O Campo

Existe um campo infinito, acessível e quase totalmente desconhecido. Vivemos submersos nele e podemos vislumbrá-lo na beleza de um ínfimo instante quando entendemos o dilema do "ser", e tudo passa a ter mais sentido, mais lógica e mais razão e significado.
Nosso portal de acesso a esse campo é a consciência. Não há como saber, entender, ver, conhecer sem consciência. Ela torna visível o invisível, torna ilimitado o que sempre se apresentou limitado. Abre nossa visão para vida com plenitude, beleza e maestria. Proporciona compreensão - que é a chave para o grande mistério do viver.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida...Eu sou a porta..." Trilhar por este Ser é desvendar a verdade e experimentar o real sentido da liberdade...
Seja bem vindo!


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DESAPEGAR PARA RENOVAR

Recebi este texto pela internet, de um autor desconhecido e compartilho com vocês agora.

"A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas, para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!

Então a água só tem duas alternativas: morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinqüenta dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso voo de renovação e para viver então mais trinta anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, constumes e velhos hábitos que só nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz".

Renovar requer de nós, antes de tudo, desapego. Desapegar-se das crenças, dos medos, das manias, de objetos, de pessoas, de relações. Desapegar daquilo que sempre nos prendeu e que nos impulsionou a parecer o que queríamos ser, mas que, na verdade, não nos permitiu sermos nós mesmos. Todo esse apego a coisas, sentimentos, situações e relações só nos escondeu mais e nos provocou mais sofrimento.

Quer alcançar novos resultados? Faça coisas diferentes. Abra sua mente e sua vida às coisas novas, aprenda coisas novas, se permita ver sob outro ponto de vista. Deixe métodos muito antigos que não lhe trouxeram bons resultados para trás e aprenda novos métodos, experimente-os e vislumbre um universo inteiro de possiblidades.

Você tem medo? De quê? Pense por um instante se você não tem medo de você mesmo. É só você mesmo que está se impedindo de ser quem você é, e alcançar seus objetivos.

"Aquilo que você é, foi dado por Deus, aquilo que você se torna é oferecido a Deus". Autor desconhecido.

Acenda a sua luz, e seja o primeiro a se beneficiar dela. Pergunte-se: O que eu tenho feito por mim mesmo nos últimos anos que me fez uma pessoa muita melhor? Não faça essa pergunta focando coisas materiais, não é esse o ponto focado nessa pergunta. Coisas materiais são ótimas, mas se degradam e perdem a graça depois de possuídas.

O que você realmente tem feito por você nos últimos meses, ou semanas, dias ou horas?

Você aprendeu algo novo que te trouxe mais autoconfiança ou esperança de mudanças?

Você traçou seus objetivos e trabalhou para alcança-los? O que você fez para alcança-los? Você ficou esperando que ele "caísse do céu"?

Reflita sobre o que você realmente tem feito por você mesmo. E seja honesto não culpe ninguém e nenhuma situação, perceba que você mesmo tem provocado suas própria dificuldade.

Atenção desfocada, sensação de solidão, auto piedade, vitimização, medo, são alguns dos sentimentos mais densos e impeditivos em relação ao sucesso pessoal.

Não se pergunte "por quê as coisa estão acontecendo assim?", mas pergunte "o que é preciso fazer agora?" e "por quê eu não faço?".

Certamente descobrirá que faltou um pouco de disciplina, conhecimento, vontade, autoestima e confiança dentro de você mesmo, pois tudo começa e termina com você e sua consciência.

Lembre-se: "O Reino dos Céus está dentro de vós". Jesus Cristo.
Alessandra França
Texto publicado no Jornal Completo

domingo, 23 de janeiro de 2011

TRATAMENTO À DISTÂNCIA - SEU AMOR PODE AFETAR


O Tratamento à distância funciona? E, se funciona, como acontece?

Essa também foi a pergunta de cientistas que realizam pesquisas no campo da consciência e do pensamento.

O primeiro ponto é que no mundo quântico não há espaço ou tempo, há apenas energia.

Com a descoberta do Campo (o espaço aparentemente vazio entre os elétrons e o núcleo do átomo, mas que, na verdade, é uma fonte inesgotável e imensurável de energia), os cientistas perceberam que ele estava presente não só no átomo, mas também em todo o espaço existente no universo. O Campo preenche o espaço onde tudo o que existe está manifesto. Imagine, por exemplo, o espaço que existe entre os planetas, as estrelas, as galáxias, eu e você, tudo parece cheio de vazio, não é? Foi o que os cientistas pensaram também, por isso, num primeiro momento, ignoraram sua importância porque acreditavam se tratar do "nada", do "vazio" e se limitaram ao estudo da matéria, focando totalmente suas pesquisas no núcleo do átomo e suas propriedades.

Entretanto, ao se depararem com o Campo, descobriram uma fonte inesgotável de energia. Para se ter uma ideia, "um único metro cúbico é suficiente para ferver todos os oceanos do mundo", explicou Richard Feyman, Físico, ilustrando a magnitude da energia do Campo.

O fato é que tudo está presente no Campo e o Campo está presente em tudo e em toda a parte. É como se o Campo fosse o cenário, o idealizador, o diretor, os personagens, o produtor e o patrocinador de tudo. Algo muito semelhante ao entendimento teologista das características divinas da Onipresença, Onisciência e Onipotência. Não seria absurdo nenhum refletir um pouco sobre as palavras de Paulo em Atos dos Apóstolos 17:28 quando disse:"n'Ele vivemos, nos movemos e existimos".

Nas pesquisas sobre o Campo, verificou-se que tudo é uma unidade. No Campo não existe tempo, nem espaço, nem começo, nem fim e tudo está íntima e inteiramente interrelacionado. E ainda possui uma característica importante, ele vibra e, suas vibrações, determinam o "aparecimento" ou manifestação de formas variadas de energia que podemos chamar de matéria, em seus diversos estados diferentes de percepção. E, essas formas variadas de energia, estão em constante "comunicação" com o próprio Campo, como por exemplo, as ondas sonoras, as ondas de rádio, os campos eletromagnéticos, os raios solares, o raio-X etc., tudo passeia pelo Campo.

A partir desse ponto, a dúvida dos pesquisadores era saber se era possível interagir conscientemente com o Campo, como isso era possível e qual era o alcance dessa possibilidade.

Começaram a observar que o pensamento afetava e também era afetado pelo Campo, ou seja, ele também passeava no mesmo, semelhantemente aos raios solares e as ondas sonoras, por exemplo, e ainda observaram que seu alcance poderia ser considerado ilimitado. Perceberam que o poder de influência do pensamento e o Campo não era subjetivo apenas, mas real, pois poderia se mensurado.

Então iniciaram fazendo pesquisas do poder de influência do pensamento em objetos. Realizaram testes com crianças, pendurando chaves no teto e mantedo-as distantes, há três metros exatamente, para que não as tocassem. Em cada chave foi colocado um detector de tensão, que registrava qualquer mudança ocorrida nas chaves. A ordem era que as crianças tentassem entortar as chaves penduradas. Durante o experimento, algumas chaves balançavam e outras se quebraram, ocorrendo ainda, registros de picos repentinos de voltagem, o que significava que as crianças estavam realmente afetando as chaves.

Segundo os cientistas, toda influência mental produz efeitos mensuráveis, seja qual for a distãncia do influenciador e o objeto, e seja qual for o ponto no tempo que que a intenção foi gerada, conforme relata Lynn Mactaggart, autora do Livro O Experimento da Intenção. Ela ainda declara: "O poder do pensamento transcende o tempo e o espaço".

Todos esses experimentos têm contribuído com evidências de que nosso mundo é altamente maleável, suscetível a constante influência sutil (pensamentos, por exemplo). As coisas vivas transmitem e recebem constantemente energia mensurável. E nesses novos modelos científicos de influência e afetação, a consciência é considerada uma entidade capaz de ultrapassar todos os limites físicos descritos até o momento.

A intenção parece ser algo semelhante a uma antena, que provoca nas antenas de outras coisas no universo uma ressonância na mesma frequência. Afirma Lynn.

Os experimentos com pensamento consciente continuaram a ser realizados, desta vez na área da cura. Utilizaram curadores que realizavam tratamentos com intenção de cura à distância. Neste experimento escolheram mestres de Chi Kung que realizavam essa modalidade de atendimento.

Quando direcionamos a intenção consciente a uma determinada pessoa ou situação, é gerado um grande pulso de energia. Para se ter uma ideia, uma pessoa que está dormindo produz energia eletroestática de 10 - 15 milivolts, numa atividade com intenção de cura uma pessoa produz picos de até 190 volts, ou seja, 100 mil vezes mais altos que o normal. Os pesquisadores chegaram à seguinte conclusão: "a intenção de cura cria ondas de luz, e uma das mais organizadas ondas de luz presentes na natureza."

Isso nos dá explicações mais coerentes de como e porque as orações e emissões de energia com intenção de cura direcionada funcionam. O Campo é afetado pela intenção e vibra manifestando o resultado no objeto da intenção. É como se fosse uma onda provocada por uma pedra atirada num lago. A pedra é a intenção, as ondas são a vibração, e essas ondas alcançam longas distâncias, mas tudo ocorre no lago.

Devemos refletir sobre a qualidade de nossos pensamentos, lembrando que estamos afetando e podemos ser afetados, Se você não consegue sozinho e busca ajuda, aprenda a ficar receptivo, esvazie-se e experimente o silêncio, até que um sentimento de paz invada seu coração.

Temos de exercer o domínio pela observação e nos sintonizarmos com os mais elevados sentimentos que pudermos alcançar. Lembre-se: O SEU AMOR PODE AFETAR.

"Uma vez construído, o pensamento irradia como a luz de uma estrela, afetando o que houver em seu caminho." Lynn McTaggart.

(Para saber mais leia: O Campo e O Experimento da Intenção, de Lynn McTaggart, Ed. Rocco.)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

HOLISMO - TODO O SER


"Holos" é uma palavra grega que significa todo ou tudo. Assim, podemos dizer que holismo supõe uma totalidade, ou seja, uma visão mais completa e totalitária de alguma coisa.


Na visão holística do ser, o homem é observado em todo o contexto de sua vida, suas crenças, seu ambiente familiar, suas relações sociais, seus hábitos, costumes e sua interação com a natureza.


O homem vive em harmonia e interdependência com a natureza. O homem é um ser completo e não, apenas, qualquer uma das partes de seu corpo. Ele não é um braço doente, uma perna defeituosa ou um fígado com mau funcionamento. Seu ser toma forma somente diante de sua totalidade, pois nada em seu corpo ou mente tem função isolada do todo. Seus pensamentos e atos podem mudar ou influenciar positiva ou negativamente toda uma geração e o meio ambiente em que vive. A natureza é o exemplo mais visível da resposta às ideias e atitudes do homem. Um rio não é somente um rio, sua saúde interfere na saúde de todos que vivem de suas águas. Na natureza tudo está em constante inter-relacionamento.


John Donne, poeta e metafísico inglês do século XVII, escreveu o seguinte em seu poema Meditation VII, "Nenhum homem é uma ilha, completa em si... a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade..."


Essa ideia de John Donne, retrata o pensamento holístico já naquela época. Não há nada que aconteça há algum homem, ou rio ou árvore que não venha a afetar o conjunto todo em algum momento da hisória da vida natural.


Os princípios do holismo sempre estiveram presentes em várias áreas do conhecimento humano. Na psicologia, na filosofia e, nos últimos anos mais explicitamente, na ecologia, onde o movimento em prol do meio ambiente trouxe uma maior sensibilização das pessoas quanto à importância da preservação e conscientização da interdependência em relação ao meio ambiente e todos os seres e plantas presentes na natureza.


Muito timidamente os princípios holísticos têm sido empregados na saúde, onde o reducionismo científico, de observação da parte para o entendimento do todo, foi útil no conhecimento anatômico e fisiológico, insufiente no estabelecimento da harmonia do ser como um todo. Essa insuficiência impulsionou a medicina atual a voltar seu olhar aos princípios holísticos em busca de um trabalho mais comprometido e eficaz na saúde.


Outra característica importante do holismo é o resgate, no ser humano, da dimensão ética em seu sentido mais íntimo. Faz emergir um maior compromisso do homem em relação à humanidade em um âmbito mais amplo e menos individual. Faz nascer um sentido mais consciente e responsável em relação à preservação da natureza como sendo o lar de todos. Traz a manifestação mais harmônica da saúde como um reflexo de bons pensamentos, boas ações e relações amistosas.


Dentro de pouco tempo o homem descobrirá que não há como manter o pensamento individualista. Verá que suas atitudes refletem em tudo a sua volta e que nada pode ser considerado isoladamente. Ter uma atitude isolada e egoísta significa se manter imerso em ilusão, pois a natureza é a casa de todos, brancos, negros, pobres, ricos, cultos e incultos, santos e pecadores e que, por exemplo, o lixo produzido por um, afeta a todos inclusive a quem o produziu, o desperdício exercido por um, afeta a todos sem distinção nenhuma.


Albert Einstein, gênio e ser humano! Disse o seguinte: "Um ser humano é parte de um todo, chamado por nós de 'universo' uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele tem a experiência de si mesmo, de seus pensamentos e sentimentos como algo separado do resto - uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência."


Não dá mais para viver como se o problema não fosse nosso. O holismo ressurge no pensamento humano para fazer renascer o que há de melhor em "ser humano", o viver em harmonia com a coletividade e o respeito mútuo, não só pelos semelhantes, mas também por todo esse cenário esplêndido que serve de palco há milênios para o show da vida.


Texto publicado no Jornal Completo

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Sabedoria da Árvore Frutífera


Existem inúmeras espécies de árvores em nosso planeta, árvores grandes, pequenas, floridas, coloridas, multiformes e frutíferas. Não é comum as pessoas pararem para observar a beleza de uma árvore em seu momento sublime de frutificação, a menos que estejam com fome ou, utilizem seus frutos para comercialização.

O momento máximo de uma árvore frutífera são suas flores. Pois, da sua floração resultam os frutos. Quanto mais intensa a floração, mais belos e perfeitos são os frutos. Quanto mais perfeita a expressão da planta em suas flores perfumadas com seus aromas levados pelos ventos, mais atrairá insetos que, através da polinização irão garantir a espécie e sua frutificação.

Podemos comparar a vida humana, ou pelo menos o que deveria ser, com a vida de uma árvore frutífera. No momento em que o homem está na "flor da idade", é o momento de maior beleza e impulso da sua vitalidade, é o momento de expressar sua maior capacidade em busca do sentido da vida, momento para praticar o que se aprendeu, momento para produzir e expressr o melhor de si mesmo, seja para atrair relacionamentos, seja para atrair grandes oportunidades, seja para transformar o mundo.

Na árvore, as melhores flores são selecionas naturalmente pelos insetos, é o conhecido processo de seleção natural. As abelhas, por exemplo, escolhem as flores mais belas e mais perfeitas para extrair o néctar, isso garante uma maior quantidade e qualidade do mel (o motivo pelo qual fazem isso, ainda não foi descoberto). Das melhores flores nascem os melhores frutos, isso é fato!

No homem, os dons mais belos atraem admiradores que também selecionam os talentos de que necessitam naquele momento. escolhem os talentos que expressam o máximo de uma pessoa, monstrando a beleza e eficiência dentro do contexto social e ambiental em que estão inseridos. Muitos talentos que emergem da essência humana, são capazes de transformr o mundo beneficiando a todos. Por exemplo, o que seria da Física sem o talento genial de Einstein? O que seria da música clássica sem o dom sublime de Mozart? Foram pessoas que, certamente, deram o seu melhor e não o empregaram egoisticamente, mas o doaram, sem distinção nenhuma, apenas colocaram seus talentos natos a serviço da humanidade.

A árvore frutífera dá o máximo de si mesma sempre. Seu ideal é produzir muitos frutos para servir a todos sem distinção e preconceito. Doa o melhor de seus frutos aos insetos, aos pássaros e aos humanos. Sem ansiar por nada em troca. Apenas expressam a sua própria natureza - dar frutos para beneficiar a todos.

O homem que utiliza seus talentos para servir, oferencendo sempre o melhor de si mesmo em prol de todos, certamente melhora a condição da vida humana. Não se preocupa sobre o que estão pensando as pessoas, se haverão críticas, se está agindo certo ou errado, apenas se ocupa em dar o melhor de si todos os dia, empregando os seus dons exatamente naquilo para que foram descobertos.

Existem muitos que ainda não descobriram os seus dons e, portanto, ainda não estão frutificando, e por isso sofrem ansiando por algo que ainda não sabem, e andam de um lado para o outro perdidas sem um direcionamento. Estão fora de sua finalidade aqui, não estão frutificando para servir, ainda não floresceram, ou se floresceram não perceberam e, por isso, não estão em harmonia consigo mesmas, sentem um grande vazio.

Não saber qual é o seu próprio dom, é não conhecer a própria finalidade do viver. Viver é servir, servir é viver não provoca cansaço, depressão, nem ansiedade, apenas proporciona satisfação e felicidade. Se ainda não se descobriu o próprio talento é porque se está longe de si mesmo.
Alessandra França
Texto publicado no Jornal Completo.