O Campo

Existe um campo infinito, acessível e quase totalmente desconhecido. Vivemos submersos nele e podemos vislumbrá-lo na beleza de um ínfimo instante quando entendemos o dilema do "ser", e tudo passa a ter mais sentido, mais lógica e mais razão e significado.
Nosso portal de acesso a esse campo é a consciência. Não há como saber, entender, ver, conhecer sem consciência. Ela torna visível o invisível, torna ilimitado o que sempre se apresentou limitado. Abre nossa visão para vida com plenitude, beleza e maestria. Proporciona compreensão - que é a chave para o grande mistério do viver.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida...Eu sou a porta..." Trilhar por este Ser é desvendar a verdade e experimentar o real sentido da liberdade...
Seja bem vindo!


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Medicina Alternativa ou Integrativa?


Tenho visto, com certo assombro, o que o movimento da medicina alternativa tem provocado em meio à sociedade.
Sei que a medicina tradicional tem falhado, e muito, em sua atuação, principalmente, no que se refere à indústria do diagnóstico. Se não existe explicação, acabam criando doenças, até então desconhecidas. Mas, em contra-partida, o fato das pessoas procurarem uma "medicina alternativa" para o tão sonhado estado de boa saúde, tem gerado uma série de charlatanices que vêm atrapalhando o trabalho de profissionais sérios e comprometidos com o conhecimento e estudo de técnicas holísticas milenares.

Menciono aqueles "terapêutas", que fazem curso relâmpago e nem sequer têm a preocupação de estudar com maior atenção a técnica que se propõem a praticar. Esses "profissionais express" têm verdadeiramente atrapalhado o andamento natural de integração entre medicina convencional e a medicina alternativa (ou complementar, como muitos preferem chamar).
O ideal da medicina integrativa é unificar o conhecimento mais físico (o efeito) da medicina convencional, com a visão mais holística e, portanto, mais profunda e complexa (a causa) da medicina alternativa.

Esse ideal integrado e integrativo só beneficia seus usuários, trazendo uma vida mais plena de saúde, harmonia além de uma consciência mais integrada à sociedade, ao meio ambiente e ao universo.

O corpo não adoece sozinho! E o pensamento não é apenas energia em desequilíbrio!

O corpo é o pensamento refletido. Corpo e pensamento são uma unidade, integrada e completa. Não há como separará-los. O que o pensamento vê e analisa, o corpo sente. O que o corpo sente, o pensamento vê e analisa.

Acredito que as pesquisas científicas que têm sido realizadas no campo da medicina alternativa vem trazer grandes benefícios à humanidade. Não, para que os médicos venham a praticar técnicas alternativas em seus consultórios ou que venham a deixar de praticar a sua medicina, mas para que permitam o trabalho em conjunto com os profissionais da medicina alternativa, mas aceitando que seus pacientes tenham direito de escolher e adotar as técnicas alternativas evitando, por exemplo, o uso excessivo de tantos medicamentos.

Nessa integração, com responsabilidade, comprometimento e envolvimento, todos poderão usufruir de uma verdadeira medicina passada a limpo e muito mais eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário