
Foi constatado em pesquisa realizada junto às pessoas mais bem sucedidas do mundo que, ao desenvolverem seus negócios e carreiras, não pensaram em nenhum momento em fracasso ou obstáculo. Fato curioso, pois para muitos é necessário pesar prós e contras, analisar muito para, finalmente, abrir um negócio. Mas o fato é que, nestes casos, noventa e nove por cento dos negócios muito planejados e analisados fecharam ou faliram num prazo de dois anos.
O que ocorre então? Sorte? Dom? Favorecimento do mercado?
Não, as pessoas de sucesso enxergam com muita clareza os seus sonhos e objetivos e vivem emocionalmente a sua realização no momento presente. Fazem com que a emoção de já ter atingido seu objetivo seja tão real que parecem estar sonhando acordados. E depois de praticarem esse "exercício mental", são conduzidos a pessoas, situações e oportunidades de forma natural, e tudo isso leva ao resultado final (ou diria inicial do sonho) - a realização do objetivo.
Mas, por que isso ocorre?
Transcrevo aqui palavras de uma entrevista com Gregg Braden, executivo de sucesso que se dedica atualmente à pesquisa no campo da Física Quântica e Espiritualidade ensinada por povos e filósofos mais antigos. Neste trecho da entrevista, ele explica sobre o Campo de Ponto Zero, uma campo de energia que está na base de toda a existência física:
"
Também sabemos que possuímos a capacidade de 'falar' numa linguagem que ressoa nesse campo, uma linguagem não verbal de sentimentos e de crenças dos nossos corações. quando fazemos isto, produzimos cura física no interior das nossas células. A chave é sentir os sentimentos de uma forma bastante exigente, como se o resultado do desejo dos nossos corações já tivesse acontecido. Isto coloca em ação uma resposta no interior dos nossos corpos em que a química corresponde ao sentimento.""Da mesma forma, quando nós produzimos os sentimentos corretos como se a nossa carreira já fosse de grande sucesso, os nossos relacionamentos e as nossas parcerias passam a ser as ideais, e nós passamos a ter no nosso caminho as pessoas certas que nos ajudarão a atingir os nossos objetivos da melhor forma possível. Isto põe em ação um mecanismo nesse campo que permite que os nossos desejos se tornem realidade".Esse mesmo princípio pode ser aplicado aos relacionamentos, à cura e à paz entre as nações. Se queremos atingir os resultados, devemos sentir com profundidade e realidade a emoção que corresponde ao resultado plenamente realizado, ao invés de pensar no resultado de uma forma sistemática como se estivesse desenhando o passo-a-passo até chegar ao resultado. Este método sitemático é o método utilizado no mundo físico onde é necessário juntar elementos e dar uma sequência para construção daquilo a que nos propusermos. Entretanto, isso não ocorre no mundo quântico do pensamento, emoção e crença. "
De fato, o que se passa é o oposto; temos que identificar clara e conscisamente qual é o resultado, porque o universo não consegue acertar num alvo em movimento", diz Gregg.
Ver, primeiramente, os objetivos com clareza é um verdadeiro desafio hoje em dia, ninguém sabe bem o que quer, por isso tudo parece sempre estar escapando das mãos e provocando ansiedade epidêmica. Todos querem felicidade e sucesso, mas não definem "em que", nem "onde", nem "como". Neste ponto, a assessoria de um Coach é de grande utilidade. Quando não há meta definida não há foco, não há direção reta a percorrer, as trajetórias ficam difusas, os resultados são insatisfatórios, prevalece o desânimo, a carência e a desmotivação com a vida. Não seria esse o grande mal entre jovens e adultos frustrados da atualidade?
Alessandra França
Texto publicado no jornal COMPLETO de 30 de abril de 2011.