O Campo

Existe um campo infinito, acessível e quase totalmente desconhecido. Vivemos submersos nele e podemos vislumbrá-lo na beleza de um ínfimo instante quando entendemos o dilema do "ser", e tudo passa a ter mais sentido, mais lógica e mais razão e significado.
Nosso portal de acesso a esse campo é a consciência. Não há como saber, entender, ver, conhecer sem consciência. Ela torna visível o invisível, torna ilimitado o que sempre se apresentou limitado. Abre nossa visão para vida com plenitude, beleza e maestria. Proporciona compreensão - que é a chave para o grande mistério do viver.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida...Eu sou a porta..." Trilhar por este Ser é desvendar a verdade e experimentar o real sentido da liberdade...
Seja bem vindo!


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

HOLISMO - TODO O SER


"Holos" é uma palavra grega que significa todo ou tudo. Assim, podemos dizer que holismo supõe uma totalidade, ou seja, uma visão mais completa e totalitária de alguma coisa.


Na visão holística do ser, o homem é observado em todo o contexto de sua vida, suas crenças, seu ambiente familiar, suas relações sociais, seus hábitos, costumes e sua interação com a natureza.


O homem vive em harmonia e interdependência com a natureza. O homem é um ser completo e não, apenas, qualquer uma das partes de seu corpo. Ele não é um braço doente, uma perna defeituosa ou um fígado com mau funcionamento. Seu ser toma forma somente diante de sua totalidade, pois nada em seu corpo ou mente tem função isolada do todo. Seus pensamentos e atos podem mudar ou influenciar positiva ou negativamente toda uma geração e o meio ambiente em que vive. A natureza é o exemplo mais visível da resposta às ideias e atitudes do homem. Um rio não é somente um rio, sua saúde interfere na saúde de todos que vivem de suas águas. Na natureza tudo está em constante inter-relacionamento.


John Donne, poeta e metafísico inglês do século XVII, escreveu o seguinte em seu poema Meditation VII, "Nenhum homem é uma ilha, completa em si... a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade..."


Essa ideia de John Donne, retrata o pensamento holístico já naquela época. Não há nada que aconteça há algum homem, ou rio ou árvore que não venha a afetar o conjunto todo em algum momento da hisória da vida natural.


Os princípios do holismo sempre estiveram presentes em várias áreas do conhecimento humano. Na psicologia, na filosofia e, nos últimos anos mais explicitamente, na ecologia, onde o movimento em prol do meio ambiente trouxe uma maior sensibilização das pessoas quanto à importância da preservação e conscientização da interdependência em relação ao meio ambiente e todos os seres e plantas presentes na natureza.


Muito timidamente os princípios holísticos têm sido empregados na saúde, onde o reducionismo científico, de observação da parte para o entendimento do todo, foi útil no conhecimento anatômico e fisiológico, insufiente no estabelecimento da harmonia do ser como um todo. Essa insuficiência impulsionou a medicina atual a voltar seu olhar aos princípios holísticos em busca de um trabalho mais comprometido e eficaz na saúde.


Outra característica importante do holismo é o resgate, no ser humano, da dimensão ética em seu sentido mais íntimo. Faz emergir um maior compromisso do homem em relação à humanidade em um âmbito mais amplo e menos individual. Faz nascer um sentido mais consciente e responsável em relação à preservação da natureza como sendo o lar de todos. Traz a manifestação mais harmônica da saúde como um reflexo de bons pensamentos, boas ações e relações amistosas.


Dentro de pouco tempo o homem descobrirá que não há como manter o pensamento individualista. Verá que suas atitudes refletem em tudo a sua volta e que nada pode ser considerado isoladamente. Ter uma atitude isolada e egoísta significa se manter imerso em ilusão, pois a natureza é a casa de todos, brancos, negros, pobres, ricos, cultos e incultos, santos e pecadores e que, por exemplo, o lixo produzido por um, afeta a todos inclusive a quem o produziu, o desperdício exercido por um, afeta a todos sem distinção nenhuma.


Albert Einstein, gênio e ser humano! Disse o seguinte: "Um ser humano é parte de um todo, chamado por nós de 'universo' uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele tem a experiência de si mesmo, de seus pensamentos e sentimentos como algo separado do resto - uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência."


Não dá mais para viver como se o problema não fosse nosso. O holismo ressurge no pensamento humano para fazer renascer o que há de melhor em "ser humano", o viver em harmonia com a coletividade e o respeito mútuo, não só pelos semelhantes, mas também por todo esse cenário esplêndido que serve de palco há milênios para o show da vida.


Texto publicado no Jornal Completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário