza solar? Em que momento você deixou de servir às pessoas, dando o melhor de suas qualidades, seja cozinhando, escrevendo, limpando, ensinando etc.? Em que momento você deixou de brilhar ou de apresentar aquele brilho nos olhos perceptível em pessoas brilhantes?

                Nascemos para brilhar e o Sol, muitas vezes cultuado como um deus em culturas antigas, traz essa bela lição. Ele emite sua energia que não só gera e propicia a vida, como também torna-a mais bela. Você veio para tornar a sua vida e de todas as pessoas do seu convívio mais bela. Você está exatamente onde está para aprender e ensinar algo, para ter mais brilho, para levar mais energia, alegria e beleza durante a sua caminhada. Você está aqui lendo este texto, porque existe algo dentro de você que quer ser expresso, quer desnudar-se em brilho de alegria, paz, amor e que quer ser compartilhado.

                Quando os primeiros raios de sol atravessam nossas janelas pela manhã encontra coisas no quarto inerte e aparentemente sem vida e deixa tudo mais belo e artisticamente iluminado! É um verdadeiro espetáculo diário poder assistir o sol derramar seus raios sobre tudo, transformando a noite enigmática e misteriosa no dia belo, brilhante e desnudado.

                Quando a sua natureza solar se desnudar em você é possível perceber o brilho nos olhos, o sorriso estampado no rosto e uma sensação de bem estar e alegria.

                Para desnudar a sua natureza solar é preciso conhecer a si mesmo, encarar os próprios sentimentos não segurá-los mais, deixá-los ir, e permitir que sua essência pura e iluminada amanheça na sua consciência. É preciso se amar, acima de tudo, pois sem essa chave não poderás abrir a janela da vida para ver o sol brilhando.

                No verão, estação do auge solar para nós, muitas pessoas aproveitam e fazem festa para esta estação animada, uma forma amena de culto, mesmo sem consciência disso. As pessoas ficam ativas, extrovertidas, calorosas e expressivas, sem dúvida é uma estação muito especial, é uma estação de grande celebração e festejos.

                É maravilhoso ver o pôr-do-sol, principalmente nessa época, e é curioso que, mesmo sem nenhuma combinação prévia, muitas pessoas em praias ou montanhas, ao assistirem esse espetáculo natural aplaudem esse momento belíssimo que é repetido há mais de milênios.

                Os mesmos aplausos rendemos às pessoas brilhantes que encontramos em nossas vidas.

                Viva o verão, viva a vida!!

                Aplausos para você brilhante leitor!

                Lembre-se: “Quando o Sol bater na janela do teu quarto lembra e vê que o caminho é um só!”   
                                                                                                                            Renato Russo
 








O QUE ESPERAR DE 2012?
(Publicado em 31/12/2011)





                Com a chegada de 2012 temos ouvido muitas histórias a respeito do fim do mundo e etc. Mas, o que realmente vai acabar em 2012. O que você gostaria que acabasse em 2012?



                Sabemos que o planeta está passando por mudanças e não é só porque o homem o está poluindo ou destruindo, nosso sistema caminha suavemente para o núcleo da nossa galáxia onde está um conjunto de sóis de primeira grandeza (lembrando que o nosso sol é uma estrela de quinta grandeza) e isso significa que muitas mudanças ainda irão ocorrer. Mas, não vamos entrar em pânico por causa disso, isso já está ocorrendo e levarão algumas centenas de anos para nós chegarmos ao centro da galáxia.



                Observe o mundo, as civilizações das cidades mais antigas do mundo estão protestando e se libertando de regimes radicais centenários que subjugavam suas vidas. Povos que se acreditava não erguer a voz contra os governos ditatoriais ergueram, não só a voz, mas também o punho e suas vidas em nome da liberdade que queriam experimentar. Esse foi o começo do “fim do mundo” deles, para um começo muito mais promissor e com igualdade de oportunidades. É a revolução na consciência do ser, nascido para ser livre, crescer e não para ser subjugado por ninguém.



                Observe a tecnologia, quanta coisa maravilhosa! Nada mais fica restrito a si mesmo ou aos seus familiares, pois a internet transformou nosso imenso planeta numa simples “aldeia”, as informações chegam quase instantaneamente, podemos ver tudo o que ocorre, porque sempre tem alguém com um celular gravando tudo para mostrar ao mundo. Há uma revolução na arte, pois a internet tem revelado escritores, músicos, cantores e artistas de todos os gêneros, é possível falar com o autor do livro pelo Twitter, ou tê-lo como amigo no Facebook, um verdadeiro show de acessibilidade e compartilhamento de ideias. O que mais teremos em 2012?


                Na minha humilde visão, teremos que aprender a viver mais solidários, nossa “aldeia global” não terá mais espaço para tantas desigualdades, pois todos deverão ter acesso à tecnologia e ao conhecimento para ser compartilhado, nada mais ficará para si mesmo, tudo é de todos e para todos. Essa será uma grande revolução.

                Vemos a Europa, tão estável, sucumbir tendo que se unir e trabalhar em equipe junto a países que sempre desconsiderou para não sofrer um colapso maior. Vemos a “potência” EUA, conhecer mais uma vez o sentido da palavra crise, desta vez com dificuldade de sair dela, pois não consegue mais tirar vantagem da falta de informação de outros países (subdesenvolvidos) como fez no passado, pois esses países hoje estão mais informados dos fatos e das intenções.

                O que resta aos que já foram grandes potências nesse 2012?

                Deixar que o seu mundo “tão superior aos outros” se destrua e um mundo mais solidário econômica, social e politicamente ressurja com o sentido de “tudo para todos em todo o mundo”.

                É na consciência e no pensamento que 2012 promete suas grandes transformações.

                Vamos trazer essas mudanças para o nosso mundo pessoal?

                O que está presente em seu comportamento hoje, que precisa ser mudado? Até quando você vai manter esse comportamento que o está condicionando à vida que você tem agora? O que precisa ser mudando?

                Tenha coragem, saia da zona de conforto e transforme sua vida. Repense, reflita, e aja em direção à mudança que se faz necessária. Não se permita continuar tendo os mesmos resultados de sempre, busque mudanças, saia do lugar e faça alguma coisa. Nosso planeta está se movimentando e as mudanças estão ocorrendo, os povos estão tendo que se adaptar ao novo, estão tendo que rever seus conceitos e atitudes perante o mundo, os governos mundiais estão tendo que se adaptar às novas circunstâncias da nossa “aldeia”.

                E você, o que você pode fazer para mudar e se adaptar nesse novo mundo a partir desse ano novo?

                Não tenha medo, pois você vem mudando e se adaptando desde que nasceu, agora é hora de fazer isso com mais consciência.

                Viva à mudança! Um ano de 2012 maravilhoso para todos nós!!!


EMANUEL - DEUS CONOSCO
(Publicado em 25/12/2011)



                Não é este o grande significado do Natal? O Amor Divino se manifestando em um menino com a finalidade de despertar as consciências adormecidas no medo e subjugação?
                Para muitos, o Natal é apenas uma festa comercial, tempo de troca de presentes, de lucros para lojistas ou apenas uma festa tradicional. Entretanto, poucos param para buscar um sentido mais espiritual para essa festa aparentemente comercial.
                Para você, o que simboliza o nascimento de Jesus, a vinda do Cristo?
                “Cristo” é uma palavra que vem do grego “Christus”, que significa “o ungido”. A mesma palavra em hebraico é “Messias”. Qual o real significado para nós, dois mil e dez anos depois?
                Seu nascimento representa “Emanuel” – Deus conosco. Jesus chegando com toda simplicidade e humildade para se doar completamente ao mundo. Seu nascimento se deu há dois mil e dez anos atrás, mas nós continuamos a comemorar seu nascimento. Houve em sua vida a promessa que ele estaria conosco até a “consumação dos séculos”. Como se daria isso? Quando ele está conosco?
                O Cristo vem aos homens sempre que a consciência humana compreende um pouco de Deus e sua natureza através de seus ensinamentos aplicados na vida cotidiana.
                Cada vez que se compreende o ensinamento de Cristo sobre Deus, o Cristo nasce na consciência humana e esta recebe a graça e contempla a paz, harmonia, abundância e cura.
                Para os estudantes religiosos que intimamente buscam Deus e a compreensão de seus ensinamentos, o Natal acontece todos os dias, a qualquer momento ou lugar.
                Ao nascer o Cristo, através da compreensão, chegam os presentes. E nesse momento há algo de curioso e interessante. Os reis magos, sábios, presentearam o menino Jesus, foram guiados até ele por uma estrela muito brilhante.
                Hoje, o Natal chega com toda a sua luz, enfeitando árvores, casas, ruas, etc. Toda essa luz não muda o que já está pronto, não muda a árvore, nem a casa, nem as ruas, mas os REVELA e os embeleza. É assim que a Luz do Cristo opera em nossas vidas – através de nossa consciência, revelando, à luz da compreensão, uma nova visão do mundo em que vivemos.
                O que é ter o Cristo conscientemente em nós?
                Segundo Chet Manchester, cientista cristão, “o Cristo é uma luz na consciência e quando acolhemos essa luz e lhe somos receptivos, ela substitui o medo, a dúvida e a crítica pelo amor, esperança e confiança – tão naturalmente como a luz dissolve as trevas. Essa luz do Cristo também cura”.
                Assim, o Cristo deve ser concebido todos os dias na consciência humana. Seu nascimento dentro de nós transcende toda treva de discórdia e incompreensão, fazendo amanhecer em nós Vida, Verdade e Amor.
                Disse João: “Deus é Luz, e nele não há trevas nenhumas”. Poderíamos entender assim, Deus é compreensão e nele não há dúvidas, nem confusão nenhuma.
                Desejar que Cristo nasça em nossa consciência é, também, compreender o sentido da unidade da vida do Cristo e de Deus em nós. Jesus disse: “...porque eu vivo, e vós vivereis... estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós”.
                Diante desta compreensão, os presentes chegam...
                Os presentes foram oferecidos ao menino ungido pela sua luminosa chegada. Quando o Natal chega em nossa consciência, recebemos presentes como boa saúde, abundância nos negócios e na vida, harmonia, proteção e paz.
                O fato de doar presentes aos amigos e parentes, representa presentear o Cristo recém-nascido na consciência do outro. Esse é o verdadeiro sentido da doação dos presentes. Portanto, ao entregar seus presentes, pense no seguinte significado:
                “Ofereço-te este presente saudando o Cristo que acaba de nascer em você – cumpra com todo amor sua tarefa através de seus dons nesta vida, aqui e agora”.
                Feliz Natal!! Que o Cristo renasça agora em sua consciência e em seu coração.


“SENTIMENTOS ENTERRADOS VIVOS NUNCA MORREM”
(Publicado em 17/12/11)



                Nas proximidades do final do ano, muitos fazem uma reflexão sobre o que têm feito em suas vidas numa espécie de balanço anual. Porém, poucos, eu diria raros, se vêem satisfeitos com suas vidas, muitos se deprimem por não ter alcançado os objetivos, não terem realizado o sonho de abrir um negócio, fazer uma grande viagem ou ser promovido, por exemplo, e não terem cumprido metas como parar de fumar, emagrecer ou ser mais tolerante com as pessoas. Mas, o que realmente impede ou impediu que essas pessoas realizassem seus desejos e sonhos? Qual é o fator que determina o êxito ou o fracasso em suas vidas?

                Os sentimentos que armazenamos decorrentes de situações passadas desde a infância nos impedem ou nos impulsionam à determinadas atitudes, mantendo crenças limitadoras ou nos alavancando para além de nossos limites.

                São os sentimentos que nos movem em direção ao que queremos alcançar ou nos deixam estagnados exatamente onde estamos.

                Sentimentos que insistimos em não enfrentar, ou seja, que não queremos sentir e, por isso os reprimimos é o verdadeiro “sepulcro caiado” mencionado por Cristo. Lindo por fora, mas que esconde algo que está apodrecido por dentro. Não reprima seus sentimentos, tenha coragem de aceitá-los e deixá-los ir embora. Não os esconda de você mesmo, pois isso só o prejudica e o mantém em estagnação.

                São esses “sentimentos enterrados vivos”, ou seja, sentimentos mal resolvidos que fomentam a maioria dos insucessos que experimentamos, seja na saúde ou na profissão, seja até mesmo no relacionamento.

                Não seja resignado com os seus sentimentos, pois também é uma forma de agravar os problemas, por isso muitas vezes é necessário procurar a ajuda de alguém habilitado o suficiente para fazê-lo encarar esses sentimentos, clareando a sua visão de mundo para que você vivencie exatamente tudo o que sempre quis. Não pense que sofrimentos vivenciados no passado que  nem sempre são lembrados, não influenciam a sua vida hoje. Reflita sobre você e sua vida de hoje e veja se na sua história não está repetindo um padrão de comportamento de alguém como seu pai ou sua mãe?

                Veja se você hoje não tem o sucesso almejado porque na sua infância não ouvia muitas vezes as seguintes frases: “esse menino (a) não faz nada direito!”; “do jeito que é preguiçoso (a), não vai conseguir nada na vida!”; ou ainda, se você cresceu ouvindo as frases: “trabalhar muito para ganhar muito pouco, a vida é injusta!”; “trabalhar é muito difícil e árduo”; ou ainda “é preciso sacrifício para se ter muito dinheiro”; “dinheiro não traz felicidade”.

                São frases comuns e carregadas de sentimentos fracassados que geram e criam padrões de dificuldades em diversos setores da vida. Resultado de “sentimentos enterrados vivos que não morreram”. Imaginem a quantidade de pessoas talentosas que se encontram inertes por não conseguirem realizar seus objetivos, como se existisse algo que as tivessem impedindo de fazê-los.

                Se você se esforça ao máximo para realizar seus objetivos e se sente muito cansado por não conseguir realizá-los, pare e reflita agora. Quais os sentimentos mais íntimos que você evita encarar? Observe-os, sinta-os e os deixe passar, solte-os de dentro de você, mas nunca os enterrem no seu coração, pois essa é a fonte de toda a sua dificuldade. Se não conseguir sozinho busque ajuda, mas não deixe sua vida escoar para o insucesso, deixe-a fluir naturalmente para a felicidade.

                A felicidade faz parte da sua natureza, por isso dizemos “quero ser feliz” e não “quero me sentir feliz”. Na primeira frase, a mais utilizada, a felicidade faz parte naturalmente do ser, é como uma só unidade na nossa seidade. Na segunda frase, menos proferida, a felicidade tem o sentido de algo a ser ainda experimentado, não faz parte de nós, deve ser buscado. Portanto, a felicidade faz parte de você, por isso,  clareie o céu da sua vida, dispersando as nuvens negras de sentimentos antigos e se permita experimentar o direito a escolher o que sentir.

                “Sentimentos enterrados vivos nunca morrem” Karol Truman

                Tenha bons sentimentos!!!


A FELICIDADE É DE CADA UM
(Publicado em 10/12/11)



                É fato que todo mundo deseja a felicidade e é fato também que todos depositam em alguém ou em alguma coisa essa tal felicidade. Por que parece tão difícil encontrar essa tal felicidade e por que parece um sonho tão distante muitas vezes?

                A felicidade não pode ser alcançada enquanto a depositarmos nas mãos de outra pessoa ou de uma determinada situação. Por exemplo, uma pessoa que acredita que somente será feliz quando se casar, está depositando no seu par a sua felicidade, o que faz com que entre na relação com as vibrações de carência, pondo em risco o sucesso do casamento. Sua postura deveria ser: “Sou feliz e quero compartilhar essa felicidade fazendo a pessoa que amo muito feliz também”.  Se ambos, entram nessa relação com a mesma intenção o casamento será um verdadeiro mar de alegrias.

                Outra situação é a de pessoas que acreditam na felicidade somente depois de serem bem sucedidas, mas levam a vida inteira num estado de inércia, onde não agem em direção ao seu sonho, tornando-se pessoas frustradas tristes, críticas, e que utilizam desculpas que só servem para disfarçar a própria fraqueza de propósito. Se essa pessoa que acredita que somente será feliz quando melhorar financeiramente passar a agir e trabalhar efetivamente para isso, certamente alcançará o almejado, pois o fato de agir em direção à sua felicidade já é um grande exercício para a mesma.

                Analise agora a sua vida e suas atitudes, você tem depositado sua felicidade em alguém ou em alguma situação? Se a sua resposta for afirmativa, eu te pergunto: você é feliz agora? Você já experimentou a felicidade em algum momento? Quais foram os momentos da sua vida em que você se sentiu intensamente feliz?Esses momentos devem ser o parâmetro para os condicionamentos para a felicidade.

                Não devemos esperar que algo de maravilhoso aconteça para sermos felizes. Devemos aprender a reconhecer, diariamente, o quanto somos felizes. Um dos segredos para nos condicionarmos à felicidade é exercitar o poder do agradecimento. Você agradece por tudo o que você tem? Você agradece pelo que você é? Você agradece por acordar todos os dias, você agradece pela saúde que tem? Você agradece pelos familiares que possui, mesmo que viva se desentendendo com eles, já se imaginou completamente sozinho, como seria triste, não é?

                Crie o hábito de agradecer por tudo o que acontece contigo, coisas boas ou não, pois até as coisas que não são boas podem ter algum ensinamento para você. Quando criamos o hábito de agradecer, começamos a abrir espaço para forças poderosas ocultas em nós, onde o estado de felicidade vai se tornando, gradativamente, natural e não um estado a ser perseguido.

                Se você acha muito difícil ser feliz, ou que é algo tão distante para você, experimente esses dois exercícios. Primeiro, faça uma lista escrevendo todas as coisas pelas quais você precisa agradecer. Pessoas, objetos, situações. Por exemplo, alimento, casa, lar, amigos, parentes, trabalho, família, situações de trabalho, relacionamento etc. Todos os dias, durante uma semana, acrescente a sua lista motivos para agradecimento. Ao final de uma semana observe como se sente e observe o tamanho da sua lista.

                O segundo exercício é bem simples, por alguns instantes ao acordar e ao deitar, sente-se, feche os olhos e sorria. Observe o seu corpo quando sorri, observe o sentimento que lhe vem quando sorri, fique assim por alguns instantes e depois se lembre de algo que o fez muito feliz há algum tempo atrás. Se quiser estender o exercício, sorria para você mesmo diante do espelho, é uma forma de você se condicionar a sorrir e se sentir feliz. Não fique parado! Vamos ao trabalho!

                A felicidade nunca estará em lugar nenhum a não ser dentro de você mesmo!

                Dentro de você há um espaço infinito e quase todo inexplorado. Não tenha medo de se conhecer, pois certamente você irá se surpreender.

                Sinta-se feliz agora!!

                Muito obrigada!!



“BEM ESTAR” ESTÁ NA MODA?
(Publicado em  03/12/2011)



                Tenho visto muitas pessoas em diversos segmentos profissionais falarem de “bem estar”, mas será que sabem, exatamente, do que estão falando?

                A expressão “bem estar”, tem o mesmo sentido de  “ter disposição” ou “estar aconchegado” e “confortável”.

                E essa expressão quer dizer muito, pois sentir “bem estar” é necessário mesmo quando se fala em doença incurável. Mesmo um paciente com câncer, por exemplo, tenta viver com algum bem estar, ter alguma qualidade de vida, amenizando o sofrimento apesar do medo que a doença lhe proporciona.

                Falamos de “bem estar” na arquitetura, onde os ambientes devem ser preparados para proporcionar essa harmonia; falamos de “bem estar” nas clínicas de estética quando, cuidar da aparência só não basta, tem que se estar internamente bem; falamos de “bem estar” nas escolas, onde as crianças necessitam de um espaço para desenvolverem habilidades muito além do aprendizado convencional, embora esse ainda seja um movimento lento, porém crescente na atualidade; falamos de “bem estar” nos hospitais, onde só o desaparecimento da dor não proporciona o a recuperação necessária, mas uma boa conversa, uma massagem, uma música, a prática de meditação e até a aplicação de Reiki pode ajudar nesse caminho.

                Por que tem se falado tanto em bem estar?

                O fato é que as pessoas já estão cansadas de buscar externamente situações ou coisas que as façam felizes, pois as situações passam e as coisas se acabam. Bem estar é muito mais que um modismo passageiro, é uma ponte para uma vida mais saudável e producente com mais qualidade, além da descoberta de valores internos que fazem toda a diferença para uma vida mais plena e cheia de harmonia.

                Ninguém sustenta por muito tempo uma vida vazia. Que pode ser até cheia de dinheiro, mas vazia de satisfação e de oportunidade de produção. Não sou hipócrita para dizer que dinheiro não é importante, pois é importante sim. Principalmente quando o dominamos e não somos dominados por ele. Quando somos dominados pelo dinheiro a vida fica vazia e não conseguimos nos sentir bem, pois nada satisfaz realmente. O que não ocorre quando nós dominamos o dinheiro, neste caso, temos um maior sentido de bem estar e mesmo que não tenhamos a quantidade que necessitamos não nos abalamos com a sua falta, pois nos voltamos para fontes mais duradouras armazenadas em nosso mundo interno que, muitas vezes nos brinda com ideias maravilhosas que nos trarão maiores possibilidades de ganhos. Ter domínio sobre o dinheiro nos dá a chance de proporcionar bem estar a um número muito maior de pessoas. Pense num grande empresário que investe cada vez mais em seus negócios. Ao contrário do que normalmente se pensa com relação à ganância (a que muitos se referem fazendo críticas a essas pessoas), pense no número de famílias que esse empresário sustenta oferecendo oportunidade de trabalho.

                O “bem estar” também é um termômetro em algumas escolhas que fazemos. Existem pessoas que, quando estão à procura de uma relação mais íntima com Deus e passeiam por diversas religiões, relatam após a sua escolha que ficou naquela religião porque se sentiu muito bem, o que demonstra que o “estar bem”, está muito presente em nossos parâmetros de escolha.

                Ninguém faz nada que não seja para lhe proporcionar algum bem estar. Isso é fato. E é por isso que muitos seguimentos profissionais estão trabalhando cada vez mais para proporcionar as pessoas o “bem estar” tão almejado.

                Dentro da sua profissão ou da sua vida, o que você tem feito que tenha proporcionado bem estar a você e às pessoas? Há algo que você faz que possa ser melhorado para proporcionar esse bem estar?

                Não importa o que você faça, seja dona de casa, empresário, ou estudante, sempre existe algo que você possa fazer que lhe proporcione felicidade e bem estar assim como às pessoas do seu convívio.

                Se pudermos fazer tudo com intenção de fazer o melhor, de forma que proporcione felicidade e bem estar, estamos cumprindo nossa missão na vida.
“Bem, é estar bem!”




“...ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU...”
(Publicado em 26/11/2011)

                Esse belíssimo trecho do Pai Nosso traz em si um profundo significado, muito embora muitos o interpretem ao pé da letra.
                Neste trecho a palavra “céu” não pode apenas significar o céu azul que nos encobre ou o infinito espaço com seus milhares de astros e galáxias espalhadas em sua vastidão. “Céu” significa infinito, sem começo nem fim, imensidão. Assim, eu pergunto: o que em nós possui tal característica? O que há em nossa seidade que representa essa infinitude, essa imensidão?
                Se você respondeu “consciência”, acertou em cheio!
                Nossa consciência guarda em si essa infinitude, essa imensidão. Faça um teste, leve sua consciência aos confins do espaço, focalize o planeta Saturno, veja seus detalhes, dê asas a sua imaginação, certamente você pode visualizar o planeta escolhido com muita nitidez e detalhes, mas como é possível fazer essa “viagem” mergulhando no espaço sem sair de casa? A sua consciência lhe permite essa experiência. Outra possibilidade é visitar o próprio corpo, visualize o seu corpo internamente, veja os órgãos em funcionamento pleno, a corrente sanguínea em plena atividade e comunicação com o todo o corpo, respire fundo e perceba o que esse exercício pode lhe proporcionar agora.
                Você consegue perceber as infinitas possibilidades da sua consciência?
                Muitos inventores e estudiosos chegaram as suas grandes descobertas e inventos usando exercícios como esse.
                Entretanto, o que quero dizer é que você deve perceber que a consciência “céu” guarda em si todas as possibilidades do reino dos céus (felicidade, harmonia, alegria, abundância etc.). E essas possibilidades naturalmente se manifestam na “terra” que é o seu corpo, a sua vida e as suas relações.
                Podemos levar esse entendimento, por exemplo, para a saúde. Se a sua consciência – o teu “céu” – está voltado para doenças, remédios, dores, tristezas, desentendimentos, incompreensões e críticas, certamente sua “terra” (seu corpo) irá manifestar situações condizentes com tais percepções negativas. Se no teu “céu” te vês como inferior, infeliz, rejeitado e até mesmo azarado, na tua “terra” terás apenas evidências que irão reforçar o que vem ressoando da tua consciência através dos pensamentos que estás cultivando. É necessário, nesses casos, aprender a deixar o “céu” se iluminar com pensamentos belos, positivos, auto-confiantes e mais espiritualizados que expressem mais amor, bondade, solidariedade e compaixão. Imagine como será a “terra” a partir desse momento?
                Mas, a frase completa da Oração do Senhor é a seguinte: “Seja feita a Tua Vontade, assim na terra como no céu.” Jesus nos ensina que em nossa consciência deve estar sempre presente primeiro a Vontade de Deus e, se essa Vontade estiver presente em nossa consciência, certamente se manifestará na nossa “terra”.
                Qual é a Vontade de Deus no “céu” da tua consciência hoje?
                Muitos buscam a Deus de diversas maneiras e muitos O buscam apenas na “terra” de suas vidas, no efeito das coisas, e essa forma de busca é uma forma externa, que surte efeitos temporários e vacilantes que não proporcionam mudanças efetivas nem curas duradouras. Nem promovem elevação de valores morais e espirituais. É o caso das pessoas que, muito embora participantes de núcleos religiosos, diante de qualquer obstáculo questionam seus líderes, dirigentes, instrutores e, inclusive, Deus, voltando à vida que tinham antes sem apresentar reais mudanças.
                Buscar Deus e Sua Vontade na consciência (“céu”) permite que o homem expresse o melhor de si mesmo que pode beneficiar, não só a ele mesmo, mas também a toda humanidade, dando assim, impulso à Verdade que liberta e ao Amor que salva e cura, oportunizando, desta forma, o “céu na terra”.
                Como está o teu “céu” hoje? Cheio de nuvens de medo e preocupações? Com trovões de raiva e raios de ameaças?
                Deixe o teu “céu” completamente azul agora, tudo o que você pensa e sente pode ser conduzido em direção a tua felicidade, paz e realizações – a Vontade de Deus para você.
                Cuide da qualidade dos seus pensamentos e sentimentos e verás milagres acontecerem na sua vida.
“Mantém o pensamento firme nas coisas duradouras, boas e verdadeiras e farás com que elas se concretizem na tua vida, na proporção em que ocuparem os teus pensamentos” M.B. Eddy
SAÚDE E ESPIRITUALIDADE
(Publicado em 19/11/2011)

                Parecem dois temas discordantes, porém estão intimamente inter-relacionados.
                Primeiro é primordial entender que espiritualidade não possui uma relação direta com religião, pois a religião é apenas um dos itens que compõem o instituto da espiritualidade. Espiritualidade é muito abrangente e é formada por valores morais e sociais, qualidade de pensamentos e ações, solidariedade, caridade, fé, educação, nível de felicidade, capacidade e qualidade de relacionamentos, religiosidade, autoconhecimento e autodomínio.
                A religião por si só não abrange a espiritualidade, pois vemos pessoas religiosas e que, por se basearem em dogmas fundamentalistas, excluem ou hostilizam pessoas por raça, credo ou escolhas, chegando a cometer crimes e provocar verdadeiras guerras por causa disso. Definitivamente a religião não abrange a espiritualidade, entretanto esta indubitavelmente abrange àquela.
                É possível ainda ter religiosidade e não pertencer a uma religião, essa religiosidade está mais inserida no conceito da espiritualidade. Pessoas com religiosidade praticam o bem e compreendem com sabedoria as situações adversas da vida superado-as por serem mais resilientes as mesmas.
                Mas o que a saúde tem haver com isso?
                Pessoas mais espiritualizadas tendem a desenvolver um nível de escuta interno tão aguçado sendo mais capaz de entender exatamente as sinalizações do corpo para uma significativa mudança de comportamento.
                Por exemplo, pessoas que desenvolvem câncer e lutam contra ele só o vencem quando compreendem o verdadeiro significado interior dessa doença. Normalmente, quando descobrem em que ponto do comportamento ou do pensamento devem operar mudanças e as executam, a probabilidade de cura é muito maior.
                Pessoas verdadeiramente espiritualizadas não se vitimizam em caso de doenças, mas encaram com coragem a jornada de descoberta interior, encarando os desafios dos pensamentos e sentimentos mais difíceis a serem ressignificados em sua própria vida. Já estive com muitas pessoas que se curaram de doenças como câncer que disseram que este foi o melhor acontecimento da vida delas. Parece contraditório, mas segundo elas, essa parada para um mergulho profundo dentro de si mesmo foi altamente necessária para a descoberta de novas possibilidades dentro de si mesmas.
                Entretanto, para florescer para a vida não é necessário desenvolver câncer, nada disso! Não espere chegar a esse extremo!! Busque espiritualizar-se, busque conhecer novas pessoas, faça o bem naturalmente, saiba de todos os seus potenciais, mantenha-se receptivo aos pensamentos inspirados que podem lhe trazer ideias maravilhosas que podem mudar a vida de muitas pessoas beneficamente, viva bem com você mesmo, viva bem com as pessoas, faça coisas que lhe façam muito feliz. Saboreie os momentos mais simples da vida (refeições em família, por exemplo). Faça algo tão maravilhoso para deixar sua marca no mundo, é assim que você pode ser eternizado. Isso é espiritualização. E isso proporciona felicidade, saúde e bem-estar.
                O corpo foi feito para se auto-regenerar, não para adoecer, o que impede então que ele se cure naturalmente quando estamos doentes?
                A qualidade de pensamentos, emoções e o comportamento.
                “Está comprovado pela Medicina que, quando estamos deprimidos ou angustiados, nossas defesas caem, nosso estado imunológico fica mais frágil. É muito comum que uma pessoa que esteja atravessando uma crise sentimental em sua vida esteja mais propensa a contrair doenças como uma gripe, uma alergia, etc. Por exemplo, tomemos o caso de uma pessoa que está passando por uma crise emocional ou sentimental pela perda de uma pessoa querida ou por romper com seu parceiro ou parceira. Esse estado mental acarreta um estado de deficiência imunológica e faz com que a pessoa pegue um resfriado, o que faz com que a falta de atenção nas coisas que ela faz a leve a cortar-se com uma faca e que, ainda, a ferida infeccione. A pessoa em questão poderá dizer: ‘Como se não bastasse fico resfriada, corto-me e a ferida infecciona’. Não se detém para pensar que todas as reações do corpo são causadas por nossos pensamentos, e se esses pensamentos forem negativos, depressivos ou angustiados, o mais comum é que a nossa química interior influencie nessa situação.” Jorge Blaschke
                Espiritualizar-se desenvolvendo os valores, conhecendo a si mesmo, abrindo o centro de escuta interno, agindo em conformidade com essa auto-educação certamente é um grande colaborador para essa cura natural.
A FORÇA ESTÁ COM VOCÊ!
(Publicado em 29/10/11)

            Parafraseando a expressão original do filme Star Wars “Que a força esteja com você”, digo que “a força está com você”, algo realmente significativo, principalmente, quando pensamos em forças que podem nos impulsionar a algumas melhorias e soluções em nossa vida.

            A pergunta é: Onde está essa força quando precisamos dela?

            Para os que se apóiam nas forças dos fatos e das pessoas do seu convívio, certamente essa “força” não se faz suficiente e a depressão e a decepção se fazem presentes como desestimulantes em qualquer processo, pois nenhuma força externa pode ser suficiente para nos impulsionar a seguir a jornada do sucesso que almejamos.

            Como encontrar essa força capaz de nos dar domínio sobre nossos impulsos, nossas emoções e nossas atitudes?

            É preciso desenvolver o autoconhecimento, pois autoconhecimento significa autocontrole e autodomínio e, quanto mais mergulhamos fundo no nosso universo pessoal (mente e emoções), mais descobrimos nossas forças. De posse dessas forças seguimos em direção direta aos nossos objetivos praticando ações mais inteligentes e econômicas naturalmente.

            A força que qualquer pessoa precisa para realizar qualquer coisa na vida só pode vir dela mesma. Mesmo que ela acredite em Deus, se essa fé não fizer parte de uma força interior, nada adiantará para o êxito em seu intento, ela continuará na periferia de seu ser onde a “força” toma o nome de “esforço” e isso é desastroso para realização de objetivos, porque “esforço” cansa e não tem força de permanência, possui tempo certo para acabar.

            Como seria o campo de atuação de uma pessoa consciente e convicta da força interior que possui?

            Homens que foram capazes de mudar a história de suas vidas e da humanidade tinham essa consciência da força que possuíam, criaram um campo de atuação onde todos que o ajudaram eram atraídos por essa força que emanavam deles, pois eram fortes líderes que inspiravam as multidões.

            Aqueles que não conhecem as próprias forças usam uma falsa referência exterior (pessoas e situações) criam um campo de desânimo e derrotas. Essas pessoas são inconstantes e oscilam de humor e de planos conforme a moda. Essa inconstância gera indecisão, pouco foco e um campo de força muito frágil, deixando o indivíduo condicionado ao derrotismo, ao pessimismo e, conseqüentemente, ao fracasso.

            Como conhecer a si mesmo? Como encontrar essa força interior?

            Uma boa pista é começar pelos condicionamentos. Quais a reações que você tem na vida hoje que são condicionamentos da sua infância? O que você gostaria de fazer diferente que você não faz por que foi condicionado a acreditar que não pode fazer por ser perigoso ou arriscado?

            Muitos dos condicionamentos nós mantemos por medo ou por prazer. Essa pode ser uma boa dica para começar um processo de autoconhecimento. Que tipo de reação condicionada você utiliza para fugir de uma dor ou ter mais prazer e que não permite que você cresça ou busque novas possibilidades?

            Ter as respostas a essas perguntas e possuir um objetivo claro pode levá-lo a descoberta de um campo de força intenso o bastante para superar qualquer obstáculo e tornar qualquer sonho uma realidade.

            Pare de viver achando que o mundo exterior deve aceitá-lo ou servi-lo. Descubra as suas forças, aceite o mundo e sirva-o. Você não veio para ser servido, veio para expressar o seu melhor, veio para descobrir seus talentos e usar sua força interior para vencer, servindo mais aos outros e ao mundo do que sendo servido por eles.

            Grandes líderes eram grandes servidores da humanidade.

            Pense um pouco: O que você tem feito ultimamente e pode fazer melhor ainda hoje para servir alguém dando o melhor de si?
            Lembre-se: “A força esta com você!”


FORÇA DE VONTADE OU FORÇA DA VERDADE
(Publicado em 22/10/2011)

                É comum ouvir pessoas falarem que é necessária muita força de vontade para alcançar algum objetivo. Entretanto, é também comum ver muitas pessoas que empenharam “força de vontade” e fracassaram em seus intentos.

                O que ocorre nesses casos? O que acontece com essas pessoas que têm força de vontade, mas não conseguem se manter em seus objetivos?

                É preciso entender que a expressão “força de vontade” se refere a um desejo contínuo que precisa ser reforçado constantemente e, usualmente, passeia pelo campo exterior da vida do sujeito, que repete as ações, reafirma os seus desejos, mas, normalmente se opõe ao que se sente, levando o mesmo a um conflito interno grande, sobre o que se “quer fazer” e o que “se tem de fazer”. Por exemplo, a pessoa que quer deixar de fumar. Ela quer parar, ela sabe que precisa parar de fumar por uma questão de saúde, se esforça usando sua força de vontade, mas não consegue parar.
                Sabe o que a impede realmente de alcançar esse objetivo?

                A pouca força da verdade. Pois, quando uma pessoa compreende que o cigarro provoca malefícios para sua saúde, consegue alterar suas convicções sobre o ato de fumar e seus prejuízos, entrando no campo da “força da verdade” e o resultado é que ela alcança seu objetivo muito mais rápido e com maior facilidade.

                Podemos dizer que “força de vontade” trata de uma ação exterior do sujeito que, normalmente se opõe às suas convicções internas (“eu quero parar de fumar, mas gosto de fumar”) e a “força da verdade” (“eu quero parar, porque estou me prejudicando e sei que é mais importante viver com saúde por mais tempo”) uma forma interior do sujeito.

                Força de vontade exige um esforço imenso, cansa, desanima, fraqueja, gera incerteza e, portanto, leva mais facilmente ao fracasso. Força da verdade, nasce da compreensão de uma fato, movimentando forças internas que impulsionam o sujeito a realizar ações naturalmente, sem esforço e sofrimento, sem conflito algum.

                A força da verdade nasce da compreensão de uma situação, onde se resignifica uma situação específica, isso gera uma forte convicção que se alinha ao objetivo sem gerar conflitos, tornando todas as ações necessárias àquela mudança totalmente naturais.

                Voltando ao caso do fumante, quando ele compreende realmente que o prazer momentâneo do cigarro provoca danos ao longo da vida e que o ato de fumar está ligado a uma insatisfação pessoal, por exemplo, ele começa por se descondicionar ao uso do cigarro e o resultado é uma decisão definitiva e instantânea que o liberta completamente do vício. É dessa forma que a força da verdade atua.

                Citando outro exemplo, veja uma pessoa que tem um objetivo voltado para a vida profissional, estuda, se prepara, usa muita força de vontade, mas não alcançam seu objetivo. O que ocorre nesses casos é que o objetivo não está realmente claro na convicção dessa pessoa. Ela não está impulsionada pela força da verdade, ela não está acreditando realmente na realização do seu objetivo. Pessoa assim costuma utilizar a frase: “Estou me esforçando, dando o máximo de mim para alcançar o meu objetivo, se vou conseguir eu não sei”.

                Perceba a dúvida e a incerteza nessa frase. Todo o esforço empenhado por essa pessoa não passa de força de vontade.

                E você, sabe qual é a verdade a ser descoberta para provocar as reais transformações em sua vida? Tem utilizado mais força de vontade ou força da verdade para realizar seus objetivos?
                Utilizando a frase do Mestre Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”

                Descubra sua verdade e liberte-se de situações que o impedem de alcançar seus objetivos mais nobres.

                Lembre-se: “O Reino dos Céus está dentro de vós”. (Jesus)


FOCO PROPORCIONA BEM ESTAR
(Publicado em 01/10/2011)



                Estudos têm revelado que pessoas mais focadas em seus objetivos e atividades tendem a ser mais felizes e produzirem melhores resultados.
                Por causa do excesso de informações e atividades que desenvolvem, muitas pessoas são tentadas a ficar fora do foco de suas realizações, o que gera insatisfação, frustração, alterações de humor, desânimo e depressão.
                Quantos chegam ao final do dia e, apesar de ter trabalhado muito, têm a sensação de ter feito muito pouco do que deveriam? Quantos vêem que suas tarefas não foram concluídas, mas que estão muito cansados por trabalharem por muitas horas?

                Como é possível alguém trabalhar o dia inteiro e não produzir ou concluir nada do que deveria ter feito? Como essa pessoa se sente ao ver que nenhuma de suas tarefas foram terminadas? Agora, imagine você vivendo essa situação todos os dias da sua vida? Todos os dias você tem muitas tarefas, atividades, responsabilidades e trabalhos e não consegue concluir nada, onde tudo fica sempre no meio do caminho, porque o tempo não foi suficiente? Certamente, você deve estar pensando que estaria muito cansado, exausto, estressado e frustrado.

                Um outro fator que nos impede de manter o foco é o número excessivo de celulares, participação de várias redes sociais na internet, ter mais de um email e executar muitas tarefas ao mesmo tempo. Tudo isso acaba nos tirando das nossas metas principais e as execuções vão sendo proteladas. Não há nada mais desastroso do que acesso ilimitado às redes sociais nas empresas. Grandes empresas tomam a medida de limitar o acesso à rede de seus funcionários para manter o desempenho na produção.

                No entanto, para melhorar o foco não é preciso deixar as redes sociais e ter apenas um email. O que é necessário fazer é listar cada tarefa a ser realizada no dia, priorizando as mais importantes e, durante a execução evitar atender aos telefones e entrar nas redes sociais e emails. Separe uma determinada hora do dia para isso, mas não ultrapasse o tempo que você pré-determinar. Essa dica é válida inclusive para os estudantes.

                Procure executar cada tarefa de uma vez dando pequenos intervalos. Essa atitude ajuda a se concentrar melhor no que se está fazendo, e gera melhores rendimentos em sua realização.

                Pesquisadores informam que as pessoas que executam uma tarefa por vez, rendem mais e melhor. O foco em suas tarefas lhes proporciona bem estar, organização de tempo, planejamento de vida melhor, além de grande satisfação pessoal. Essas pessoas conseguem ter horário para tudo, reduzem suas cargas de trabalho e aumentam drasticamente seu rendimento profissional.

                Você tem costume de listar as coisas a serem realizadas no dia? Comece a fazer isso, na noite anterior, liste todas as suas tarefas para o dia seguinte e, a cada tarefa completada, elimine da lista. Com essa pequena atitude você verá em que você está gastando o seu tempo e poderá otimizar muito mais as atividades que precisa realizar.

                É necessário aprender a não perder tempo, principalmente com o que não se quer. Aprenda a investir tempo naquilo que vá te aproximar dos seus objetivos. Organize-se, faça planejamentos diários, siga à risca sua lista de objetivos diários e você terá grandes resultados.
Não existem sonhos impossíveis, existem pessoas com foco que os alcançam e existem pessoas sem foco que reclamam da vida por não ter conseguido.

                Em que grupo você se classifica?

Aprenda a usar o tempo em seu proveito, em vez de permitir que domine seus níveis de satisfação e estresse” Tony Robbins

O QUE VOCÊ É DEIXA MARCAS
(Texto Publicado em 24/09/2011)

Comumente ouvimos que “o que se faz é que deixa marcas”, no entanto, antes de chegar ao campo da ação, tal movimento se inicia no campo da consciência. E a consciência é o campo do ser. O que se “é” origina e impulsiona o que se “faz”. Para fazer algo bom, é preciso conhecer a bondade e ser bom. Se a árvore não for boa, como serão os seus frutos? E como a árvore se torna boa? Cuidando de suas raízes, nutrindo seu solo e molhando-a todos os dias.
                Se você vive um momento em que tem experimentado situações ruins que te levam a reclamar de tudo, pense sobre quais tem sido as suas ações para que sua vida reflita o que está na sua consciência? O que você tem sido ultimamente? Suas ações certamente responderão a essa pergunta. Se você disser que não tem feito nada, é sinal que sua consciência não tem sido alimentada adequadamente, pois para alimentá-la devemos estar receptivos aos aprendizados da vida que nos estimulam a seguir buscando dia-a-dia viver cada vez melhor através de novas experiências.
                É preciso descobrir nossos valores, se conscientizar dos erros cometidos e ter a coragem para fazer diferente. E, só fazemos diferente, quando aprendemos a lição, pois com esse novo aprendizado a consciência se nutre e se inunda de um padrão mental melhor, cujos resultados são novas ações que, certamente, deixarão marcas.
                Não somos vítimas dos outros, nós somos vítimas de nossa falta de progresso interior, somos vítimas da falta de aprendizado, da falta de valores, da falta de consciência da nossa responsabilidade com a nossa vida.
                Vivemos aqui com o grande objetivo de deixar marcas no mundo. Marcas que beneficiem a todos, não a apenas alguns. E o que você tem sido para deixar marcas no mundo? Suas ações lhe trarão respostas essa pergunta.  
                Se a tua consciência vive em torno de uma visão negativa do mundo, isso mantém a tua vida mergulhada em evidências negativas, como tristeza, depressão, reclamações, problemas pessoais, violência, solidão, dores etc. O fato é que é possível mudar e fazer acontecer de forma diferente. E isso não depende do mundo, mas depende somente de você mesmo.
                Os que preferem a lamentação e a reclamação, mostram o seu interior em que o “ser” não está satisfeito e feliz, porque não está em movimento de progresso. Nestes casos o “ser” está estagnado, e estagnação é morte em vida. Estagnação é zona morta. Vida é movimento, progresso, aprendizado, desenvolvimento pessoal, auto-conhecimento, descoberta de valores, superação de obstáculos, desejo de ser melhor a cada dia, dando o máximo de si a cada dia.
                Quando eu comecei a estudar a terapia floral há mais de dez anos atrás obtive um aprendizado que cabe bem aqui. A flor é a expressão máxima de uma planta. E esta se esforça imensamente dando o máximo de si para que os seus frutos sejam também os mais belos e alimentem o mundo. Em caso de plantas que não dão frutos elas se esforçam o máximo no momento da florada para manter viva a sua espécie. Utilizando esse ensinamento da natureza, devemos nos mover também dando o máximo, nos expressando ao máximo para embelezar e deixar marca o mundo.
                Suas ações o levam ao seu desenvolvimento pessoal? Você busca entendimento do que tem acontecido no seu mundo interior? Você tem algum momento para ficar contigo mesmo sem pensar em nenhum problema ou situação ou pessoa que o desagrada? Você ainda vive julgando tudo e todos a sua volta? Se retire para um lugar calmo e, em silêncio, respire fundo, pare de julgar exteriormente, ou seja, pare de julgar situações e pessoas da sua vida, pense apenas no que você é. Quem você é realmente? Detenha-se para refletir por alguns instantes sobre quem você é e você poderá encontrar pistas sobre os seus valores, sonhos e desejos mais profundos. Saber disso lhe dará um norte para guiar as suas ações e sintonizá-lo ao que deseja, faz com que se libere o melhor de si mesmo e todo o universo começa a conspirar a seu favor. O mundo certamente ficará muito mais belo e radiante. E sua vida será um imenso pulsar em direção ao “ser que deixa marcas no mundo”.
O que se estende atrás e na frente de nós carece de importância se o comparamos com o que está em nosso interior”.  Ralph W. Emerson
RELAÇÕES VIRTUAIS OU RELAÇÕES VIRTUOSAS?
(Texto Publicado em 17/09/2011)

                Já parou para pensar o quanto é comum perceber que muitas pessoas mantém suas relações num nível de superficialidade, ou seja, virtuais e não virtuosa?

                O que ocorre numa relação virtual?

                Há sempre um jogo nesse tipo de relação, há sempre interesse e desejo de vantagem que se distribuem no nível físico, emocional e mental.

               Uma relação virtual no nível físico ocorre quando as pessoas se relacionam em busca ganhos de bens materiais, fazendo com que as relações sejam mantidas em torno, apenas de bens, status ou vantagens financeiras.

                 Uma relação virtual no nível emocional surge daquelas fantasias que se cria em torno do outro, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos amorosos. Um dos parceiros cria uma imagem ilusória, normalmente carregada de experiências anteriores boas ou ruins e fica subjugando o outro às suas ilusões e desilusões amorosas. É o caso de pessoas que sofrem agressões em seus relacionamentos e sempre acha que o parceiro ou parceira tem razão, ou acredita que a atitude agressiva foi só um momento e que o outro irá melhorar ou mudar.

                Relações virtuais mentais são mais difíceis de serem percebidas, e se espelham naquelas pessoas que agem nas relações com algum planejamento, criando situações que se parecem mais com um jogo de xadrez, onde todas as atitudes são pensadas ou quase calculadas, para que se tenha alguma vantagem disso. São as pessoas que criam situações mirabolantes para forjar e forçar circunstâncias em que possam se destacar ou se vitimizar para ter poder sobre o outro ou a atenção dele.

                 Todos esses três modelos de relações virtuais apresentados aqui resumidamente, são mais comuns do que se imagina e esse é um problema na vida de muitas pessoas. Pois, as relações deveriam ser virtuosas e não virtuais.

                 O que caracteriza uma relação virtuosa?

                Uma relação virtuosa é a relação em que podemos aprender ou compartilhar um com o outro e iremos nos desenvolver cada dia um pouco mais. É a relação em que aprendemos o verdadeiro sentido do respeito, do amor, da compreensão e da compaixão. E tudo isso pode ser aprendido em qualquer relação até mesmo na comercial.

                Numa relação comercial virtuosa, ambas as partes devem sair felizes e satisfeitas, se não for assim a relação gera uma imagem negativa da situação, e a pessoa que saiu insatisfeita começa a pensar negativamente sobre a outra pessoa. Esses pensamentos ficam sendo repetidos fazendo com que a situação se repita em outras relações.

                Por exemplo, alguém que compra um produto de outra pessoa e esse produto não atende a sua necessidade. Ela fica então muito insatisfeita e se sente enganada. Por várias vezes ela repete que foi enganada e que nunca mais irá comprar aquele produto novamente. De tanto pensar e repetir esses pensamentos, essa pessoa passa a ter sempre a mesma insatisfação em outras relações comerciais. Por que isso acontece? Seu cérebro criou conexões neurais baseadas em uma única experiência negativa, e quanto mais repetiu o pensamento de insatisfação com o fato, mais forte essa conexão se tornou, o resultado será entrar em qualquer relação predisposto a ficar insatisfeito e isso acaba acontecendo.

“O início de um hábito é como um fio invisível, mas a cada vez que o repetimos o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, até que se torna um enorme cabo, e nos prende de forma irremediável, no pensamento e ação.”
                                                                                   ORISON SWETT MARDEN

                O que pode ser feito é criar novas conexões, não entrar nas relações pensando em ganhar algo, mas pensando no que essa pessoa veio ensinar para você naquele momento e o que você pode ensinar para ela. Não generalize dizendo que todas as relações são ruins, porque você teve uma experiência ruim, pois esse tipo de postura além de desanimadora é altamente destrutiva.

                Quais os pensamentos repetitivos você tem tido que o estão deixando insatisfeito, triste ou aborrecido? Mude o pensamento e tudo pode mudar, se não acredita, experimente!

ESCREVE CERTO POR LINHAS...
(Publicado em 10/09/2011)


                 Há alguns dias atrás recebi uma história divertida por email e fiquei refletindo sobre o a lição inserida em seu contexto.
          
                A história era a seguinte:

 “Moisés, Jesus e um velhinho jogavam golfe. Moisés colocou a bola no pino e deu a primeira tacada; a bola caiu num lago. Moisés chegou à beira do lago e, levantando o taco, as águas se abriram. Ele entrou, deu a segunda tacada e a bola foi diretamente para o buraco.

Na vez de Jesus jogar, a bola também foi parar no lago, mas caiu sobre a folha de uma vitória-régia. Então, Jesus caminhou sobre as águas, foi até a planta e deu a segunda tacada, mandando a bola para o buraco.

Então, foi a vez do velhinho. Ele, todo trêmulo, preparou-se para dar a tacada inicial. A bola voou para fora do clube e começou a cair na direção de um riacho. Nesse instante, um sapo a engoliu. Pouco depois, uma cobra engoliu o sapo e foi agarrada por um gavião; a ave apertou demais a cobra que regurgitou o sapo ao sobrevoar o campo de golfe; ao cair, o sapo bateu com o peito no chão e cuspiu a bola diretamente para o buraco. Ao acompanhar toda aquela cena, Moisés olha para Jesus e diz:

- Cara, é muito chato jogar golfe com o seu Pai!!!

                 Sem entrar no mérito da questão de ver Deus como um “velhinho” nesta história, me detive na lição nela contida.

 Na história, quando tudo parecia estar dando errado e, na verdade, tudo estava acontecendo exatamente conforme planejado e estava dentro dos planos do Todo Poderoso.

Quantas vezes estamos diante de situações aparentemente caóticas, desastrosas e desafortunadas e, no final das contas, tudo aconteceu para que aprendêssemos alguma lição, para que nos movêssemos numa direção diferente ou simplesmente para que movêssemos alguma coisa em nossas vidas para resignificar impressões, memórias e “verdades” pessoais que nos deixavam cegos para uma visão mais plena e feliz da vida?

Quantos descobrem que depois de momentos difíceis suas vidas mudam completamente e que se tornam pessoas muito melhores?

 Não se deve tender para o lado religioso o sentido desses momentos e ficar resignado quanto à situação difícil, deve-se procurar entender em qual arquétipo o fato está se manifestando e alcançar uma maior compreensão, e dar um novo significado. Por exemplo, uma mãe que sofre com o comportamento ruim do filho, precisa resignificar o sentido do relacionamento com ele. A maternidade em si já traz uma das facetas do arquétipo do Amor, e que a mãe o manifesta naturalmente. Mas, quando em idade maior esse filho começa a apresentar problemas, são os pais que precisam se aprofundar mais nesse arquétipo para manifestá-lo com mais plenitude e, quando isso acontece, seu filho muda e melhora o comportamento.

Estamos aqui para manifestar com plenitude os arquétipos do Amor, da Justiça, da Verdade, da Beleza e da Sabedoria. Às vezes para chegar à plenitude na manifestação deles surgem situações que acreditamos difíceis, mas tudo está dentro de uma Organização Inteligente que só percebemos após algum tempo, através de auto-conhecimento e auto-observação.
                Se você estiver passando por uma situação difícil agora, pense sobre que arquétipo você está sendo impelido a manifestar. É possível descobrir perguntando-se sobre o que se pode aprender da situação? Qual é a lição por trás dos fatos que o incomodam ou que o estão fazendo sofrer? Qual é a atitude que precisa ser tomada para que você mude?

                Os caminhos podem parecer difíceis e tortuosos, mas na verdade são os caminhos necessários para o seu desenvolvimento, para que você possa descobrir o que há de melhor em você mesmo.               

                “Os caminhos da vida são estranhos e tortuosos, e mais estranhos ainda são os rumos da Inteligência Infinita, que força o indivíduo algumas vezes a passar por todo tipo de castigo, até descobrir no próprio cérebro a capacidade de criar idéias úteis, por meio da imaginação”.

Napoleon Hill





FÍSICA QUÂNTICA PARA A HUMANIDADE
(Publicado em 03/09/2011)

Dr. Amit Goswami e Alessandra França

                Na semana passada estive em São Paulo participando do 1°Curso de Formação em Ativismo Quântico, ministrado pelo brilhante Dr. Amit Goswami, físico, professor, escritor, gênio e amistoso sábio.

                Sua inteligência e sabedoria são inspiradoras e, poder compartilhar com ele quatro dias da minha vida, foi uma das melhores experiências da minha vida.

                 Dr. Amit escreveu muitos livros nos campos da Física Quântica e Espiritualidade, levando ao mundo as novas descobertas no campo da Consciência, discorreu sobre diversificados preceitos de diferentes seguimentos, dos comportamentais aos sociais, da ciência à religião, da economia à política entre outros. Passeou com profundidade e domínio sobre cada tema associando aos experimentos realizados no estudo quântico.

                Impressionante o quanto suas ideias dão sentido e resposta às muitas perguntas que  fazemos desde o início da civilização como “quem somos?”, “para onde vamos?” e “o que estamos fazendo aqui?”. O mais fabuloso em seu trabalho é querer iniciar no Brasil um projeto inovador, para melhorar a vida de muitos, senão de todos os seres do planeta. Como resposta à pergunta do por que o Brasil, ele responde que aqui as pessoas estão mais receptivas e abertas às correlações que a Física Quântica tem feito com a espiritualidade, pois segundo sua visão, as pessoas do Brasil são mais voltadas para a espiritualidade do que nos Estados Unidos, por exemplo, onde impera ainda o materialismo científico.
                Seu projeto fabuloso procura formar ativistas quânticos, pessoas que utilizarão os novos paradigmas da Física Quântica, para atuarem em seus campos profissionais e assim provocar uma mudança significativa com relação à qualidade de vida e suas relações pessoais, profissionais, financeiras, econômicas, sociais, ambientais e espirituais.

                Todos os seus ensinamentos se voltam para a conscientização para a transformação do mundo, o uso sábio dos recursos sociais, relações econômicas mais justas, e uma visão espiritual mais abrangente apartada de dogmas religiosos, baseado completamente nas novas descobertas da Física Quântica. 

                Foi maravilhoso conhecer esse “Einstein” dos novos tempos e é triste ver que, em nosso país, pessoas como ele não conseguem espaço na mídia, não é entrevistado por grandes emissoras de televisão, não tem divulgado o seu maravilhoso trabalho. O Brasil não valoriza a sabedoria e a inteligência, apenas corpos expostos, música tosca e “filosofia” do “quanto menos melhor”, quanto menos roupa melhor, quanto menos cultura melhor, quanto menos inteligência melhor, quanto menos decência melhor. Fico muito triste com essa postura de nosso país, pois a sabedoria e ações que levam a melhoria da vida coletiva e fora de uma órbita egoísta deveriam ser mais exaltadas.

 Mesmo assim, Dr. Amit talvez tenha percebido algo nos brasileiros que nós mesmos ainda não percebemos. Acredito ser possível fazer algo diferente para mudar e alguém precisava realmente começar esse movimento. Ele, inteligentemente, conseguiu condensar ensinamentos correlacionados, provocando mudanças simultâneas em áreas, aparentemente, diferentes. Seu projeto é possível, plenamente viável e de fácil execução. Sei que como ativistas encontraremos barreiras, mas nenhuma nova ideia foi inicialmente aceita, pois primeiro sofre resistência, depois é posta em dúvida e depois é aceita. Portanto, rendo todos os aplausos ao Dr. Amit Goswami, um indiano, erradicado nos Estados Unidos de alma brasileira. Estou muito feliz por participar desse movimento tão maravilhoso.

Em meu blog veja fotos do curso que participei, irei escrever sobre os novos paradigmas apresentados por ele para melhores entendimentos. Participem, divulguem, aproveitem e vamos despertar nossa consciência fazendo alguma coisa para tornar a vida mais plena e feliz para todos. Tenho certeza que se você pudesse fazer alguma coisa você faria, e essa é a hora!

Abraços quânticos!


COMO MUDAR O MUNDO EM UM MINUTO
(Publicado em 27/08/2011)


                 Quero começar o texto dessa semana com uma pergunta ao caro leitor. É possível mudar o mundo?
                Se a sua resposta for sim, como isso é possível e o que você tem feito para que isso aconteça?

                Se você pensou que só é possível mudar o mundo quando todas as pessoas estiverem melhores ou quando o governo mudar, quando alguém fizer alguma coisa para mudar o mundo, essa é uma visão bastante equivocada e paralisada da vida. Provavelmente você não tenha experimentado novidades e mudanças nos últimos anos. Mas, não desanime, pelo menos você acredita que é possível haver mudanças.
                Entretanto, se a sua resposta for “não”. Eu te pergunto: em que você tem focado a sua vida ultimamente? Por que você acredita que nada poder ser mudado? Quais as evidências que você guarda contigo que fazem com que você se mantenha exatamente onde você está – reclamando da vida, criticando tudo o que vê, estagnado na inércia de uma vida vazia e triste?
                Se você espera mudanças apenas exteriores , você está cansado de esperar e resolveu apenas constatar e reclamar que não houve mudança, então, você está mantendo o seu olhar no lado errado da história.

                Pare tudo agora!

                Qualquer mudança só pode acontecer a partir da sua visão de mundo. Das traduções de significado que você vem trazendo de acordo com os seus condicionamentos passados.

                 Você precisa saber se você está condicionado a ver o copo “meio cheio” ou “meio vazio”, e isso pode fazer toda a diferença no que diz respeito à mudança.

                É possível mudar o mundo. Comece a mudar seus condicionamentos, aquelas manias que você traz de infância e que, na verdade, não te levaram a lugar nenhum, apenas te deixaram exatamente onde você está não lhe acrescentando muito, e o deixaram numa vida sem graça, sem muito significado, improdutiva e com muito insatisfação.

                Saiba agora que toda mudança ocorre verdadeiramente dentro de você mesmo. Seu mundo tem que sofrer uma mudança de significados. O que significa a felicidade para você? Possuir coisas? E depois que você as consegue, qual o significado da felicidade, ele continua o mesmo?

Toda a mudança real pode ocorrer dentro de você em um minuto. Em um minuto você pode descobrir aquele significado que pode ser o “click” para uma nova ação que vai te motivar, e vai te levar àquela decisão carregada de forte convicção, capaz de mover montanhas que antes pareciam intransponíveis.
Viver uma vida com ideal de ser melhor a cada dia e querer fazer tudo cada vez melhor, com prazer, esmero, qualidade, isso lhe trará novos desafios, fortalecerá suas convicções e lhe trará novas oportunidades, nunca mais irás viver na mesmice e isso lhe rejuvenescerá muitos anos, como se a vida tivesse acabado de começar.

                Observe se você já não viu pessoas que deixaram de acreditar em formas erradas de viver com condicionamentos do tipo “estou velho demais para andar de bicicleta” e que passaram a vida toda sem ter esse prazer tão simples para alguns, mas tão difíceis para outros. Quantos têm descoberto esse prazer do novo já com idade avançada e têm rejuvenescido alguns anos por isso?
                Acredite, é possível mudar o mundo em um minuto. Por isso decida agora, nesse minuto, a mudar o mundo - o seu mundo. Mergulhe no universo dos seus condicionamentos, escolha um para ser derrubado e experimente algo novo que vá lhe fazer feliz e te proporcionar muita satisfação pessoal. Se realmente fizer isso, por favor, compartilhe a sua experiência, pois além de fortalecer essa nova convicção você sentirá um mundo novo dentro de você. Afinal, “o Reino dos Céus está dentro de vós” como disse Jesus.

                Ah! Por favor, me escreva contando sua experiência.

                As coisas não mudam; nós é que mudamos.”  Henry David Thoreou


MAIS DO MESMO
(Publicado 20/08/2011)

Caro leitor, talvez você tenha se deparado ao longo da sua vida com pessoas demasiadamente críticas. E, provavelmente já tenha observado que essas pessoas muito críticas tendem a sofrer diversas situações que corroboram para sua postura crítica. Por exemplo, quem sempre reclama de algum serviço tende a sofrer maus préstimos do mesmo. Pessoas que reclamam e criticam profissionais são, normalmente, vítimas de maus profissionais.
                Isso para mim ficou claro na seguinte história que presenciei. Uma pessoa havia se sentido muito mal subitamente e foi para o pronto socorro em um serviço público onde as filas são sempre numerosas. Apesar da dor isso não fez com que essa pessoa ficasse aborrecida, ela sempre agradecia por poder ter chegado até ali e sabia que alguém iria lhe cuidar. O segurança viu o seu estado, chamou a enfermeira que a olhou e, imediatamente, a passou na frente de todas as outras pessoas. Passado algum tempo, realizado todos os exames, verificou-se que ela precisava se submeter à cirurgia com urgência, ela continuou agradecendo, pois dizia que seu médico era Deus. Foi operada por um dos melhores cirurgiões daquele hospital, que apesar de ser domingo ainda estava na cidade, e tudo correu maravilhosamente bem. Foi para um quarto limpo e confortável, coisa que não se espera em um hospital público. Foi muito bem assistida pela enfermagem. Ela continuava a agradecer e tudo correra muito bem. No dia seguinte chegam duas senhoras para uma cirurgia nos olhos e compartilham o quarto com essa pessoa. Elas chegam numa postura completamente diferente, reclamam de tudo, do quarto, das enfermeiras, do hospital, do médico que iria operá-las, enfim, de tudo. E, como era de se esperar, tudo para elas deu errado. A cirurgia que estava marcada para sete e meia da manhã só iria ocorrer no final da tarde, porque o médico teve um imprevisto, teriam que ficar esperando o dia inteiro, o almoço delas não foi servido. Imagine o quanto elas reclamaram! Mas, o que é mais curioso, é que outras duas pessoas foram internadas depois delas e estavam gratas por tudo, e tudo corria bem, receberam o almoço, a cirurgia aconteceu no horário certo etc.. A tarde transcorreu e as duas senhoras continuavam reclamando e, na hora da cirurgia, elas ficaram com pressão alta e não puderam operar.
                A reclamação que elas fizeram o dia inteiro só contribuiu em mais motivos para reclamação, e no mesmo quarto onde as outras pessoas estavam gratas pelo que recebiam naquele hospital, tudo correu muito bem.
                Observe o seguinte: era o mesmo hospital, a mesma equipe, o mesmo quarto, a mesma finalidade que era realização de cirurgia, mas o padrão mental era completamente diferente. E o resultado que aquelas senhoras tão críticas e reclamantes experimentaram foi mais do mesmo (reclamação).

               As pessoas que são normalmente críticas são impossíveis de serem satisfeitas. Nada pode agradá-las, tudo é inferior demais, insuficiente demais, ineficaz demais. E isso faz delas pessoas infelizes, insatisfeitas e mal humoradas. Críticos e julgadores levam “processo” dos outros para casa, estão sempre cheias desse trabalho e por isso não realizam coisas que as fariam mais felizes. Fora as situações infelizes que acabam atraindo.
                Ao invés de reclamar e criticar, deveriam mudar a postura para aprender e agradecer. Quantos de nós passamos por situações que se tivéssemos extraído algum aprendizado poderíamos ter ganho muito mais, e ficaríamos com muito mais felicidade?
                Pessoas mais gratas e que olham a vida como possibilidade de aprendizado, levam a vida mais leves, não levam “processos” de ninguém para casa, porque não julgam, não criticam e não reclamam. Entendem que na escola da vida somos eternos alunos e que toda a situação, independente de ser boa ou ruim, é apenas uma situação de aprendizado e isso é o que há de mais importante.
                Reclamar e criticar é muito fácil, o difícil é aprender e fazer dar certo.
                Você escolheu ser aprendiz ou juiz?
                                                                 Alessandra França

A CURA ATRAVÉS DE ORAÇÕES
(Publicado 13/08/2011)


            A cura através de orações ainda tem sido alvo de discussões entre religiosos e céticos materialistas, mas a atual visão científica vem avançando em descobertas que começam a clarear uma das práticas mais misteriosas e intrigantes que costuma ocorrer em meio a grupos religiosos e metafísicos.
            O fato é que a ciência atual ao invés de rejeitar a possibilidade de cura através da oração, resolveu se voltar para a pesquisa do fato que se repete desde muito tempo na história da humanidade.
            A física quântica vem realizando experimentos no campo da cura à distância através das orações. Iniciaram a pesquisa medindo a intensidade de energia emitida por um grupo de curadores que enviavam energia com intenção de cura para outro grupo que se encontrava distante, ou seja, um grupo de oração que direcionavam suas intenções de cura para um grupo que estava distante em outra cidade. O resultado de um desses experimentos eu transcrevo para vocês: 

“A pesquisa de Elmer Green havia demonstrado que um enorme pico de energia eletrostática ocorria durante a cura. Quando uma pessoa está em repouso, o amplificador EEG (Eletroencefalograma) mostra que sua respiração e seus batimentos cardíacos produzem energia eletrostática de 10-15 milivolts. Em atividades que exigem atenção focalizada, como a meditação, a energia sobe para três volts. Durante a cura, porém, os curadores de Green produziam picos de até 190 volts. Um dos curadores produziu 15 desses picos, 100 mil vezes mais alto que o normal, com pulsos menores, de 1-5 volts”. Livro: Experimento da Intenção – Lyinn McTaggart.

            Ocorre uma emissão muito grande de energia que não necessita ser local, não precisa de proximidade. William Tiller, físico diz o seguinte “pensamentos direcionados produzem energia física demonstrável, mesmo à distância”.
            E o que é mais interessante é que ouvimos sobre curas miraculosas nas histórias de Jesus, o Cristo, mas, como ele havia predito “podeis fazer tudo o que eu faço e muito mais”, muitos de seus seguidores alcançavam curas inacreditáveis ao compreenderem seus ensinamentos e isso ainda ocorre nos dias atuais.
            Em 1875 uma mulher, em especial, revolucionou sua época apresentando uma técnica de cura em coerência com os ensinamentos do Cristo. Em 1866, Mary Baker Eddy descobriu, após um grave acidente e o desengano da medicina convencional, um método de cura através de orações, como o Cristo havia ensinado. Após ter sido condenada à morte pelos médicos que cuidavam de seu caso, adquiriu a compreensão mais plena dos ensinamentos do Cristo através da Bíblia e se curou completa e instantaneamente. A partir desse fato, dedicou todos os dias de sua vida à cura, realizando-a aos milhares pelo mundo a fora, pois muitas de suas curas se davam também através de cartas, ou seja, à distância.
            Seu trabalho repercutiu pelo mundo, sofreu ataques por todos os lados, mas suas curas eram inegáveis e incontestáveis. Fundou uma faculdade de metafísica cristã e ensinou aos seus alunos a cura metafísica, ou seja, a cura através de orações.
            Em seu livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Mary Baker diz o seguinte: 

            “A oração que reforma o pecador e cura o doente é uma fé absoluta em que tudo é possível a Deus – uma compreensão espiritual acerca dEle, um amor abnegado. Indiferente ao que outros possam dizer ou pensar a esse respeito, falo por experiência. A oração, a vigilância e o trabalho, combinados com a imolação de si próprio, são os misericordiosos meios divinos pelos quais se realizou tudo o quanto foi feito com êxito para a cristianização e a saúde do gênero humano.”

            Curar-se através de oração é acessível a todas as pessoas e, atualmente, pode ser considerada uma prática científica, pois as pesquisas apontam para sua eficácia e autenticidade, deixando, assim, de ser uma prática puramente religiosa para ser considerada também como uma prática terapêutica com comprovação científica.
                         Leia também : O Campo – Lynn MacTaggart
                         O Ativista Quântico – Amit Goswami
                                                                                                            Alessandra França

PESSOAS DE INICIATIVA
(Publicado em 06/08/2011)


                É muito importante ter iniciativa para realizar objetivos, e é muito melhor quando essa iniciativa é carregada de convicção. Às vezes tomamos iniciativa e, por não possuirmos convicção do que estamos fazendo, desistimos na primeira dificuldade ou barreira, deixando a realização do objetivo de lado.
                Muitos, quando vêem pessoas de iniciativa, criticam e resistem a elas, por puro medo do novo e do diferente, mas a espontaneidade deve ser primada e valorizada em todas as pessoas, pois sem essa característica viveríamos num mundo pobre de novidades e evolução.
                 Quais as iniciativas que já tomamos na vida que afetaram mais beneficamente um maior número de pessoas? O que deveríamos ter iniciado na vida que faria toda a diferença no que nós somos hoje? Dentro das iniciativas que tomamos e que não deram certo, quais delas estavam carregadas de convicção forte o suficiente para derrubar qualquer barreira? Se você responde que poucas ou nenhuma de suas iniciativas, então, comece agora a ponderar sobre o significado de convicção. Precisamos fazer uma auto-avaliação, pois essas respostas podem fazer toda a diferença em nossa trajetória.
               Ter convicção é ter certeza do que motiva a ação e do resultado que essa ação vai gerar, não havendo outra possibilidade que atrapalhe o processo. Ter essa convicção forte o suficiente acaba por atrair tudo o que é necessário para a realização do objetivo. Como se tudo conspirasse a favor do objetivo que se quer alcançar.
               A convicção é um canal que permite o escoamento das forças interiores capazes de transformar positivamente o mundo e realizar nossos mais íntimos sonhos.
“A convicção que se torna verdade para mim... é a que me permite o melhor uso de minha força, o melhor meio de acionar minhas virtudes.”
                                                                                                           ANDRÉ GIDE

                Quando decidimos por um caminho e tomamos a iniciativa começamos por superar um grande obstáculo na vida que é a inércia ou zona de conforto (para os íntimos). E essa zona de conforto é conhecida por muitos coaches de “zona morta”. Se a pessoa possui apenas sonhos não objetivados, metas sem foco e sem ação, o indivíduo está na zona morta, ou seja, não produz, não se realiza, não se move nem mesmo para viver as naturais experiências da vida. Essa falta de atitude e iniciativa gera insatisfação, desânimo, medo, crítica, pessimismo e protelação. É necessário que encontremos uma convicção forte o suficiente para agirmos em direção ao que se quer realizar. Não é possível viver sem sonhar, sonhar sem realizar é frustrante.
                Qual a convicção que te move no dia de hoje? O que o motiva a viver a sua vida da forma como está? Pelo quê o seu coração bate mais forte? Onde sua inércia ou as suas ações não planejadas vão levar você?
                Acredite, suas convicções podem levar você ao fracasso ou ao sucesso, avalie suas convicções e mude completamente a sua vida, esse poder estar em você!              
“No que diz respeito a todos os atos de iniciativa e criação, há uma verdade elementar – assim que a pessoa se engaja definitivamente, a Providência também entra em ação.”

                                                                       JOHANN WOLFGANG VON GOETHE




MINHA EMPRESA MINHA VIDA
                Nesta semana estive no programa “MINHA EMPRESA MINHA VIDA”, apresentado por Janaína no canal 10, quero agradecer imensamente pela iniciativa, pelo carinho e respeito que nos dirigiu durante o programa. A humildade e seu profissionalismo, a determinação em seus objetivos, levam esse projeto promissor a provocar um possível impacto para todos os empresários em Cabo Frio.
                É muito bom ver uma equipe trabalhando com harmonia e respeito, num ambiente muito agradável onde, cada um, procura fazer o seu melhor.
                Parabéns à equipe do Canal 10 e um grande abraço para Janaína, tão espontânea e carinhosa com seus convidados. Muito obrigada pela recepção amistosa e agradável! Muito Sucesso para todos vocês!!
                                                                                                                    Alessandra França


DECIDA SER UM VENCEDOR!
Publicado 30/07/2011


            É preciso pensar sobre o significado dessa palavra “decisão”. Decisão significa “cortar”, quando decidimos por algo “cortamos” definitivamente todas as outras possibilidades e isso nos impulsiona a um passo direto rumo ao que se decidiu. Por exemplo, quando uma pessoa decide (de verdade) parar de fumar, ela está cortando totalmente a possibilidade de voltar a fumar e pronto! Não tem essa de “estou tentando” o que significa que a pessoa não está decidida, nem empenhada realmente em seu intento. “Decidir”, com toda a força do significado que a palavra possui, faz com que a pessoa se empenhe numa mudança verdadeira e honesta e numa direção mais focada em direção ao seu objetivo.
            Uma pessoa que decide por não mais sofrer, não mais chorar, não mais se submeter a humilhações, ela provoca uma mudança real que a impulsiona a situações em que experimente mais alegria e situações que a motivem a continuar em busca da realização de seus sonhos. Ela pararia de reclamar da vida, das circunstâncias, das pessoas, da mentalidade delas, da cidade, de relacionamentos e tudo o mais, e decidiriam a AGIR em direção ao que querem.
            Como seria sua vida se você decidisse somente por aquilo que te impulsiona, te emociona e te desafia?
            Certamente você superaria todos os obstáculos que surgissem, o que te levaria cada vez mais além dos seus objetivos, ou seja, ultrapassaria seus limites com muito mais facilidade, viveria seus objetivos com muito mais paixão.
            O campo da decisão é tão importante que se pudéssemos parar para pensar onde começaram as situações de sucesso ou fracasso, certamente descobriríamos que iniciaram no momento de alguma decisão.
 Quando a decisão é tomada com os olhos voltados para o objetivo, para onde se quer chegar, certamente muitas pedras no caminho seriam evitadas, mas seria a perda de grandes oportunidades de aprendizado e superação, pois para uma pessoa apaixonada pelos seus objetivos, esses insucessos são apenas lições que a levam apenas a mudar de rota, mas não de objetivo. Mas, existem os que preferem desistir e ficar parado reclamando das circunstâncias vividas, desistindo ou adiando a realização de seus sonhos.
            Quantas vezes experimentamos frustração por decisões mal tomadas? E o que decidimos em seguida? Decidimos seguir em frente ou desistimos? O quanto essas experiências reformularam nossos conceitos, valores e caráter? O quanto essas experiências nos transformaram no que somos hoje?
            Você consegue perceber o quanto decidir é muito importante? Pessoas decididas chegam muito mais rápido aos seus objetivos. E não é a circunstância que as fazem desistir ou seguir em frente, elas é que criam suas próprias circunstâncias.
          “O homem não é a criatura das circunstâncias; as circunstâncias é que são criaturas dos homens”.    Benjamim Disraeli
             Decidir por alguma coisa ou situação provoca grandes mudanças na vida. Imagine se você decidisse a partir de agora a ser um vencedor? O que significa ser um vencedor para você?
             Pegue um papel e liste todos os significados que você pode encontrar em “ser um vencedor”, não o que os outros pensam, mas o que significa para você em seu íntimo.
             Agora, o que afetaria na sua vida se você decidisse ser um vencedor a partir de agora? O que você precisar “cortar” quando você decidir em ser um vencedor? Quais seriam suas atitudes de vencedor? Como é a vida de um vencedor? O que o impediu ou o vem impedindo de ser um vencedor até agora?
             Tendo respostas para essas perguntas, verifique quais as ações são necessárias para seguir em direção ao seu objetivo? O que você decidiu? Decida como você quer viver sua vida nos próximos cinco anos. Decida sobre o que você quer realizar, decida sobre o que você quer sentir e sobre as experiências que quer adquirir.
             “São nossas decisões e não as condições de nossas vidas, que definem o nosso destino”. Anthony Robbins
               DECIDA, E SEJA FELIZ!

                                                                                                                   Alessandra França

COACHING É TERAPIA?
                                                                 Publicado 23/07/2011
    
   Por falta de informação, muitas pessoas ainda confundem Coaching com terapia, mas na verdade, Coaching, apesar de não ser uma terapia, é altamente terapêutico.
                Coaching tem prazo para terminar, e é um processo que provoca nos coachees (os clientes) ações direcionadas ao objetivo pretendido. Não trabalhamos situações passadas, os “porquês” da vida, por isso não é terapia, trabalhamos sonhos, objetivando e definindo um plano de ação de acordo com a realidade de cada um, com o foco na realização de objetivos.

                “Os mais bravos são, com certeza, aqueles que têm o objetivo mais claro... e que vão ao encontro deles”. Tucídides (5 a.C).
                Sonhar, todo mundo sonha, objetivos mais mensuráveis e ao alcance da realização, poucos têm.
                “Um objetivo nada mais é do que um sonho com limite de tempo”. Joe Ligriffith

                Mas, o que é Coaching? Em palavras mais inteligíveis eu digo que Coaching é uma baita economia de tempo! Coaching é um processo exclusivo e individual de assessoramento para a realização de um objetivo específico, provocando excelência no desempenho em qualquer área que esteja deficiente, provocando melhoria contínua na vida como um todo.

                Coaching faz com que qualquer pessoa, dentro de suas necessidades específicas encontre a solução e calcule suas ações em direção ao seu objetivo. Como resultado surge satisfação pessoal.
                Quantos pais dizem aos seus filhos “você será um doutor de sucesso!”? A criança cresce ouvindo essa frase, chega à adolescência e à juventude ouvindo isso, estuda, se forma em “doutor” e o “sucesso” não vem. Alguém o ensinou ou o treinou para transformar esse sucesso em realidade? Alguém o ensinou como tornar esse sucesso possível? É nesse ponto que entra o Coaching, trazendo para o campo das reais possibilidades, de forma tangível e prática, o sucesso tão desejado e profetizado pelos pais. E tudo isso com prazo determinado.

                Se num processo de terapia não há previsão de término, no Coaching temos um prazo de dez a doze sessões para atingir a meta. Coaching também não é consultoria nem aconselhamento, não dizemos o que o coachee (cliente) tem que fazer, ele define suas ações, nós trabalhamos para que elas sejam efetivamente cumpridas. Coaching é um maravilhoso processo de parceria entre coach (profissional) e coachee (cliente), com desenvolvimento de competências, análise de pontos fortes e fracos, com foco em ações que levem à realização de desejos.

                Todas as pessoas podem se utilizar do Coaching, pois o mesmo atua em diversos nichos como saúde (para quem quer emagrecer, deixar de fumar, ter qualidade de vida); educação (para quem está na fase de escolher carreira profissional, melhorar nos estudos, fazer especializações); profissional (pessoas que querem ser bem sucedidas em suas carreiras, se desenvolver profissionalmente ou ainda desenvolver novas aptidões); relacionamento (pessoas com grandes dificuldades na área afetiva ou em relacionamentos em geral); pessoal (pessoas sem objetivo, desanimadas, pessimistas e que necessitam de mudanças com urgência); empresarial (para empresas que necessitam melhorar seus lucros, seu relacionamento com cliente e funcionários, melhorar o desempenho de seus líderes, ajustar objetivos e metas para o desenvolvimento) entre outros.

                É fato que atualmente as empresas mundiais mais proeminentes são as que mais trabalham com o processo do Coaching, provavelmente por isso estão em ascensão e são mais dinâmicas diante das crises, fato que há duas décadas atrás não seria possível pelo modelo administrativo técnico quase engessado que possuíam. Coaching lida com pessoas, relacionamentos, metas, sonhos, excelência de atuação, ou seja, o que há de melhor com o ser humano e logicamente o que o motiva a seguir a diante.

                Procure um profissional de Coaching, só tome cuidado com a qualidade, como é algo novo no Brasil muitos fazem seus treinamentos em qualquer lugar e individualmente dão seus próprios treinamentos isso só é perigoso pela qualidade do serviço, busque profissionais de Coaching com formação reconhecida, posso falar pela Sociedade Brasileira de Coaching na qual fiz o meu treinamento e que recebeu pelo quarto ano consecutivo prêmio de excelência em treinamento de Coaching no Brasil.

                Quanto vale para você hoje realizar o seu maior sonho? Ele está longe de você? Torne-o possível com Coaching.
                                                                                         Alessandra França




VALORES
     Publicado 16/07/2011    

Observando a vida vemos que tudo pode ter um preço, todas as coisas e objetos possuem um preço, mas nem sempre possuem valor. Coisas de valor não estão necessariamente vinculadas ao preço, pois valor é muito subjetivo e preço é objetivo.
  Quanto vale os olhos para você que enxerga perfeitamente? Eles têm preço?
  Agora imagine para uma pessoa com pouca ou nenhuma visão. Quanto vale para ela os olhos?
  Percebe que o valor é muito subjetivo?
  Desde algum tempo é perceptível que tem ocorrido uma inversão de valores, pois as coisas que têm preço passaram a ter valor e as coisas de valor ficaram fora de moda. Um jovem popular é o que utiliza roupas de marca, que tem coisas caras, que apresenta um status diante de seus amigos, nesses casos, seus valores pessoais não precisam nem existir.
  Certo dia, enquanto voltava do inglês com a minha filha, vi três crianças que se escondiam no caput de seus casacos (para não serem reconhecidas obviamente) com suas mochilas, provavelmente matando aula. Elas estavam utilizando bebida alcóolica às dez horas da manhã! Me perguntei: o que tem valor na vida dessas crianças? Quais são os valores que elas estão cultivando para si? Será que foram ensinadas com algum valor? Para elas vale mais enganar os pais, matando aula e destruir seu jovem corpo com bebida alcoólica, para quê? Será que queriam demonstrar alguma coisa para se reafirmar, em quê? 
                Fiquei pensando profundamente sobre os valores de um ser humano. E percebi que se valores não forem ensinados e cultivados desde pequenos pelos pais, principalmente através de exemplos, o resultado será uma juventude onde vale tudo, mesmo que isso seja criminoso.
                Para uma pessoa de valor, sua vida tem significado, portanto, usar drogas é ferir os seus princípios e valores. Para uma pessoa de valor, integridade moral e respeito é um pilar que sustenta todo o seu caminhar.
            Quanto vale fazer o bem a alguém que está necessitado? Oferecer ajuda a alguém que precisa exatamente do que você tem e que, certamente, fará toda a diferença para a vida dela.
            Quanto vale manter o respeito às pessoas independente de suas escolhas? Quanto vale crescer com educação, cordialidade, valores morais e éticos, objetivos conscientes de seu papel social?
            Quem pode ensinar isso? Se você é pai ou mãe e pensou que a escola tem esse papel, errou e errou feio. Só quem pode ensinar isso são os pais. Moral, educação, cordialidade, respeito, boas maneiras são ensinadas em casa. A escola só reforça, mas não possui essa responsabilidade.
          Se os pais assumissem seus papéis com intenção de criar pessoas de valores, certamente essa juventude que começa a beber cada vez mais cedo, se drogar cada vez mais cedo e se promiscuiza cada vez mais cedo não estaria tão perdida em seus objetivos.
          Coisas simples como tomar café, almoçar ou jantar com a família numa mesa posta, numa conversa agradável, onde atenção é trocada durante esse encontro pode ser um início de uma interação mais eficaz, onde a atenção mais dirigida valoriza o estar junto. Os pais devem se preocupar em conversar mais com seus filhos, acompanhar verdadeiramente seu desenvolvimento, sua maturidade emocional, compreender as fases desses jovens mantendo-se sempre junto e devem se preocupar, principalmente, em dar exemplos. As atitudes dos pais são observadas e copiadas pelas crianças.
  Programas de televisão que incitam a inversão de valores devem ser evitados no processo de aprendizagem infantil, pois a criança não teve ainda cultivado o valor correto e se ver um programa que inverta valores, vai achar tudo natural.
  Devemos aprender o que é bom, o que tem real valor, tudo o que tem preço às vezes custa muito caro e às vezes desvaloriza. O que tem real valor, uma vez cultivado dura para a sempre e impulsiona as pessoas a viverem com mais harmonia e felicidade.
  Quais são os seus valores?
                                                                                            Alessandra França 



CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE
 Publicado em 09/07/2011


               É quase impossível negar que Ciência e Espiritualidade viviam separadas por muros gigantescos há mais de séculos, porém, com o advento da Física Quântica, suas descobertas foram suficientes para provar que a separação só colaborou para a estagnação de conceitos científicos e para a má interpretação de conceitos espirituais. O que levou a humanidade a um movimento separatista em diversos seguimentos ambientais e humanos.


                Entende-se por Ciência tudo o que pode ser comprovado, experimentado e repetido por qualquer pessoa. Religião não tem relação com Espiritualidade, e esse é o maior ponto de confusão entre as pessoas. Entende-se por Espiritualidade o ato de buscar internamente no campo dos pensamentos e sentimentos (invisíveis) o entendimento e as respostas para o que ocorre externamente (visível), trazendo em si a descoberta dos reais valores presentes na vida.


                A Física Quântica trabalha exatamente naquilo que não se vê no que é realmente invisível. No mundo quântico nada está parado e inerte em um mesmo lugar (que permita a medição exata). A possibilidade de medir micro-partículas só ocorreu no pensamento cartesiano que reduziu tudo à matéria, acreditando que essas micro-partículas estariam inertes e por isso poderiam ser medidas.  Isso já foi completamente derrubado pela Física Quântica, onde essas “micro-partículas” são na verdade pacotes de energia que estão em intenso movimento, aparecendo e desaparecendo constantemente, apresentando interação com o observador e possibilitando a repetição de seus experimentos por qualquer cientista que se aventure nesse campo.


                O que as pessoas vão fazer com as grandes descobertas da Física Quântica?


           Se o sistema Wireless fosse descoberto no tempo da inquisição muitos teriam morrido na fogueira sob acusação de bruxaria. Mas, no entanto, essa tecnologia que envia sinais pelo ar, é capaz de conectar seres humanos ao mundo todo e, inclusive fora dele (ao podermos nos comunicar com astronautas em missão no espaço).


                Conceitos espirituais vão seguir muito mais amparados pela Ciência do que se imagina e a pergunta é: O que você vai fazer quanto a isso? O quanto isso pode beneficiar você e as pessoas à sua volta?

                Não dá mais para ficarmos com os olhos fechados, pois nós interagimos com o universo e tudo (nossas ações inclusive) nos afeta diretamente. Valores espirituais como honestidade, bondade, amor, respeito e paz têm interferência direta no Campo Quântico no qual estamos inseridos, não há como fugir desse fato. 

                “O que os cálculos quânticos demonstram é que nós e o nosso Universo respiramos em algo que corresponde a um mar de movimento, um mar quântico de luz”. Lynne MacTaggart – Livro O Campo.
                Muitos já falaram coisas a respeito dessa inserção: Paulo, o Apóstolo, falando aos atenienses sobre Deus disse “nEle vivemos, nos movemos e existimos”; Cristo disse “O Reino dos Céus está dentro de Vós; Mary Backer Eddy ensinava “Deus é tudo em tudo”.

                “Um ser humano é parte de um todo, chamado por nós de ‘universo’, uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele tem a experiência de si mesmo, de seus pensamentos e sentimentos como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência”. Albert Einstein

                “Se toda a matéria do universo estiver interagindo com o Campo do Ponto Zero, isso significa simplesmente que toda a matéria está interconectada e potencialmente emaranhada em todo o cosmos por meio de ondas quânticas. E se nós e todo o espaço vazio somos uma massa de emaranhamentos, estamos fazendo conexões invisíveis com coisas distantes de nós.” Lynne Mactaggart – Livro O Experimento da Intenção.


                Estamos muito mais conectados do que imaginamos, precisamos realmente compreender e se conscientizar de que estamos todos, sem exceção, no mesmo barco.
                                                                                                                      Alessandra França


MOTIVADORES X SABOTADORES
publicado em 18/06/2011


                O que motiva o homem a alcançar o que parecia inalcançável e a ir muito além de seus limites para realizar os seus sonhos?

                A motivação é realmente a chave para toda a realização.

                Se observarmos, as pessoas de sucesso são motivadas por seus sonhos e apaixonadas pelo que fazem e fazem tudo com maestria e determinação. Por exemplo, uma bailarina de sucesso é motivada pelo amor à dança e com sua dança alcança a maestria do seu talento; o talento de um professor motivado pelo seu trabalho que, apesar de todas as circunstâncias, encontra realização ao perceber que contribuiu no árduo processo de aprendizagem de seus alunos.

O sucesso é alcançado através da maestria da ação, da paixão e do desejo de realização que permeia o sonho.  Agir é uma capacidade natural de todo o ser humano, se motivar e se apaixonar pela ação que realiza depende de educação, treinamento, auto-percepção e foco.

                Então, o que ocorre com as pessoas sem ânimo, sem coragem, mergulhadas na dúvida e no pessimismo, conformadas com sua vida infeliz e medíocre, que acreditam que nada pode ser mudado ou transformado e que tudo é uma questão somente de sorte?

                O que estaria sabotando a sua natureza impregnada de sonhos e de qualidades escondidas?

                Muitos têm vivido fora de seu centro acreditando que o mundo tem obrigação de amá-los, quando nem conseguem amar a si mesmos, acreditando que têm direito de exigir do mundo, respeito, compreensão, reconhecimento, quando nem conseguem fazer isso por si mesmo.

                Costumo dizer que essas pessoas estão fora de suas “casas” e ficam querendo que alguém entre e arrume a bagunça, colocando mais amor em algum lugar, mais credibilidade em outro, mais valor em outro. E ainda ficam do lado de fora de suas “casas” palpitando, criticando e exigindo que a pessoa que está do lado de dentro faça tudo do jeito que o dono exige. Isso significa que as pessoas querem que o outro as ame e as supra de todas as suas necessidades e essa relação vira um reino de obrigações... “você tem que me telefonar várias vezes por dia”; “você tem que ser mais carinhoso comigo”; “você tem que me fazer surpresas, e mandar flores”, “desse jeito você não me ama” etc... e tudo vai se transformando em frustração.

                O ato de entrar na própria “casa” requer coragem e comprometimento consigo mesmo, vontade de arrumar a si mesmo, de descobrir as próprias qualidades e defeitos, de descobrir a própria capacidade e só então abrir as portas para encontrar alguém com quem compartilhar o que se tem de bom. Assim, a outra pessoa entra na “casa” sem o peso da “responsabilidade” de arrumar a vida de outra pessoa, entra apenas para compartilhar momentos.

                Muitos dos problemas nos relacionamentos e na vida profissional têm uma relação com esse simbolismo da casa. 

   Quando não há comprometimento com os próprios objetivos estamos diante de um grande sabotador! Ficar esperando que a solução caia do céu, que alguém resolva o seu problema, que o parceiro seja a pessoa que vai fazer por você o que você tem que fazer é se manter fora de sua “casa” alheio às reais soluções e possibilidades.

                Enquanto não assumirmos a responsabilidade pelas nossas vidas e nossos sonhos, sem esperar que alguém os realize para sermos felizes, não ficaremos satisfeitos, experimentaremos apenas frustração e ansiedade.

                Pense bem agora: o que realmente motiva você a realizar seu sonho?

                Se a sua resposta estiver em alguma referência exterior você está fora de sua “casa” e esse é o maior sinal de alerta para você agora, pois está vivendo e se amparando em sabotadores.
                                                                                                                             Alessandra França


FELICITÀ
Publicado 11/06/2011

            O que seria essa tal felicidade? É um tema tão misterioso e comum, tão momentâneo e tão eterno que às vezes fica banalizado.
            Todo mundo quer ser feliz, e todos fazemos e guiamos nossas vidas em busca da felicidade. Todos tomam suas atitudes em busca de felicidade, mesmo que algumas atitudes pareçam erradas ou absurdas para alguns, toda a justificativa para as mesmas tem fundamento na “busca da felicidade”.
           A felicidade funciona como se fosse uma bússola, se algo te faz feliz esse é o caminho, se isso te deixa triste é um indício de que é preciso mudar de direção. Mas a verdade é que muitas vezes em busca dessa felicidade nós erramos, nos decepcionamos, sofremos e nos desanimamos, principalmente quando não há felicidade durante a busca, pois fomos programados para acreditar que obrigatoriamente o final tem que ser feliz.
            Quantas vezes nossos pais erraram conosco em nome de nossa felicidade? Quantas vezes ainda viveremos em função dessa felicidade que hora se veste com a roupa do prazer, hora de uma satisfação momentânea, hora pode ser saboreada numa bela comida acompanhada com amigos, hora com o amor de um relacionamento que acaba, hora com o alcance de algum objetivo? Seria esse o verdadeiro sentido da felicidade? A felicidade reside realmente nessas coisas e momentos?
            Certa vez ouvi de uma pessoa que “felicidade” procederia da expressão “fé licità”, ou seja, “fé lícita”. Não sei se é esse o real significado do vocábulo grego, mas refletindo sobre esse significado... “fé lícita”, “acreditar, confiar com licitude, certeza”, é algo interessante. O que te faz feliz hoje? Você acredita com certeza de que essa situação ou algo pode te fazer feliz?
            Felicidade é algo tão íntimo e pessoal que não é possível considerar um padrão. Para uns felicidade é assistir um jogo de futebol com os amigos, para outros ler um bom livro, para outros ouvir boa música, para outros viver sozinho, para outros viver com a família etc, e tudo isso entra no campo da individualidade e que não cabe discussão.
            Para você o que realmente é felicidade?
            Uma resposta mais real e honesta virá se você descobrir se você realmente acredita em si mesmo.
            A “fé lícita” não pode estar relacionada à vida e suas condições de status e posses, ela está relacionada ao quanto se acredita verdadeiramente nos próprios potenciais. Pessoas que acreditam em si mesmas são mais felizes, superam com maior facilidade os percalços da vida, conseguem chegar a soluções mais rápidas e, portanto, ultrapassam qualquer obstáculo. Pessoas que acreditam realmente em si mesmas conseguem ver com clareza seus objetivos e realizá-los só é um detalhe, pois o caminho que levou a essa realização já lhe trouxe muita satisfação e felicidade.
            A fé em si mesmo, a fé nos próprios potenciais e nas próprias capacidades levam a um caminho mais reto em direção a realização dos sonhos. Pessoas que não acreditam em si mesmas recebem opiniões contrárias aos seus sonhos e se deixam levar pelo desânimo e obviamente não realizam nada, pois todos dão tantas opiniões contrárias que para elas é melhor não tentar fazer nada. Isso é o que normalmente acontece e vemos muitos que não conseguem realizar nada.
            Você acredita que é capaz de realizar o seu verdadeiro sonho? Você se deixa levar por opiniões alheias que na maioria das vezes minam os seus planos?
            As respostas a essas perguntas deixam para você uma pista sobre o que o está impedindo de realizar o seu sonho e possuir mais felicidade no caminho.
             Acreditando mais em si mesmo encontrarás felicidade em tudo que pousar seu olhar. Acredite!
                                                                                                       Alessandra França


COACHING: UM DESAFIO PARA SER FELIZ
(Publicado em 28/05/2010)



                Você sabia que hoje as melhores e maiores empresas do mundo adotam o Coaching para melhoria de seus resultados e, principalmente para aumento de seus lucros? O que faz com que grandes empresas internacionais como Nasa, Citibank, Banco de Singapura, Força Aérea Americana, Mercedes, Pfizer, Toyota, Walt Disney World, só para citar algumas, adotem o Modelo de Coaching da Behavioral Coaching Institute? Certamente que algo valoroso existe nesse processo, mas um bom processo de Coaching começa na formação do Coach.

Existem escolas de Coaching espalhadas pelo Brasil sem nenhum reconhecimento institucional válido e sem garantias de uma formação idônea e efetivamente reconhecida no meio corporativo. É fato que a Sociedade Brasileira de Coaching é a única com metodologia testada e comprovada internacionalmente há mais de doze anos. É a única metodologia patenteada pelo BCI (Behavioral Coaching Institute) e ICC (Internacional Coaching Council), que garantem qualidade e excelência na assessoria de seus Coaches.

Estão ocorrendo mudanças significativas no comportamento dos empresários e empregados em nossa cidade. No comando das empresas que apresentaram maior crescimento nos últimos cinco anos encontram-se empresários que, por exemplo, investem em treinamento de seu pessoal, visando uma maior qualidade de seus serviços. E isso já tem feito total diferença em diversos seguimentos comerciais em nossa cidade como o aumento de empreendimentos e o aparecimento de novos empreendedores que apresentam diferenciais e substanciais índices de crescimento. Certamente, que o Coaching pode ajuda-los mais rapidamente nessa jornada. Mas, deve-se ter em mente que o trabalho de um Coach bem formado que possua garantias de qualidade pode fazer total diferença na hora da assessoria.

Mas o que realmente é o Coaching?

Coaching é uma assessoria que objetiva a realização de metas para concretização de objetivos. Imagine como seria sua vida se você pudesse realizar mais, em todas as áreas, uma vida com mais resultados positivos, mais conquistas, vitalidade, prosperidade, bons relacionamentos e um profundo sentimento de realização. Imagine uma vida completamente plena, bem sucedida e feliz. Isto é o que o Coaching pode proporcionar para você. E tem atuação em qualquer seguimento seja pessoal ou profissional.
                Quem procura o Coaching?
                Pessoas que não querem mais perder tempo e que desejam a concretização mais imediata de seus sonhos e objetivos. Empreendedores que precisam de um up em seus negócios, ou que desejam expandi-los. Profissionais que desejam alavancar sua carreira e alcançar o topo de uma maneira mais efetiva e real. Pessoas que anseiam por grandes mudanças e transformações em sua vida pessoal ou profissional. Jovens que ainda não decidiram por sua carreira, ou que a estão iniciando ainda com certa insegurança, jovens que estão com dificuldades de relacionamento e ainda estão sem objetivos claros. Atletas e esportistas que precisam se manter motivados para alcançarem sua grande meta de campeonato. Pessoas que necessitam de mais entusiasmo pela vida, que querem mudanças, que buscam felicidade e realização. Pessoas que precisam organizar suas vidas, mas não sabem como fazer nem por onde começar.
                O Coaching trabalha no âmbito das potencialidades latentes e desconhecidas de seus Coachees (assessorados), utilizando ferramentas e modelos que definem metas e determinam ações que vão desde organização do tempo ao autocontrole emocional para realização de negócios e situações pessoais estritamente relevantes para o Coachee.
                O Coach (assessor – treinador) desafia o seu Coachee a mergulhar no universo interior de seus próprios talentos para alcançar as estrelas nos céus de seus objetivos.
                Para e pense: Com que frequência você se desafia a dar passos reais em direção à realização dos seus objetivos?
“Todos temos dentro de nós forças que não conhecemos, até sermos verdadeiramente desafiados”. Martin Seligman





QUEM JÁ VIU UM PESSIMISTA DE SUCESSO?
Publicado em 21/05/2011

                          
                Essa é uma questão a ser pensada por algum tempo. Se você acredita que todo o seu fracasso e insucesso é decorrente de situações exteriores como o clima, as pessoas, a situação do país, da cidade, do governo, dos seus clientes e, como diz o ditado antigo, “vive reclamando até de dinheiro novo” procure ajuda, pois você está sofrendo de pessimismo.

                Pessimismo é crônico e os sintomas são muito desagradáveis: má sorte, fracasso, constantes perdas de oportunidades, carência afetiva e financeira, vida inerte, acontecimentos que só trazem mais aborrecimentos, solidão, hiperdimensão de fatos e acontecimentos, etc. Ufa! Já é deprimente só em escrever isto!

                Mas não se deixe contagiar por isto. VOCÊ PODE SER UMA PESSOA DE SUCESSO.

                Pessoas de SUCESSO são otimistas e entram em AÇÃO, pessoas de SUCESSO olham as coisas no tamanho ideal, pessoas de SUCESSO se responsabilizam e assumem os riscos. Pessoas de SUCESSO agem mesmo se estiverem com medo. Pessoas de SUCESSO são focadas em seus objetivos e, onde o pessimista vê obstáculo, o otimista vê OPORTUNIDADE, pessoas de SUCESSO vivem pelos seus VALORES dão o máximo de suas potencialidades sem corrompe-los, pessoas de SUCESSO dão muito além do que já é esperado delas.

                Tudo o que as pessoas fazem é para alcançar a felicidade e o sucesso, mas sem foco não há desafio, há desânimo e aí começa a dificuldade.

                Pessoas de SUCESSO fazem a diferença. O que você ainda não fez que se fizesse faria a diferença na sua vida?  

               Quais as razões que te motivam a desejar o sucesso? O que significa sucesso para você? O que você precisa mudar no seu comportamento para mudar sua vida em prol dos seus objetivos?

                Tenha certeza de que você é muito melhor do que imagina. Não aceite o ócio em sua vida, o ócio é o instrumento do fracasso. Para pessoas de SUCESSO tudo é oportunidade e aprendizado. Os fracassados são apaixonados pelas suas desculpas, falam de pessoas, de circunstâncias e situações (sempre desfavoráveis). Pessoas de SUCESSO falam de ideias. Ideias são o combustível da vida.

                Se você quer ser uma pessoa de SUCESSO, aja e mude seu comportamento, seja perseverante e não desista de seu sonho.

                Para saber se você está no caminho do sucesso ou do fracasso observe os resultados que você tem alcançado. Eles estão sendo satisfatórios ou não?

                A vida sempre sinaliza, mas é muito mais fácil culpar os outros, o difícil é agir. Só você é responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Pessoas fracassadas vivem criticando e julgando. Pessoas de sucesso não têm tempo a perder só têm tempo para agir.

                Você tem escolha, você pode ser um juiz ou um aprendiz. A escolha é sua! Quem julga leva muito “processo dos outros” para casa, é muito trabalhoso e estressante. Quem aprende está sempre pronto para uma nova lição, sua cabeça está sempre leve e atenta aguardando uma nova oportunidade de aprendizado. O que você prefere hoje? Essa escolha já pode te levar a uma mudança de comportamento diante da vida. Mudanças positivas significam movimento mais rápido em direção ao resultado.

                Não fique aí parado! O que você pode fazer agora para começar a mudar a sua vida? Onde estão os seus projetos de vida? O que você pode fazer hoje? Não se permita viver tentando. Quem apenas tenta não faz nada. Imagine você em um avião e o piloto avisando: “Senhores passageiros vou tentar fazer a aterrisagem”. Você teria confiança nesse piloto? Um médico dizendo: “vou tentar operar você”. Que credibilidade você daria a esse médico? Tentar leva ao fracasso. SEJA O PILOTO DE SUA VIDA e BOA VIAGEM!
                                                                 Alessandra França
PARA GANHAR O MÁXIMO, VOCÊ TEM QUE SER O MÁXIMO
(Publicado 14/05/2011)




                O que é necessário para você ser o máximo? Quais são os seus verdadeiros e reais valores que fazem de você a pessoa que é?

                Muitos confundem esse estado de ser, com o estado de ter acreditado que o “ser” está relacionado ao “ter”. Por isso vivem buscando possuir coisas para parecerem algo que não são. Eis um grande engano.

Para ganhar tudo o que se deseja, é preciso ser o máximo. Esse “ser o máximo” é    construído através de valores éticos, morais, e pessoais.

                Uma pessoa que tem bem definido os seus valores, alcança a excelência no que faz e acaba, consequentemente, ganhando também o máximo.

                Nos dias de hoje muitos vivem uma ilógica no mundo dos ganhos. Há uma supervalorização de esforços medianos, para justificar uma ansiedade por ganhos rápidos e altos.

                Quando nos esforçamos para “ser o máximo”  há um grande empenho não em ser bom no que faz, mas em ser o melhor no que faz. E o que faz uma pessoa excelente em sua função? O treino. Quanto mais treinamos, quanto mais praticamos, quanto mais nos aperfeiçoamos naquilo que fazemos, mais próximos da excelência no assunto chegamos.

                Pesquisas informam que não existem “gens do gênio” nas pessoas que são sucesso em sua área de atuação. Esses campeões são, na verdade, treinados desde muito cedo a serem excelentes naquilo que gostam. Executam suas ações repetidas vezes e à medida que vão repetindo, vão aprimorando essa ação, até a dominar completamente e o resultado é a excelência no assunto. Temos um exemplo, maravilhoso, Ayrton Senna, começou desde pequeno no Cart, continuou treinando e, ainda jovem, já estava nas pistas de grandes campeões. O que ele fazia? Você acha que ele nasceu pronto? E se o pai não possuísse os recursos necessários para ele ser um grande piloto? Você acha que pela “genética” ele seria? Não, o fato é que o “garoto” Ayrton Senna treinava até debaixo de chuva. E por que ele fazia isso, só por que ele gostava? Certamente não, ele fazia não apenas porque gostava, mas principalmente porque queria ser um campeão. E qual foi o resultado? Ele realmente se tornou um grande campeão.

                Todos temos talentos, sem dúvida! Alguns possuem talentos para as artes e outros para os esportes, mas somente aqueles que treinam com perseverança e obstinação são campeões.

                Para SER o máximo, primeiro é necessário ter OBJETIVO claro, não perdê-lo de vista por nenhum segundo. Depois é necessário AÇÃO, ação daquelas motivadas, entusiasmadas, seguras e constantes.

                O Coaching, processo de assessoramento que visa o alcance de alta performance em qualquer área da vida pessoal ou profissional, pode transformar pessoas talentosas em verdadeiros campeões com grandes ganhos, porque no processo do Coaching, o Coachee é impulsionado a dar o máximo de si e, como resultado óbvio e matemático, ter o máximo de ganho.

                Muitos se acham excelentes por possuírem coisas, acreditam que possuindo coisas serão melhores. Mas o fato que isso somente cai no campo da superficialidade. O Coaching propicia à revelação de valores e objetivos reais, conduzindo a ações efetivas dentro do campo da realidade do ser para o real alcance de resultados satisfatórios.

                Para “ser o máximo” é preciso conhecer as próprias capacidades, é preciso “ter” objetivos e valores, é preciso “agir”, e essas ações levarão ao tão sonhado resultado.

                Se você sonha em ser alguém que faça diferença no mundo, busque dentro de si mesmo as respostas que lhe levarão ao topo de suas qualidades, se não conseguir sozinho busque ajuda, pois você nasceu para ser um grande campeão, nasceu para ser o máximo!


  LUZ, CÂMERA, AÇÃO!
Publicado 07/05/2011 
                    No teatro, antes da apresentação de uma peça, o público em ansiosa expectativa fala em demasia, outros tagarelam assuntos diversos, os críticos tecem antecipadamente seus comentários mesmo sem ver a primeira atuação... É um momento particularmente caótico e ritualístico que faz parte de todo espetáculo... De repente, apagam-se as luzes, o silêncio inunda a sala de expectativa e é nessa total escuridão, que entra em cena o ator investido de um personagem qualquer, as luzes vão ressurgindo suave e delicadamente, delineando as formas desse ser, enquanto não houver nenhum movimento e enquanto não surgir a primeira fala e a primeira questão que denunciem a história deste personagem, só existirá expectativa, análise e suposições...

                Imagine que nesse teatro da vida você é o ator, onde seu público (pais, amigos, chefes...) esperam muito de você. Você recebe críticas e elogios, mas você sabe que ainda não conseguiu dar o seu máximo, você não apresentou sua excelência, pois tem sempre representado os personagens que seu público escolheu para você e isso não o tem satisfeito. Imagine que hoje, no teatro da sua vida, você representa alguém frustrado e com medo, infeliz ou inseguro, ansioso ou depressivo, uma pessoa sem esperanças, sem objetivos e isso o está frustrando e desanimando. Imagine que a sua vida está exatamente no momento em que as luzes se apagaram e o silêncio extenua uma obrigatória ação. O que fazer? Qual papel escolher? Certamente o papel que você quer representar é o de um feliz vencedor realizado e satisfeito. Por que você não o representa? O que o está impedindo?

No teatro da vida é preciso tomar posse do seu principal personagem, deixar o drama de lado, olhar panoramicamente sua história de sucesso e entrar em cena, atuar com maestria, excelência, objetividade e perfeição. Para isso também é necessário focar no objetivo, não no público, nem em circunstâncias passageiras e superficiais que não o levarão ao sucesso e melhoria contínua.
Quantas vezes você assumiu personagens que você não queria? Quantas vezes na sua vida você representou personagens derrotistas e deprimentes que só fizeram com que você se sentisse a pior das criaturas? Quantas vezes você deixou de realizar os seus mais profundos sonhos, por que não sabia como fazer diferente?
Pense bem, é perfeitamente possível mudar sua história. Escrever e atuar numa história de sucesso e felicidade, de amor e realizações. Não é isso que você tem buscado na sua vida?
Não fique esperando as coisas acontecerem, apenas crie o seu roteiro e siga uma história de sucesso, fazendo o que for necessário para isso.
No livro “Os segredos da mente milionária” de T. Harv Eker, ele diz o seguinte: “as pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: ‘Eu crio a minha própria vida’. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: ‘Na minha vida, as coisas acontecem’.”
Este é um pensamento interessante, na segunda mentalidade - a mentalidade pobre – é o caso do ator que representa os personagens que seu público quer, ele fica esperando um papel qualquer dentro de padrões alheios aos seus, por esperar a aprovação e os aplausos que, muitas vezes não chegam, trazendo como resultado frustração, desânimo e insucesso. No primeiro caso – uma mentalidade rica – o ator assume a autoria da peça do teatro de sua vida, cria uma história belíssima cheia de sucesso e alegria, e atua conforme a história criada, o resultado é sucesso, muitos aplausos e satisfação plena.
Qual história você tem criado para sua vida? Você têm esperado aplausos e só tem recebido vaias e críticas?
Crie hoje uma história feliz e atue com maestria e excelência!
                                                                                                  Alessandra França


PESSOAS DE SUCESSO NÃO PENSAM EM OBSTÁCULOS
(Publicado em 30/04/2011)




                Foi constatado em pesquisa realizada junto às pessoas mais bem sucedidas do mundo que, ao desenvolverem seus negócios e carreiras, não pensaram em nenhum momento em fracasso ou obstáculo. Fato curioso, pois para muitos é necessário pesar prós e contras, analisar muito para, finalmente, abrir um negócio. Mas o fato é que, nestes casos, noventa e nove por cento dos negócios muito planejados e analisados fecharam ou faliram num prazo de dois anos.

O que ocorre então? Sorte? Dom? Favorecimento do mercado?

Não, as pessoas de sucesso enxergam com muita clareza os seus sonhos e objetivos e vivem emocionalmente a sua realização no momento presente. Fazem com que a emoção de já ter atingido seu objetivo seja tão real que parecem estar sonhando acordados. E depois de praticarem esse “exercício mental”, são conduzidos a pessoas, situações e oportunidades de forma natural, e tudo isso leva ao resultado final (ou diria inicial do sonho) – a realização do objetivo.

Mas, porque isso ocorre?

Transcrevo aqui palavras de uma entrevista com Gregg Braden, executivo de sucesso que se dedica atualmente à pesquisa no campo da Física Quântica e Espiritualidade ensinada por povos e filósofos mais antigos. Neste trecho da entrevista, ele explicava sobre o Campo de Ponto Zero, um campo de energia que está na base de toda a existência física:

“Também sabemos que possuímos a capacidade de "falar" numa linguagem que ressoa nesse campo, uma linguagem não verbal de sentimentos e de crenças dos nossos corações. Quando fazemos isto, produzimos cura física no interior das nossas células. A chave é sentir os sentimentos de uma forma bastante exigente, como se o resultado do desejo dos nossos corações já tivesse acontecido. Isto coloca em ação uma resposta no interior dos nossos corpos em que a química corresponde ao sentimento.
 Da mesma forma, quando nós produzimos os sentimentos corretos como se a nossa carreira já fosse de grande sucesso, os nossos relacionamentos e as nossas parcerias passam a ser as ideais, e nós passamos a ter no nosso caminho as pessoas certas que nos ajudarão a atingir os nossos objetivos da melhor forma possível. Isto põe em ação um mecanismo nesse campo que permite que os nossos desejos se tornem realidade”.


            Esse mesmo princípio pode ser aplicado aos relacionamentos, à cura e à paz entre as nações. Se queremos atingir os resultados, devemos sentir com profundidade e realidade a emoção que corresponde ao resultado plenamente realizado, ao invés de pensar no resultado de uma forma sistemática como se estivesse desenhando o passo-a-passo até chegar ao resultado. Este método sistemático é o método utilizado no mundo físico onde é necessário juntar elementos e dar uma sequência para construção daquilo a que nos propusermos. Entretanto, isso não ocorre no mundo quântico do pensamento, emoção e crença. “De fato, o que se passa é o oposto; temos que identificar clara e concisamente qual é o resultado, porque o universo não consegue acertar num alvo em movimento”, diz Gregg.

            Ver, primeiramente, os objetivos com clareza é um verdadeiro desafio hoje em dia, ninguém sabe bem o que quer, por isso tudo parece sempre estar escapando das mãos e provocando ansiedade epidêmica. Todos querem felicidade e sucesso, mas não definem “em que”, nem “onde” nem “como”. Neste ponto a assessoria de um Coach, é de grande utilidade. Quando não há meta definida não há foco, não há direção reta a percorrer, as trajetórias ficam difusas os resultados são insatisfatórios, prevalece o desânimo, a carência e a desmotivação com a vida. Não seria esse o grande mal entre jovens e adultos frustrados da atualidade?
             



QUER MUDAR SUA VIDA?
(Publicado em 23/04/2011)




                Essa é uma pergunta que muitas pessoas respondem afirmativamente. Mas, quando questionadas sobre a forma de fazerem isso, as respostas variam desde esperança em milagre até em tomadas de atitudes radicais, que quase sempre levam ao fracasso do intento e tudo o que se consegue é estagnação e mesmice.

                Como é possível mudar a vida? Como é possível realizar sonhos? As respostas a essas perguntas começam em relação à definição de objetivos. Você que está lendo esta coluna agora, tem realmente seus objetivos claros e bem definidos? O que você faz para efetivamente alcançá-los?

                Essas são as perguntas iniciais e imprescindíveis ao começo de um real processo de mudança. Nenhuma mudança, daquelas boas e bem aproveitadas mudanças, podem ocorrer apenas externamente. A real mudança começa dentro de si mesmo. Quantas pessoas você conhece que mudaram de cidade, de casa, de marido ou de esposa, de emprego e que continuam sofrendo com as mesmas coisas, com situações idênticas ao estado anterior? Isso acontece quando a mudança ocorre exteriormente e não interiormente.

                Atualmente existem profissionais que auxiliam nesse processo de descoberta que proporciona essas mudanças. No último fim de semana estive em treinamento intenso sobre essa melhoria de desempenho nas pessoas e nas mudanças que podem acontecer a partir de si mesmas, foi lindo testemunhar esse acontecimento e mais gratificante ainda poder participar ativamente dele.

                Posso afirmar que é perfeitamente possível provocar grandes mudanças exatamente do ponto onde se está. Desde que o desejo de mudança seja mais forte que o ponto de conforto (ou diria ponto morto) na vida.

                As mudanças começam a partir da compreensão do que se é, do que se deseja e de onde se quer chegar e tudo se condensa quando as ações são direcionadas ao lugar certo.

                Você tem um sonho? Hoje, agora, neste exato momento, o que você está fazendo para realiza-lo?

                Se você não consegue realiza-lo saiba que um Coach bem treinado em instituição idônea pode ajuda-lo nesse processo.

                Coaching é um processo de melhoria de desempenho para alcançar objetivos específicos onde se utiliza ferramentas auxiliares para mudanças na vida em todas as áreas que se deseje.

                Coaching não é terapia e não é consultoria, é um assessoramento individual e personalizado, efetivo e real para o alcance dos objetivos.

                O que é necessário para o alcance dos seus objetivos? Talvez você esteja utilizando como respostas situações exteriores a você como, por exemplo, aumento de salário, ser promovido, ter mais dinheiro, que o marido ou a esposa mudem, que as pessoas te aborreçam menos...
               
                A pergunta é: o que você faz por você e para você em direção ao seu objetivo?

                Para saber se você está trabalhando pelo alcance do seu objetivo, pergunte-se: o que você está esperando? Se você está esperando alguma coisa, você não está agindo e se não há ação não há como chegar ao objetivo.
               
                Para mudar de vida e ter sucesso é preciso agir. É matemático: boas ações, resultados bons, ações ruins, resultados ruins.

Por exemplo, um estudante que tem como objetivo passar no vestibular. A ação necessária neste caso é estudar. Ele estuda, mas não estuda com bom aproveitamento, pois não o faz de maneira satisfatória, principalmente as matérias que lhe são fracas em que deveria dedicar-lhes um número maior de horas. Nestes casos usa de auto-sabotamento, pois  o tempo está sendo mal aproveitado e um método inteligente de estudo não está sendo bem aplicado, resultado será um possível fracasso.
               
                Pessoas de sucesso não esperam que o sucesso simplesmente aconteça, elas sabem que o sucesso é inevitável, por isso elas apenas agem com inteligência.



PAIS E FILHOS

(Publicado 07/04/2011)



É realmente lamentável a atual relação da maioria dos pais e filhos. Não pelas crianças apenas, mas principalmente pelos pais.

                A facilidade tecnológica, o excesso de informação e a desinformação contribuíram para mudanças nesses relacionamentos.

Como está difícil ser criança hoje em dia! As crianças não brincam mais como antes, suas diversões são frias, impessoais, solitárias e até doentias. Não brincam mais nas ruas, os colegas são selecionados conforme a posição social, ou quanto ao brinquedo mais divertido que seu futuro colega possui. Computador, televisão, jogos eletrônicos são seus fiéis companheiros...

A pergunta é: em que momento essas crianças vão aprender a conviver, a compartilhar, a ceder, a negociar com as outras pessoas e desenvolver suas emoções e comportamentos?

Em casa, a relação com os pais é muito distante e impessoal. Os pais normalmente trabalham, o que na maioria dos casos, leva à terceirização da educação, onde entram em cena as babás, os avós e ou a creche. Nos três tipos de terceirização, o “educar”, se resume em satisfazer prontamente todas as necessidades e caprichos da criança para que não haja problemas com os pais. Ao retornarem para suas casas a relação continua distante, pais fatigados e estressados com seu dia-a-dia, substituem a atenção que deveriam dispensar a seus filhos por brinquedos novos, quanto mais recursos tecnológicos os brinquedos ou jogos possuírem melhor, pois mais as crianças ficarão ocupadas e não exigirão tanta atenção. Disciplina virou sinônimo de repressão, castigos não duram mais que minutos, tudo pode ser resolvido com coisas, presentinhos, passeios, mas dentro de casa a distância continua e o vazio de suas relações dá vazão à falta de vínculo afetivo e respeito. O resultado é o surgimento de jovens mimados, mandões, brigões, incapazes e sem objetivos que não são controláveis e não se relacionam com ninguém.

De quem é a culpa?

Os pais precisam trabalhar fora e os filhos não sabem se educar sozinhos, seus joguinhos e programas de televisões não são suficientes para isso. O erro está na maneira de educar.

Educar vem do grego “educare” que significa “tirar de dentro” ou colocar para fora, ou seja, despertar as qualidades do indivíduo para que se expressem. Isso só é possível com dedicação e observação. Não dá para terceirizar o “serviço” e querer um milagre. Seu filho está mal da escola? Está difícil a convivência? Ele está agressivo? Ele está ansioso? Ele não acata as suas opiniões? Ele não sabe decidir nem tentar resolver suas coisas sozinho? Ele não tem objetivo? Seu filho não sabe controlar as emoções, dramatizando tudo que ele vivencia?

Pergunto a você que é pai ou mãe: Que valores você ensinou a seu filho? Você acompanhou o seu desenvolvimento? Você ensinou o que é correto? Você ouviu o que ele queria de você? Você dedicou a ele alguns minutos da sua atenção (não as coisas que você deu de presente)? Você brincou com seu filho, viu filmes, contou histórias, riu das meninices da idade? Você viu e elogiou as coisas boas que ele realizou? Você esteve ao seu lado quando ele se entristeceu por não ter conseguido o primeiro lugar no futebol ou na apresentação de dança? Você o incentivou diante de um grande desafio? Você o aconselhou quando ele estava confuso? Você esteve presente na vida do seu filho de corpo e alma, ou somente o seu corpo cumpriu esse papel?

Pessoas de sucesso não nascem prontas, elas são educadas para isso. São amadurecidas em temperatura ideal. Essa “temperatura” é o sentimento, a atenção, a observação orgulhosa. A participação total, mesmo que por alguns instantes após um dia agitado de trabalho. O amor? Isso nem precisa ser mencionado... Esse deve ser mantido, nutrido e exaltado. O amor dos pais conduz os filhos à felicidade.






VOCÊ SABE O QUE É REIKI?
(Publicado em 2/04/2011)



                 Reiki é uma terapia energética descoberta no Japão, por Mikao Usui, que tem por finalidade o reequilíbrio do corpo, emoção e mente.

                Apesar de muitos, enganosamente, insistirem em associá-lo a uma prática religiosa, o Reiki não a possui. Reiki é uma técnica e, como técnica, é passível de pesquisa e explicação científica.

                O que ocorre é que, por ser uma técnica muito simples de ser executada, a maioria que busca esse caminho, não se esforça o suficiente para entendê-lo, tornando-o algo místico  e misterioso quando, na verdade, não o é, pois a técnica exige apenas pesquisa e domínio de procedimento e nada de rito, fé ou religião.

                O Reiki tem sido pesquisado em vários países, inclusive no Brasil, com resultados que chamam a atenção dos pesquisadores. Veja o trabalho do Dr. Ricardo Monezi, psicobiologista sobre o Reiki e seus efeitos no corpo.

                Para entender as alterações biológicas do Reiki, Dr. Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. Segundo o mesmo “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”. Ele diz que escolheu o Reiki para sua pesquisa na USP porque de todas as práticas energéticas de imposição de mãos esta é a única que não possui qualquer conotação religiosa.

                O experimento consistiu em utilizar sessenta camundongos com tumores divididos em três grupos. O grupo de “controle” não recebeu qualquer tratamento; o grupo de “controle-luva” recebe imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo de “imposição de mãos” recebeu o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.

                Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que os animais que receberam a “imposição de mãos”, apresentaram uma mudança nos glóbulos brancos e as células imunológicas, pois tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.

                 “Não sabemos ainda distinguir se a energia que o Reiki trabalha é magnética, elétrica ou eletromagnética. Os artigos descrevem- na como ‘energia sutil’, de natureza não esclarecida pela física atual”, diz Monezi. O fato é que “essa energia produz ondas físicas, que liberam alguns hormônios capazes de ativar as células de defesa do corpo”.

                A conclusão de sua pesquisa foi que, como não ocorreram diferenças significativas nos grupos que não receberam o Reiki, as alterações fisiológicas do grupo que passou pelo tratamento não são decorrentes de efeito placebo.

A equipe do Dr. Monezi começou agora a analisar os efeitos do Reiki em seres humanos. O estudo ainda não foi concluído, mas o psicobiólogo adianta que o primeiro grupo de 16 pessoas, apresenta resultados muito positivos. “Os resultados sugerem uma melhoria, por exemplo, na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão”. O trabalho faz parte de sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

                O Reiki, quando executado por profissional idôneo, traz benefícios relevantes ao indivíduo.

É realmente lamentável aqueles que realizam cursos em poucas horas e acreditam estarem prontos para o trabalho. Na verdade não estão preparados, não entendem, nem dominam a técnica e é exatamente esse despreparo que faz com que sincretizem o Reiki com suas crenças religiosas, o que provoca confusão e desinformação a seu respeito.
               
Em muitos países o Reik já faz parte do atendimento em hospitais, servindo de apoio ao corpo de funcionários dos hospitais e aos pacientes antes das cirurgias, e em casos de dores, ansiedade e depressão. No Brasil isso ainda não está disponível, poucos hospitais perceberam seus benefícios disponibilizando esse serviço aos seus pacientes e equipes o que diminuiu os gastos com remédios e o aumento da qualidade de vida de pacientes com doenças graves como o câncer, por exemplo.

É PROIBIDO SENTIR...
Publicado em 26/03/2011















            Na atualidade não está na moda sentir. Se há alguém triste, é condenado à depressão e entra em cena o antidepressivo. Se é muito exaltado, expansivo e com um pouco de ansiedade, já dizem que é um distúrbio e entra em cena um ansiolítico. Qualquer estado mais alterado de comportamento que apresente tristeza ou inquietação em criança, adolescente ou adulto, é motivo para um verdadeiro espetáculo de remédios.

           Em que momento é possível sentir?

            Em que momento é possível vivenciar a tristeza, a ansiedade, a raiva ou o nervosismo como um processo natural que surge e que passa, mas que deve ser experimentado para o alcance da maturidade emocional? Claro que há limites que identificam um transtorno, mas qualquer sentimento em latência é condenado ao prozac ou fluoxetina.

            Crianças são proibidas de sentir raiva, de se entristecer ou de serem mais traquinas e, principalmente, de expressar esses sentimentos, sendo conduzidas aos consultórios para tomar um “remedinho” e resolver o “problema”, ou seja, dar “sossego” aos pais, que não têm tempo, nem sabem como serem pais.

Sim! Muitos não sabem como serem pais. Como eu digo sempre, criança não nasce com manual agarrado na placenta e educar não se aprende na escola, é difícil e dá muito trabalho.

Os pais de hoje também não vivenciaram as emoções em sua infância e não desenvolveram o amadurecimento necessário aos talentos paternos naturais. Foram reprimidos, não podiam expressar o que estavam sentindo, tinham que engolir o choro, aceitar tudo o que era ordenado sem contestar, não podiam demonstrar descontentamento com alguma ordem. Estes, quando alcançaram a vida adulta queriam fazer tudo o que podiam, queriam curtir a liberdade, e quando se tornaram pais criaram seus filhos, com liberdade e um esquema de “cada um por si”. Diziam: “Eu te dou tudo o que precisa, você estuda e deixo você fazer o que quiser, só não chore no meu ouvido, por favor, não me cobre nada e não venha com essa história de tristeza, isso eu não quero saber, resolva os seus problemas sozinho, não te deixo faltar nada, você não tem motivo para sentir essas coisas, se estiver com problema e não conseguir resolver te levo no médico, no psicólogo, no psiquiatra, eles te dão um remédio e fica tudo bem.”

Em muitos casos, quem tem que dar conta é a escola, as babás, às vezes os avós. O fato é que essas crianças vão crescendo sem desenvolver os sentimentos e os seus limites, e quando adolescentes e adultos vão vivenciar essas emoções de uma maneira extremamente dramática, trágica, descontrolada e inconsequente. Vemos briga de casal adolescente terminar em trágico assassinato, porque um deles não soube aceitar a perda.  Muitos não conseguem identificar os sentimentos com nitidez e confundem paixão com obsessão, amor com subjugação, consideração e companheirismo com idolatria etc.

Onde nós vamos parar? Ou melhor, quando nós vamos parar?

PARAR e SENTIR, admitir “hoje eu estou triste, e daí, isso vai passar”; “eu estou com raiva, eu posso sentir raiva, por isso deixo passar, só preciso de um tempo”.

Não seja transformado em máquina! Máquina não sente nada e ainda tem que dar o máximo.

Você que agora está lendo este texto, pare, o que você está sentindo agora? Perceba, sinta e deixe passar. Foi ruim? Foi bom?

Parabéns você ainda é humano!

“É normal ter problemas, e a aflição emocional não é necessariamente uma doença. As pessoas que estão procurando uma maneira de monitorar e controlar um mundo que está se tornando cada vez mais complexo não precisam ser rotuladas como portadoras de um distúrbio, pois, na verdade, estão percorrendo um caminho consagrado pelo tempo para uma vida mais realizada.” Lou Marinoff , livro Mais Platão, Menos Prozac

                                                                                                                                        Alessandra França





VEJA O MUNDO ATRAVÉS DE...
Publicado 19/03/2011


                Certamente você já ouviu esta frase “ele vê o mundo através de uma lente cor de rosa, para ele parece que tudo está bom”, e esse é um comentário negativo sobre alguém que tem uma visão boa da vida e do mundo. Infelizmente essa frase não é da grande maioria, porque a grande maioria vê com a lente de seus dissabores, frustrações e medos o que muitas vezes deixa o indivíduo longe da visão real dos fatos.
              Por exemplo, quando se está apaixonado não se vê os defeitos da pessoa amada, e tudo ao redor fica diferente, mais atraente, mais bonito, como se tudo ficasse mais colorido. Quando se ama verdadeiramente, é possível ver os defeitos, mas o amor traz aceitação desses defeitos, esse sentimento faz a escolha de amar incondicionalmente. No primeiro caso, a paixão elimina do campo da visão os defeitos do outro, é um sentimento que cega completamente, porque a pessoa só consegue ver através da paixão. O mesmo se dá nas situações da vida que vemos conforme nossos inconstantes sentimentos. Por exemplo, se uma pessoa sofreu um afogamento numa praia em algum momento de sua vida ela não verá no mar beleza, para ela o mar será sempre ameaçador. Se uma pessoa sofre uma grande frustração no emprego, poderá achar que não será capaz de conseguir nenhum outro emprego ou que nenhum emprego serve para ele.
               Dessa maneira as pessoas vão colocando suas “lentes” sobre os fatos e vão deixando de viver os momentos de suas vidas com consciência mais próxima da realidade.
               Em Teresópolis, no mês em que ocorreu a forte chuva que quase destruiu aquela cidade, vi o depoimento de uma senhora, mãe de duas meninas, apresentando sua casa completamente destruída pelo deslizamento de terra e que, durante a entrevista, não apresentou pesar pelo ocorrido e ainda disse ao entrevistador o seguinte: “Eu não estou muito bem? Eu estou aqui viva e tenho a minha família comigo, eu estou muito bem!”. E falou isso com sinceridade e certa alegria em suas palavras.
               Certamente a maioria que assistiu essa entrevista disse ou pensou que aquela senhora só poderia estar louca, mas na realidade ela apresentou uma grande lição. Não se abalou com a circunstância e percebeu, sem a lente da dor e da perda de sua casa, o que realmente possuía valor em sua vida.
               Quantas vezes dramatizamos situações exagerando nas reações por causa de nossas “lentes”? Essas “lentes” vão sendo construídas ao longo de nosso crescimento, através das informações culturais, educacionais e ambientais que vão formando nossa maneira de ver e pensar o mundo.
                 Qual a “lente” que você está usando agora?
             Disseram para você que você só pode ser feliz se possuir alguma coisa cara ou valiosa? Ou que você pode ficar muito doente se pegar chuva? Ou que o trabalho é um sacrifício árduo? Disseram para você que passar embaixo de uma escada dá azar? Que se tudo na sua vida está dando errado pode ser “olho gordo” de alguém? Disseram para você que Deus castiga? Que se você nasceu pobre vai morrer pobre? Que se toda a família tem algum tipo de doença, você também vai ter, mesmo que até agora você não tenha sentido nada?
            Essas perguntas são apenas as “crenças” que foram incutidas por outras pessoas, sem mencionar as que você adquiriu com sua vivência cotidiana.
            Todos nós precisamos rever nossos conceitos... Todas essas “lentes” ou crenças são responsáveis por atrapalhar a realização dos nossos objetivos, de sermos quem somos e de ver as coisas como elas realmente são. Liberte-se e veja a felicidade a sua volta, seja feliz agora!

Você pode perceber que não está vendo as coisas como elas são, mas como acredita que deveriam ser. Tente mudar em você o que gostaria de mudar nos outros”.  Keith D. Harrell.
Alessandra França

SINTONIZE A ALEGRIA
(Publicado em 5/03/2011)




                Você é alegre? Você sabe o que é ser realmente alegre? Você acha que alegria é coisa de criança ou de gente boba?

                Para muitos, a alegria vem em decorrência de algo vivido ou adquirido, é momentânea e fugaz, nascendo de circunstâncias superficiais em suas vidas.

                O fato é que a alegria pura e verdadeira é um estado permanente do ser, algo que emerge e permanece na alma humana, não sendo um sentimento que surge em decorrência apenas de situações exteriores que, ocasionalmente, são passageiras.

                Muitos se alegram quando seu time é campeão, quando ganham algo que estavam desejando, quando encontram uma pessoa para se relacionar, ou em situações de festas populares ou particulares. O fato é que o time pode perder o jogo, as pessoas podem não ganhar o que estão desejando, ou o desejo pode mudar assim que satisfeito, o relacionamento pode acabar, e as festas também sempre acabam. Será que a alegria acaba junto com suas motivações? Se for assim, não estamos falando da alegria em seu sentido mais profundo e real. Pois, como disse Goeth “A alegria não está nas coisas: está em nós”.

                A alegria deve ser um estado da alma, independentemente, dos fatos bons ou ruins presentes em nossa vida, a alegria deve ser vivida internamente em nossa consciência. Deve-se viver a alegria interiormente, buscando fazer desse sentimento parte integrante da personalidade e uma constante manifestação.

Pesquisas mostram que pessoas realmente alegres em suas vidas conseguem superar suas dificuldades muito mais rapidamente do que as que não são. Pessoas alegres têm uma saúde melhor e são prósperas e estão sempre atraindo situações de prosperidade e realizações. Do contrário, pessoas tristes ou mal humoradas, adoecem com grande frequência e tendem a viver sozinhas, tendo em vista a sua dificuldade de relacionamento e amizade.

Devemos descobrir a alegria dentro de nós, pois enquanto se busca exteriormente, apenas se encontra decepção e insatisfação.

Deixo aqui uma boa dica para você caro amigo. Experimente fazer o seguinte: ao acordar olhe-se no espelho e sorria para você mesmo, mesmo que sua vida não esteja muito satisfatória naquele momento, apenas sorria para você mesmo e afirme com convicção que você é muito feliz e sortudo, e que é uma pessoa de muito sucesso em todas as áreas da sua vida. Acredite, pois coisas maravilhosas acontecem com esse singelo exercício diário. Experimente! Você já sorriu para você mesmo hoje?

                Um dos aspectos mais interessantes da alegria é ser altamente contagiosa. Quem nunca sorriu ao presenciar uma criança ou até mesmo um adulto gargalhando do fundo do coração? Quem é alegre contagia os ambientes por onde passa.

Aproveite este período de manifestação de muita alegria exterior e encontre a alegria interior, a alegria de ser você mesmo e permaneça o resto do ano com um verdadeiro carnaval de felicidades, realizações e sucessos em seu coração. Sócrates já dizia “A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época.” Seja sábio e seja constantemente alegre por ser quem você é, e não por ter algo, ou possuir algum status, pois tudo isto é apenas momentâneo e ilusório.

A prova mais clara de sabedoria é uma alegria constante.” Michel de Montaigne

Encontre a alegria de ser você mesmo, seja feliz e sorria, pois o sorriso ilumina e nos leva a conhecer Deus.

O tempo que passas a rir é o tempo que passas com os deuses.” Provérbio Chinês.

Um maravilhoso carnaval para você!


VOCÊ TEM MEDO DE VIVER?
 Publicado em 26/02/2011

                Medo é um dos sentimentos mais danosos na vida humana. O medo cria doenças, impede realizações e não permite o desenvolvimento.


                Ao observarmos as crianças em seu desenvolvimento, percebemos que elas não têm medo de nada, os pais e as pessoas que cuidam delas é que vão incutindo o medo aos poucos. Mas, quando há exageros, tudo fica catastrófico na vida dessa pessoa quando adulta.


                O medo é um sentimento natural de preservação da espécie. Quando nosso corpo percebe o perigo, nosso sistema de alarme é acionado e as reações programadas de fugir ou enfrentar disparam, provocando uma atitude natural de preservação da vida.


                Entretanto, em algumas pessoas, esse sistema de segurança ultrapassa os limites normais de preservação, provocando sérios transtornos. Mas, tudo começa com os exageros de cuidados e implantação do medo na infância. Uma mãe ou babá muito zelosa e medrosa, vão criar uma criança extremamente insegura e medrosa, que não conseguirá vivenciar suas experiências e descobertas de forma natural por causa do medo.


                Crianças que crescem ouvindo que tudo é muito perigoso, ou sobre o bicho papão, ou vendo noticiários e filmes sobre violência, terror ou doenças, irão desenvolver dificuldades em suas vidas.


               Mas o medo vai mais além do que esses bloqueios. O medo incutido numa criança cria um adulto sem confiança e auto sabotador de sua própria vida.


                Vemos adultos capazes, inteligentes, criativos, mas que diante de situações que mudariam completamente suas vidas, um novo emprego, por exemplo, vivem criando o que eu chamo de “plano B”, vivem dizendo “e se”, “mas se”, e muito embora, necessitem daquela nova oportunidade e queiram a mudança, não conseguem permiti-la por que têm medo do novo, do risco, começam a se achar inadequados, incapazes e então, começam a tecer argumentos para ficarem exatamente onde estão, no trabalho em que estão, no relacionamento em que estão mesmo insatisfeitos, começam a desenvolver ansiedade, irritação, quando na verdade custam a aceitar que só não efetivam seus ideais por causa do medo que lhe fora incutido na infância.


               O campo mental é algo muito interessante, às vezes o ser tem tudo para dar certo na vida, é preparado e faz tudo certo, mas o medo do novo, ou o medo do fracasso é o que o mantém numa sintonia contrária ao que realmente se deseja realizar. Ocorre o auto-sabotamento. Mas o que seria isso então?


                Imagine a situação. Uma pessoa muito preparada e muito competente que quer muito abrir um negócio. Tem o capital necessário e tem tudo a seu favor para efetivar seu intento. Mas, depois de algum tempo planejando e se empolgando com o projeto, começa a se perguntar “e se der errado”, “e se ninguém gostar”, “e se eu fracassar”, “e se for errado o que eu estou fazendo”. Esses são pensamentos típicos de auto-sabotadores, sabe qual a chance de que dê tudo errado? Total. Mesmo tendo tudo pronto e necessário para que seu ideal se concretize seus pensamentos e emoções estão agindo em contrário.


                Então, como fazer para que dê certo? Primeiro, deve-se alinhar o pensamento ao sentimento. Se há um planejamento, e possibilidades reais de realização não deixe que o bichinho do “e se” tome conta do seu sentimento.


                Deixe que o sentimento de alegria inunde completamente o momento. Deixe a realização do ideal, entrar em sintonia com o sentimento de alegria por poder estar realizando o mesmo. Não deixe que o pensamento se alinhe com o medo, pois tudo será desastroso, mas se houver a sintonia do pensamento (realização do ideal) com o sentimento de alegria (sim eu estou conseguindo, eu posso) tudo terá êxito com toda a certeza.


                “A alegria é um puro estado de graça que atingimos ao trazer conforto e alívio a outras pessoas. Fazer isso vai trazer felicidade à sua vida todos os dias.” Sylvia Browne


                A alegria é a ponte para a realização.


                Abraços cheio de alegria a todos!!
                                                                  Alessandra França


"ORAR SEM CESSAR"
Publicado em 12/02/2011



            Essa é uma questão que gera alguma confusão entre teólogos e religiosos ao redor do mundo. Para muitos, orar sem cessar é muitas vezes confundido com louvaminhas constantes e longas durante algum tempo que pode ser em dias ou momentos especiais ou não. Mas o fato é que devemos analisar bem essa instrução de Paulo no texto Bíblico.


            Orar é acima de tudo uma atividade do pensamento. Muitos acreditam que orar é falar alguma coisa, se fosse assim esse ensinamento de Paulo seria caótico para os religiosos, pois imaginem como seriam muitas pessoas “orando” (falando) ao mesmo tempo. Seria realmente uma loucura!

            Mas a oração é exclusivamente uma atividade da mente, cujo instrumento é o pensamento.


     Segundo pesquisas científicas no campo da mente, temos um fluxo de sessenta mil pensamentos por dia, e como sabemos que oitenta por cento de nossos problemas estão intimamente relacionados aos nossos pensamentos, eu te pergunto: Desses sessenta mil pensamentos diários, quantos são realmente úteis para a sua vida? Você consegue identifica-los? Você consegue ter consciência da qualidade dos seus pensamentos?


           Pense comigo. Temos sessenta mil pensamentos por dia, estamos pensando sem cessar, não é? E, se retirássemos aqueles pensamentos do dia-a-dia, “estou com fome”, “hoje vou comer pizza”, “tenho que pagar uma conta”, “porque ninguém me liga?”, “tenho que levantar para trabalhar”, etc..., o que sobra? Nossos pensamentos estão ligados quase sempre à satisfação de desejos e à frustração por não tê-los satisfeito. Mas, o que desses pensamentos são direcionados a você mesmo, sem referências exteriores (desejo de coisas, pessoas e situações)? Em que momento você tem pensamentos que te ponham direto num estado interior de bem estar e que lhe proporcionem alegria e confiança o suficiente para levar a sua vida de forma saudável e feliz?

            Algumas pessoas buscam esse estado e seguem para as religiões e descobrem o maravilhoso benefício da oração. Mas, depois de certo tempo, parece que tudo perde o efeito. E sabe por que isso acontece? Porque aqueles pensamentos de bem estar que ocorre no momento da oração é sufocado pelos pensamentos conflituosos da rotina diária. A pessoa ora, pela manhã e depois à noite, falando simplesmente qualquer oração de qualquer maneira, porque está muito cansada e precisa dormir. Ao terminar essa apressada “oração”, tenta dormir  e não consegue, pois começa a pensar no que deve realizar no dia seguinte. Esse é o dilema da maioria das pessoas atualmente. Sabe qual o resultado? Stress, transtornos de ansiedade, insônia, mau humor, insatisfação, pessimismo etc.


            O que fazer, então, para orar de maneira correta e sem cessar?

            A resposta é bem simples. Quando orarmos, devemos concentrar completamente a atenção no que estamos fazendo. Quando há a concentração, todos os mecanismos mentais, inclusive do subconsciente, se dirigem ao objeto da concentração, isso gera imediatamente uma situação de confiança, todo o seu corpo começa a responder instantaneamente aquele estímulo, e isso começa a gerar uma sensação agradável de bem estar. Quando você começa a sentir esse bem-estar, procure se manter em silêncio mental e deixe sua consciência totalmente concentrada no momento presente. Vivendo intensamente aquele instante, quanto mais conseguir se manter nesse estado, maior a chance de se beneficiar da oração no momento. Com a prática, você se tornará uma pessoa mais tranquila e concentrada, e esses momentos ocorrerão mais facilmente e extensiva, com o tempo, você perceberá os seus próprios pensamentos e conseguirá controla-los e repeli-los, quando necessário. Ao conseguir tomar consciência de poder decidir sobre o que pensar, isso automaticamente lhe trará um bem estar constante. Esse alinhamento de pensamento e emoção, irão gerar boas ações, ações que trarão mais bem estar, atrairão boas situações financeiras e relacionamentos saudáveis, além de proporcionar saúde, harmonia e felicidade.

            Orar sem cessar vai muito mais além do que apenas palavrórios decorados que condicionam o pensamento a ideia de que se cumpriu um dever religioso. Orar sem cessar é utilizar com consciência e sabedoria o poder dos pensamentos em benefício próprio e de todas as pessoas.
                                                                               Alessandra França






"QUANTO MAIS EU REZO MAIS ASSOMBRAÇÃO ME APARECE"
Publicado em 29/01/2011
                                                                                                  
                Quantas vezes você não ouviu ou não falou essa frase? Em alguns momentos, diante de grandes obstáculos que surgiram, quando parece que tudo está sempre difícil, que nada de bom está acontecendo e parece que tudo dá sempre errado, você para e analisa por um instante sua vida, suas atitudes e vê que tem feito tudo certo. E, então, você se pergunta: o que pode estar dando errado?
                  Para responder a essa pergunta, deveríamos entender o processo de “querer estar bem” e de “estar bem”.
Se eu “quero estar bem” eu estou afirmando para mim mesmo que, primeiramente, “eu não estou bem” por isso eu “desejo estar bem”. Quando eu desejo alguma coisa, eu estou, na verdade, focando a minha energia na falta. Portanto, desejar, além de trazer ansiedade, está informando ao seu subconsciente uma mensagem de sabotagem, uma mensagem de falta.
Às vezes você quer muito algo porque não está satisfeito, não está feliz, e isso cria e mantém um círculo vicioso imperceptível de falta ao seu redor, desta forma, se estabelece a carência não importando em que área da sua vida ela se manifeste. Mesmo que todas as atitudes sejam as melhores, que você seja uma pessoa boa e honesta, você só testemunha situações desagradáveis, só atrai pessoas erradas, seus relacionamentos são sempre confusos e conturbados, sua vida financeira é um caos e no seu trabalho, se o tiver, só ocorrem situações para se aborrecer.
Então, como mudar essa situação? A resposta para essa pergunta está dentro de você, dentro da sua consciência, quando você começa a compreender o processo do “estar bem”.
Você, no momento que está lendo esse texto, está realmente bem? Não pergunto com relação à saúde, pergunto com relação a você mesmo. Você se sente feliz agora? Se sente em paz agora? Está bem consigo mesmo agora? Pois a resposta positiva a essas perguntas é a chave para que as portas das realizações comecem a se abrir para você.
O “estar bem” e se alegrar por isso, deixa de lado o desejo, pois independe do que se queira ter, ou do que se tenha perdido, ou de qualquer relacionamento ou de qualquer fato externo a você, porque o “estar bem” com você mesmo, faz com que novas ideias surjam, novas oportunidades sejam percebidas, bons relacionamentos se estabeleçam, principalmente porque o “estar bem”, traz consigo um profundo sentimento de gratidão pela vida.
Imagine uma pessoa sempre queixosa ou deprimida. Certamente só atraíra problemas, pessoas não se agradarão em ficar com ela, apresentará sempre doenças, pois segundo estudos científicos, pessoas deprimidas têm seu sistema imunológico enfraquecido o que propicia uma maior incidência de gripes, viroses etc. Por fim, a essa pessoa, só restarão coisas para se queixar e se deprimir mais e mais.
O “querer estar bem” põe o foco da sua atenção na busca de coisas exteriores a você e o relaciona sempre com a falta, insatisfação e a carência de alguma coisa, pois, como disse Joel Goldsmith, “é impossível satisfazer completamente todas as necessidades humanas”, se referindo às necessidades materiais do ser humano. Porque “nem só de pão vive o homem”, pois sempre que uma dessas necessidades é satisfeita, surge outra em sequência para manter o sentimento de carência e isso vai mantendo o círculo vicioso de falta girando em sua vida.
Do contrário “estar bem” consigo mesmo sugere o sentimento de satisfação, de agradecimento e de abundância, o que provoca em você, não o sentimento de necessitar de algo, mas o sentimento de poder doar ao mundo o que se tem. Não há nada exteriormente que você queira, porque você já está plenamente satisfeito com o que você tem, não importando que seja muito ou pouco, pois esse sentimento afinado traz a você tudo o que necessita sem que haja esforço físico ou mental para isso.
Reflita sobre o seu “estar bem” e os seus sentimentos neste momento. Sintonize seus pensamentos e sentimentos nas coisas boas que você pode realizar, encontre o tesouro que está no seu coração “que o ladrão não rouba, nem os bichos corroem”.
                                                                                                       Alessandra França

Desapegar para Renovar
Publicado em 22/01/2011

                  Recebi este texto pela internet, de um autor desconhecido e compartilho com vocês agora.
                   A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas, para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!
                  Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso voo de renovação e para viver então mais trinta anos.
                 Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que só nos causam dor.  Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.
                 Renovar requer de nós, antes de tudo, desapego. Desapegar-se das crenças, dos medos, das manias, de objetos, de pessoas, de relações. Desapegar daquilo que sempre nos prendeu e que nos impulsionou a parecer o que queríamos ser, mas que na verdade, não nos permitiu sermos nós mesmos. Todo esse apego a coisas, sentimentos, situações e relações só nos escondeu mais e nos provocou mais sofrimento.
                 Quer alcançar novos resultados? Faça coisas diferentes. Abra sua mente e sua vida às coisas novas, aprenda coisas novas, se permita ver sob outro ponto de vista. Deixe métodos muito antigos que não lhe trouxeram bons resultados para trás e aprenda novos métodos, experimente-os e vislumbre um universo inteiro de possibilidades.
                  Você tem medo? De quê? Pense por um instante se você não tem medo de você mesmo. É só você mesmo que está se impedindo de ser quem você é, e alcançar seus objetivos.
                 Aquilo que você é, foi dado por Deus, aquilo que você se torna é oferecido a Deus”. Autor desconhecido
                 Acenda a sua luz, e seja o primeiro a se beneficiar dela. Pergunte-se: O que eu tenho feito por mim mesmo nos últimos anos, que me fez uma pessoa muito melhor? Não faça essa pergunta focando coisas materiais, não é esse o ponto focado nessa pergunta. Coisas materiais são ótimas, mas se degradam e perdem a graça depois de possuídas.
                 O que você realmente tem feito por você nos últimos meses, ou semanas, dias ou horas?
                 Você aprendeu algo novo que te trouxe mais autoconfiança ou esperança de mudanças?
                 Você traçou seus objetivos e trabalhou para alcança-los? O que você fez para alcança-los? Você ficou esperando que ele “caísse do céu”?
                 Reflita sobre o que você realmente tem feito por você mesmo. E seja honesto, não culpe ninguém e nenhuma situação, perceba que você mesmo tem provocado sua própria dificuldade.
                 Atenção desfocada, sensação de solidão, auto piedade, vitimização, medo, são alguns dos sentimentos mais densos e impeditivos em relação ao sucesso pessoal.
                 Não se pergunte “por que as coisas estão acontecendo assim?”, mas pergunte “o que é preciso fazer agora?” e “por que não faço?”.
                 Certamente descobrirá que faltou um pouco de disciplina, conhecimento, vontade, autoestima e confiança, dentro de você mesmo, pois, tudo começa e termina com você e sua consciência.
                 Lembre-se: “O Reino dos Céus está dentro de vós”. Jesus Cristo
                                                                                                                                Alessandra França



      A SABEDORIA DA ÁRVORE FRUTÍFERA
Publicado 18/12/2010

            Existem inúmeras espécies de árvores em nosso planeta, árvores grandes, pequenas, floridas, coloridas, multiformes e frutíferas. Não é comum as pessoas pararem para observar a beleza de uma árvore em seu momento sublime de frutificação, a menos que estejam com fome ou, utilizem seus frutos para comercialização.
            O momento máximo de uma árvore frutífera são suas flores. Pois, da sua floração resultam os frutos. Quanto mais intensa a floração, mais belos e perfeitos são os frutos. Quanto mais perfeita a expressão da planta em suas flores perfumadas com seus aromas levados pelos ventos, mais atrairá insetos que, através da polinização irão garantir a espécie e sua frutificação.
            Podemos comparar a vida humana, ou pelo menos o que deveria ser, com a vida de uma árvore frutífera. No momento em que o homem está na “flor da idade”, é o momento de maior beleza e impulso da sua vitalidade, é o momento de expressar sua maior capacidade em busca do sentido da vida, momento para praticar o que se aprendeu, momento para produzir e expressar o melhor de si mesmo, seja para atrair relacionamentos, seja para atrair grandes oportunidades de trabalho, seja para transformar o mundo.
            Na árvore, as melhores flores são selecionadas naturalmente pelos insetos, é o conhecido processo de seleção natural. As abelhas, por exemplo, escolhem as flores mais belas e mais perfeitas para extrair o néctar, isso garante uma maior quantidade e qualidade do mel (o motivo pelo qual fazem isso, ainda não foi descoberto). Das melhores flores nascem os melhores frutos, isso é fato!
            No homem, os dons mais belos atraem admiradores que também selecionam os talentos de que necessitam naquele momento. Escolhem os talentos que expressam o máximo de uma pessoa, mostrando a beleza e eficiência dentro do contexto social e ambiental em que estão inseridos. Muitos talentos que emergem da essência humana, são capazes de transformar o mundo beneficiando a todos. Por exemplo, o que seria da Física sem o talento genial de Einstein? O que seria da música clássica sem o dom sublime de Mozart? Foram pessoas que, certamente, deram o seu melhor e não o empregaram egoisticamente, mas o doaram, sem distinção nenhuma, apenas colocaram seus talentos natos a serviço da humanidade.
            A árvore frutífera dá o máximo de si mesma sempre. Seu ideal é produzir muitos frutos para servir a todos sem distinção e preconceito. Doa o melhor de seus frutos aos insetos, aos pássaros e aos humanos. Sem ansiar por nada em troca. Apenas expressam a sua própria natureza – dar frutos para beneficiar a todos.
            O homem que utiliza seus talentos para servir, oferecendo sempre o melhor de si mesmo em prol de todos, certamente melhora a condição da vida humana. Não se preocupa sobre o que vão achar as pessoas, se haverão críticas, se está agindo certo ou errado, apenas se ocupa em dar o melhor de si todos os dias, empregando os seus dons exatamente naquilo para que foram descobertos.
            Existem muitas pessoas que ainda que não descobriram seus dons e, portanto, ainda não estão frutificando, por isso sofrem ansiando por algo que ainda não sabem, e andam de um lado para o outro perdidas sem um direcionamento. Estão fora de sua finalidade aqui, não estão frutificando para servir, ainda não floresceram, ou se floresceram não perceberam e por isso não estão em harmonia consigo mesmas, sentem um grande vazio.
Não saber qual é o seu próprio dom, é não conhecer a própria finalidade do viver. Viver é servir, servir é viver e não provoca cansaço, depressão, nem ansiedade, apenas proporciona satisfação e felicidade. Se ainda não se descobriu o próprio talento é porque se está longe de si mesmo.                          
                                                                       Alessandra França



SER PENSANTE
Publicado 3/12/2010

             O que diferencia o homem do resto das espécies?
            O genoma encontrou grandes similaridades entre algumas espécies. Mas não definiu a “superioridade” humana em decorrência dos outros animais. Substancialmente todos têm a mesma composição química.
            Muitos filósofos e pensadores disseram que o que diferencia o homem das demais espécies é o ato de pensar, pois a capacidade de formular pensamentos é inerente apenas à espécie humana.
Algumas pessoas acreditam que os animais pensam e são inteligentes, muito embora não entendam que, muitas das suas reações, são inerentes ao instinto de preservação e sobrevivência da natureza animal, ou resultados do convívio de sua adaptação com os seres humanos.
Só o homem tem essa capacidade fascinante. A capacidade de análise, de síntese e de formulação de pensamentos.
Mas, o que vem a ser o pensamento ou o ato de pensar?
Descartes, antigo filósofo, disse o seguinte: “A essência do homem é pensar”.
Pensar é um mecanismo de percepção utilizado para interagir com o mundo. Ao perceber o mundo a sua volta o homem é estimulado a pensar, a tecer pensamentos na tentativa de entender e buscar sentido para o que vê.
Os pensamentos vão muito além da percepção. Pesquisas recentes no campo da física quântica comprovam que os pensamentos podem afetar externa (o ambiente) e internamente (o corpo). A natureza dos pensamentos pode determinar a saúde de um indivíduo. Quando os remédios e tratamentos médicos não surtem o efeito esperado, por exemplo, os médicos começam a procurar os motivos emocionais e mentais que expliquem tal fato. E, nesse ponto, entra em cena o entendimento das reais causas das aparentes doenças. Vê-se, por exemplo, que um indivíduo com câncer tem dificuldade para perdoar, que um paciente renal tem problemas com insegurança e que um hipertenso é muito ansioso e irritável.
O corpo é o reflexo do pensamento. Se há doença é porque o pensamento está desarmônico. E o que é o pensamento desarmônico? É um pensamento cujo padrão, por exemplo, é voltado para  a crítica excessiva, o negativismo e o descontrole, o que gera ansiedade, depressão, insegurança e baixa auto-estima, entre outros. Outro indício de pensamento desarmônico é a grande dificuldade de concentração que ocorre quando não se consegue pensar em um único assunto, ou colocar a atenção no momento presente.
Para os que praticam a meditação, hoje indicada por médicos por causa de seus numerosos efeitos benéficos, ocorre a tentativa de concentração em um único ponto ou pensamento, como também a tentativa de não emitir nenhum pensamento, silenciando a mente. Para alguns que já praticam a técnica da meditação, isso é tarefa fácil e muito agradável, mas para os que não praticam, apresentam muita dificuldade no início, mas acabam percebendo que o excesso de pensamentos descontrolados é o motivo real de seus desequilíbrios.
Segundo Lynn Mactagart, pesquisadora no campo da física quântica, “pensar é afetar” e, continua: “Quando alguém mantém o foco de um pensamento, pode estar alterando a própria estrutura molecular do objeto da intenção.” Isto quer dizer que se o indivíduo mantém o foco de seu pensamento em doenças, por exemplo, acaba adoecendo mais, por alterar o estado natural de suas células.
O homem não é vítima de doenças, sejam elas quais forem. O homem que, através da qualidade de seus próprios pensamentos, pode ter saúde ou doença.
Para sair desse vício mental de pensamentos descontrolados, deve-se buscar praticar, entre outras coisas, a meditação e a espontaneidade, se permitindo fazer, aprender e conhecer coisas novas. Por exemplo, andar por caminhos diferentes dos habituais, estar mais receptivo à vida, conhecendo novos lugares e, assim, mudar a percepção do mundo. Cada situação vem ou vai de acordo com a percepção e os conceitos que se cria diante dela. Se, ao ser percebida determinada situação, cria-se um conceito ruim ou desagradável, essa situação persistirá até que se mude o conceito, e sua percepção já não tenha mais influência sobre a situação em si. Por exemplo, quando uma criança vê um brinquedo e percebe que não o tem, essa percepção gera um conceito de falta e essa falta, a sensação de sofrimento, infelicidade. Enquanto ela acreditar que a falta do brinquedo é motivo de infelicidade ficará em sofrimento. Mas se os seus pais a satisfizerem prontamente, em pouco tempo ela deixará o brinquedo recebido de lado e mudará o foco para outro brinquedo, e sua vida será um constante processo de insatisfação e infelicidade. Entretanto, se os pais mostrarem que é possível viver feliz sem o brinquedo, encontrando prazer na brincadeira ou na companhia dos pais, por exemplo, ela poderá perceber outras situações tão ou mais prazerosas que aquele brinquedo. Sua atenção será desviada para um padrão de percepção mais benéfico ao seu equilíbrio e bem estar.
O importante é saber que o “ser” está estreitamente ligado ao “pensar” e que a simples compreensão do sentido da expressão – “ser pensante”, pode mudar substancialmente a percepção da vida.
“Quantas pessoas estão presas aos hábitos cotidianos: algumas insensíveis, assustadas, outras indiferentes? Para termos uma vida melhor, precisamos escolher sempre como vivemos.” Albert Einstein 
                                                                                               Alessandra França